CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

3 285 - O blogue Cavaleiros do Norte na Televisão Pública de Angola

Cavaleiros do Norte em Salvaterra de Magos: os furriéis milicianos José Manuel 
Costa e CJ Viegas, a amazona Viegas e o alferes miliciano Domingos Carvalho de Sousa


A imagem do blogue Cavaleiros do Norte
que, anteontem à noite, passou na Televisão
Pública de Angola (TPA)
A Televisão Pública de Angola (TPA) mostrou na noite de anteontem, uma imagem do blogue Cavaleiros do Norte (a que aqui se reproduz), no decorrer de um dos programas comemorativos dos 40 anos da independência daquele país africano e irmão. Registamos o facto, com prazer. Nela se vêem o furriel miliciano Manuel Machado e o alferes miliciano António Albano Cruz, entre outros Cavaleiros do Norte.
Há 41 anos, no Quitexe, reuniu a Comissão Local de Contra-Subversão, mais uma vez. Em Luanda, eram esperadas uma comissão zairense, presidida por Bula Batumba (conselheiro do presidente Mobutu) e outra da FNLA (liderada por Hendrick Vaal Neto), para conversações com a Junta Governativa presidida por Rosa Coutinho, sobre «a descolonização e a independência de Angola e, em particular, sobre o Governo de Transição, que englobará representantes dos movimentos de libertação e outras facções políticas», como notava o Diário de Lisboa desse dia,
Entretanto, e ainda segundo o DL, «notícias recebidas de diversas frentes confirmam a efectiva cessação das hostilidades decretadas pela FNLA, desde 15 de Outubro». Deste modo, acrescentava o DL, «na prática, a guerra acabou em Angola, pois a UNITA cessou as as hostilidades a 14 de Julho e o MPLA também abandonou as acções militares».
Notícia sobre a iminência do ataque
aéreo da FNLA a Luanda, No Diário de Lisboa
de 16 de Outubro de 1975
Bem piores estava as coisas, um ano depois,  os boatos que circulavam na capital angolana apontavam para o iminente ataque da FNLA a  Luanda, com apoio aéreo. As forças do movimento de Holden Roberto apoiavam-se na base do Negage, que as NT tinham abandonado a 4 de Agosto - quando os Cavaleiros do Norte saíram de Carmona. Os aviões Skymaster estariam a transportar material de guerra para a FNLA e era dada como certa a presença de caças-bombardeiros Mirage.
O objectivo, aparentemente, era «fazer avançar, a partir do Caxito, as forças da FNLA que ali se encontram numa situação de impasse há mais de um mês».
- Ver notícia do DL, AQUI
 - A foto editada pela Televisão Pública 
de Angola (TPA), AQUI



Sem comentários:

Enviar um comentário