CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

3 534 - Recado aberto para os «Rangers» dos Cavaleiros do Norte!!!...

Quartel-sede do Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE),
no centro da cidade de Lamego e em Setembro de 2016. Aqui ficaram os
futuros furriéis Neto e Viegas, como instrutores do 3º. curso de Rangers de 1973 


Parada do Quartel de Penude. Ao fundo, era a
porta d´armas. O edifício das casernas, refeitório,
secretaria e salas de aula ainda é o mesmo. Em baixo, 

o tanque de «pré-lavagem» dos militares ainda existe. 
Ninguém podia ir «sujo» para as casernas... UI, ui!!!
Também lá lavávamos a nossa roupa!
Companheiros «Rangers»
dos Cavaleiros do Norte:


Há precisamente 43 anos, a 29 de Setembro de 1973, éramos jovens à procura do futuro mas amadurecidos por uma adolescência e juventude crescidas no estigma da guerra. Nesse dia, concluímos o 2º. Ciclo / 2º. Curso de Operacionais Especiais de 1973. Ficámos «Rangers»!!!

Formámos, garbosos, na parada do quartel de Penude, ali fizemos demonstração das competências adquiridas no duro curso de Rangers.
Maravilharam-se as almas embebecidas de muitos familiares que para lá viajaram do país inteiro, e, no quartel-sede, compartilhámos com eles o almoço de festa final do curso.
Atrás, nesse tempo de irreverência e garbo, ficavam 11 semanas de intensa treino operacional, de preparação que galgou todas as horas dos dias (e das noites): as Operações Dureza 11 e Chula-Picada, o Calvário, as 24 Horas de Lamego, os slides e os rapeis, a instrução nocturna, a prova do cemitério, o cross, e o, digo eu, epopeico «Esforço Final». E não podemos esquecer a trágica morte de um cadete, vítima de um tiro numa prova de instrução nocturna. Se a memória não me falha, tinha o singular nome de Ambrósio Coxo e faria anos nesse dia.
A guia que me «levou» do quartel-sede, na cidade
Lamego, para o aquartelamento de Penude,
a 16 de Julho de 1973, há um pouco mais de 43 anos.

Parece que foi ontem, mas o tempo passa depressa...
Recupero, da documentação desse tempo, que ainda guardo: «Ser Ranger é... Não discutir Esforço!», «Não discutir tarefas». É... «entender a missão, executar a missão... por mais dura que ele seja!». Ser Ranger é ter Abnegação, Disciplina, Realismo, Dinamismo. Sacrifício, Incomodidade, Dureza e Imprevisto, Dedicação e Saber!».
Ordem preparatória da Operação «Dureza 11?, entre
18 e 20 de Setembro de 1973. A minha letra do tempo...
A memória recua 43 anos aos recantos que pisámos em instrução: Melcões, Meijinhos, Ponte de Reconcos, Britiande, Moimenta da Beira, Castro Daire, Pindelo dos Milagres, Calde e Moledo, Colo de Pito, Arco, Várzea da Serra e Serra de Santa Helena, Magueija, Fonte Santa e Trigo, Mões, o rio Paiva, a rede de saneamento da cidade de Lamego, os cemitérios de Penude, a escadaria da Senhora dos Remédios, e outros, por onde fomos ganhando capacidades, conquistadas em exigente preparação psico-física e, cito os manuais de instrução, com «pureza e esforço, sacrifício e dor, renúncia e vontade (...), à alegria do sucesso, ao louro da vitória».
Integrávamos a 1ª. Companhia de Instrução, em Penude, e posso recuperar, dos meus apontamentos, os nomes dos companheiros do meu Grupo de Combate/Instrução. Deles, o Neto, o Pinto e o Letras, como eu (Viegas, mas na instrução conhecido por Pinheiro, o chamado «nome de guerra»), viríamos a integrar o Batalhão de Cavalaria 8423.
Os nomes constam da Ordem Preparatória da Operação «Esforço Final», que começou às 23 horas de 18 de Setembro de 1973 e na qual éramos a 4ª. Patrulha:
- Exploração: José Francisco Rodrigues Neto, Carlos Alberto Marques, Pedro Manuel Rosa Pinto, Manuel Antunes Anunciação e José Maria Rodrigues Lino.
- Comando: António Cruz V. Duarte, Fernando Manuel S. S. Caldeira, Pinheiro (Viegas), Dionísio e Ferreira.
- Apoio 1: Fernando M. S. Ribeiro, António Carlos Dias Letras, José Lino Enjeitado Ramos, António José M. Fresco e Letras (a repetição do nome deve ser lapso).
- Apoio 2: José Augusto M. Serôdio, João Pires G. Silveira, Arcelino H. Lemes Silveira, António Carlos Morais Cunha e Francisco.
- Segurança de Rectaguarda: Manuel Moreira Pinto, Joaquim Ferreira Gonçalves, Hélder Valdemar Ferreira da Cruz, Manuel João Esteves Fidança e Victor Manuel Leitão Pinto.
Rangers, yáááááá!!!...

Sem comentários:

Enviar um comentário