CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 18 de novembro de 2017

3 948 - Os primeiros tempos do BCAV. 8423, trio em adeus ao Quitexe!

Alferes milicianos António Garcia e Jaime Ribeiro, capitão miliciano médico
 Manuel Leal (que há 43 anos disse adeus ao Quitexe e aos Cavaleiro do Norte,
regressando a Portugal) e o tenente Acácio Luz. Oficiais da CCS/BCAV. 8423
 

Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, todos milicianos.
Em cima, furriéis Graciano e Carvalho, com o alferes
Simões ao meio. Em baixo, furriel Capitão, infelizmente
falecido a 5 de Janeiro de 2010, em Ourém e de doença


O Batalhão de Cavalaria 8423, de acordo com o livro «Historia da Unidade, «co-
meçou a existir cerca de Outubro/No-
vembro de 1973, com a mobilização da maioria dos seus quadros e tendo como unidade mobilizadora o RC4, sendo mobilizado com destino a Angola». Foi isto há 44 anos!
O 4º. turno de instrução especial deveria ter-se realizado em Dezembro mas, de novo citando «Historia da Unidade, «por diversos condicionalismos, esse
Emblema do BCAV. 8423
período de instrução não se realizou»
Assim, e por isso mesmo, «o encontro da maioria do pessoal do futuro Batalhão - oficiais, sargentos e praças - só se deu em Janeiro de 1974, no aquartelamento do Destacamento do RC4, em Santa Margarida».
A maioria dos quadros milicianos, todavia, apresentou-se ao longo o mês de Dezembro de 1974. Alguns deles, em véspera da Natal - como foi o caso dos futuros furriéis milicianos Monteiro, Viegas e Neto, nesse dia lá chegados, pouco antes do meio dia e transferidos, os três, do Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), em Lamego. Apresentados, logo entraram em gozo de breve licença - que se prolongou até 2 de Janeiro de 1974, quando voltaram a Santa Margarida para a, então, já definitiva formação do BCAV. 8423. Envolvendo os futuros praças das 4 Companhias a do Comando (CCS) e as três operacionais.
O capitão miliciano médico Manuel leal, com
 a esposa e o alferes miliciano António Cruz,
há 2 anos na Póvoa do Varzim. Tem 89, feitos
a 3 de Outubro de 2017 

Adeus de trio
ao Quitexe

Um ano depois e por terras do Uíge angolano, os Cavaleiros do Norte iam já no 7º. mês de comissão mas, felizmente, já num período de acalmia. Que foi também tempo de adeus(es).
O capitão médico miliciano Manuel Soares Cipriano Leal foi um dos Cavaleiros do Norte que, em final de comissão, regressou a Portugal. Já estava por Angola quando o BCAV. 8423 lá chegou, era médico do BCAÇ. 4211. Estava no Quitexe e chegámos lá a 6 de Junho de 1974. Regressou a Portugal e a Fafe, onde exerceu medicina até há bem pouco tempo. Tem 89 anos e mora agora na Póvoa do Varzim
O alferes miliciano José M. F. Ferreira era capelão militar da 2ª. CAV. 8423 e também estava em final de comissão. Regressou a Portugal e sabemos, por informação do dr. Albino Capela (que foi missionário no Quitexe) que já faleceu, de doença e na diocese da Guarda, em data indeterminada.
Antero Lourenço Baião foi outro Cavaleiro do Norte quem há 43 anos, abandonou o Quitexe, por desmobilização citada na Ordem de Serviço 123, por razões que desconhecemos. Era soldado cozinheiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário