CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 15 de junho de 2016

3 428 - A primeira reunião de Comandos do BCAV. 8423

Os capitães Manuel Leal (médico) e Acácio Luz, ambos na casa dos 88 anos, 
à conversa no encontro CCS de Custóias e Maia. À esquerda, Abílio Duarte 
e Delfim Serra (de costas). À direita, a Amazona de Afonso Henriques


Viegas (no primeiro serviço de ordem, 
em Angola) e Rocha, ambos na primeira 
fotografia do Quitexe. À porta do bar 
e messe de Sargentos, há 42 anos! 
A 15 de Junho de 1974, há precisamente 42 anos e já com «a responsabilidade operacional da ZA», assumida na véspera, o Batalhão de Cavalaria 8423 teve a sua «primeira reunião de Comandos, com a presença dos comandantes de todas as CCAV. e CCAÇ. do Subsector»
O Livro da Unidade recorda que «além de uma troca de impressões entre todos os comandos e o dar a conhecer das linhas directrizes da actividade futura, foi procurado encontrar uma melhor solução para o dispositivo do BCAV., de modo a que permitisse um maior aproveitamento de todas as suas forças»
Era sábado e desde a véspera que, rodando a responsabilidade operacional do BCAÇ. 4211, os Cavaleiros do Norte estavam entregues a si mesmos, numa terra desconhecida, de cheiros novos e perigos iminentes, em vésperas de, muitos deles (os atiradores), irem calcorrear os trilhos e galgar as picadas e as matas que, desde 1961, tantos lutos tinham semeado entre as NT, numa zona onde, recorda o Livro da Unidade, «estavam sediados vários «quartéis» IN (...) sobre os quais estava orientada a actividade».
Estava o BCAV. 8423 em zona 100% operacional, onde todos os conhecimentos técnicos, a capacidade física e psicológica dos seus combatentes, os seus medos e a sua coragem iriam ser «examinados» no terreno, postos à prova e sem quaisquer possibilidade de recuo.
Ordem de Serviço nº. 54, de 4 de Março
de 1974, do RC4. Clicar na imagem,
para a ampliar
Hoje, recordamos a chegada de mais 9 (então futuros) Cavaleiros do Norte ao RC4, «vindos da EPC, por terem sido nomeados para servir no ultramar», segundo a Ordem de Serviço nº. 54, de 6 de Março de 1974. Os seguintes, nas respectivas companhias e chegados a 4 desse Março de 1974:
- CCS: Victor Manuel Nogueira Florindo, 1º. cabo enfermeiro, do Cartaxo.
- 1ª. CCAV.: Adérito dos Santos Reis Barros, soldado cozinheiro, de Sobreira, freguesia do Canidelo, em Murça.
- 2ª. CCAV., ambos condutores: Eduardo Pedro Tomé, de Alvarinhos, em S. João das Lamas, Sintra; e José dos Santos Barbosa.
- 3ª. CCAV., todos soldados condutores: Domingos Meira Rodrigues Ferreira, de Cova, na Meadela, em Viana do Castelo; Manuel Reis da Rocha, de Arneiros de Fora, Maiorca, na Figueira da Foz; Henrique Ferreira Ramos, dos Silveirinhos, em S. Pedro da Cova, Gondomar; Victor Manuel Gouveia Jacinto, de Fazendas de Almeirim; e Manuel Augusto Marques Mendes, da Comarca de Cima, em Avelar.

Sem comentários:

Enviar um comentário