CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 17 de junho de 2016

3 430 - Cavaleiros reunidos com civis e recruta em Santa Margarida

Cavaleiros do Norte de Zalala: furriéis milicianos José Louro, Américo 
Rodrigues, José Nascimento, Jorge Barata (falecido a 11 de Outubro de 
1997, em Alcains) e Jorge Barreto; e alferes Mário Sousa e Lains dos Santos 


Cavaleiro do Norte José Borges Martins
com algumas crianças angolanas, na
Estrada do Café. Atrás, vê-se o Clube do
 Quitexe onde,há 42 anos (hoje se fazem),
o comandante Almeida e Brito, do
BCAV. 8423, reuniu com comerciantes e
autoridades civis da vila

A 17 de Junho de 1974, o Clube do Quitexe foi cenário para «uma reunião com todos os comerciantes e autoridades da vila», no âmbito do «plano de actividade psicológica, com vista a preparar e mentalizar a populações para o Programa do MFA».
O BCAV. 8423, ao tempo, adaptava-se à realidade da sua ZA, assumia com confiança as suas responsabilidades operacionais e, por outro lado, o comando da Unidade procurava «o estreitamento de relações entre as autoridades militar e administrativa»
Comando que era assumido pelo tenente-coronel Almeida e Brito, que lá fora (na ZA dos Cavaleiros do Norte) oficial adjunto do BCAV. 1917, em 1968. Precisamente 6 anos antes! E, por isso mesmo, bem conhecia a região.
As bombas e o Clube do Quitexe
Hoje, recordamos um grupo de militares do futuro Batalhão de Cavalaria 8423 que, entre 18 e 22 de Fevereiro de 1974, participaram nos exercícios do campo, segundo  a Ordem de Serviço nº. 54, de 5 de Março do mesmo ano.
- CCS: Tenente-coronel Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito, comandante do Batalhão, general aposentado, faleceu a 20 de Junho de 2003, aos 76 anos; major José Luís Jordão Ornelas Monteiro, 2º. comandante e que não seguiu para Angola, por ter ido para a Guiné-Bissau, por nomeação do MFA, faleceu a 16 de Julho de 2011, aos 80 anos; capitão José Paulo Montenegro Mendonça Falcão, que é tenente-coronel aposentado e mora em Coimbra; (futuro) alferes miliciano António Manuel Garcia, de Pombal de Ansiães, em Carrazeda de Ansiães, que faleceu a 2 de Novembro de 1979; 1º. sargento José Claudino Fernandes Luzia, que mora na Amadora; (futuros) furriéis milicianos Celestino José Pinheiro Morais Viegas (que mora em Ois da Ribeira, Águeda), José Francisco Rodrigues Neto (em Alagoa, também em Águeda) e José Augusto Guedes Monteiro (de Marco de Canaveses e agora morador em Paredes).
Ordem de Serviço com a listagem
dos Cavaleiros do Norte da Escola de
Recrutas de Fevereiro de 1974
- 1ª. CCAV. 8423: (futuro) capitão miliciano Davide de Oliveira Castro Dias; (futuros) alferes milicianos atiradores de Cavalaria José Manuel Lains dos Santos, de Almeirim; Carlos Jorge da Costa Sampaio, de avenida 5 de Outubro, em Lisboa; e (de Operações Especiais, os Rangers) Mário Jorge de Sousa Correia de Sousa, de Calçada da Lavra, em Lisboa; 1º. sargento Alexandre Joaquim Fialho Panasco, falecido a 28 de Junho de 2006, em Carnaxide; futuros furriéis milicianos atiradores de Cavalaria Américo Joaquim da Silva Rodrigues, de Ribeira de Cima, em Vila Nova da Famalicão; Fernando Manuel da Mota Viana e Plácido Jorge de Oliveira Guimarães Queirós, ambos de Braga; Victor Moreira Gomes da Gosta, de Queluz; Jorge António Eanes Barata, de Alcains, falecido a 11 de Outubro de 1997; João Matias Mota Aldeagas, de Santa Vitória do Ameixial, em Estremoz; José dos Santos Louro, de Sé, em Évora; e Manuel Moreira Pinto, de Operações Especiais (Rangers), da Tenente Valadim, em Penafiel, e agora residente em Paredes.
A Ordem de Serviço também inclui, deste 4º. Esquadrão e futura 3ª. CCAV. 8423, a relação dos praças que participaram. 

Sem comentários:

Enviar um comentário