CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 5 de novembro de 2017

3 935 - O adeus ao capitão miliciano médico Manuel Leal. Tem 89 anos!

Cavaleiros do  Norte da CCS, no Quitexe: alferes milicianos António
Garcia e Jaime Ribeiro, capitão miliciano médico Manuel Leal (que há 
44 anos terminou a sua comissão) e tenente Acácio Luz
Cavaleiros do Norte:  alferes miliciano António Albano
 Cruz e o capitão miliciano médico Manuel Leal (e
esposa) em 2015 e na Póvoa do Varzim



O mês de Novembro de 1974, em data imprecisa, foi tempo do adeus do capitão miliciano médico Manuel Leal, em final de comissão e Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423.
Manuel Soares Cipriano Leal estava «em diligência permanente no BCAV. 8423, porquanto, servindo no Subsector do Quitexe há cerca de 2 anos, sempre
O dr. Manuel Leal, esposa e filha, em 2014,
tinha ele uns bonitos 86 anos e diariamente
trabalhava como médico
demonstrou a maior competência profissional na resolução de todos os casos clínicos que lhe surgiram», como sublinha o louvor do comandante Almeida e Brito, destacando também «o elevado espírito de servir, no que evidenciou uma perfeita identidade com a mis-
são que lhe foi solicitada, nunca se poupando a sacrifícios, nem olhando a horas de descanso». Imediatamente antes, tinha servido no BCAÇ. 4211, a unidade anterior ao BCAV. 8423

Hospital do Quitexe, à direita, nos anos 90/00 do
século XX, já requalificado. Nele trabalhou o dr.
Manuel Leal, capitão médico do BCAV. 8423
Trato fino e elevado
sentido de camaradagem

O capitão médico Leal era, além da sua sacerdotal competência médica, a boa disposição em pessoa, de trato fidalgo e cortesia permanentes, de «elevado sentido de camaradagem», como se pode ler no louvor do comandante Almeida e Brito. 
Além das tarefas militares, acumulou com as funções de Delegado de Saúde e, frisa o Livro de Unidade, «apoiou permanentemente todas as populações civis, europeias e africanas, deixando em todas a melhor amizade, pela dedicação e interesse postos nos serviços por si concedidos, quer nesta vila, quer nas fazendas visitas».
Disso somos testemunha, pois muitas vezes fizemos escoltas às suas deslocações às fazendas e aldeias, onde consultava e dava medicamentos aos populares, com eles partilhando, em sadio convívio, a sua jovialidade e boa disposição com que tão bem sabia envolver a comunidade.
O dr. Leal, aos 86 anos
(2014) e com o neto

Manuel S. C. Leal, 
médico aos 89 anos!

O dr. Leal regressou a Portugal em Novembro de 1974 e a Fafe, onde até há bem pouco tempo ainda diariamente exercia a actividade médica.  Aos 89 anos (que fez a 3 de Outubro de 2017), em consultório privado e várias instituições sociais.
O encontro dos Cavaleiros do Norte da CCS, em 2016 e em Custóias, foi honrado com a sua participação (com esposa e filha). Em boa forma e de espírito jovem, como o conhecemos há 44 anos. Actualmente, mora na Póvoa do Varzim.

Sem comentários:

Enviar um comentário