CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

3 957 - Operação «trimetal» e BCAV. 8423 no CSU!

Cavaleiros do Norte do PELREC. De pé, 1º. cabo Almeida (falecido a 28/02/2009),
Messejana (f. a 27/11/2009), Ferreira, 1º. cabo Soares, António, Florêncio, Marcos, 

1º. cabo Pinto, Caixarias e 1º. cabo Florindo (enfermeiro). Em baixo, 1º. cabo Vi-
cente (f. a 20/01/1997), furriel Viegas, Francisco, Leal (f. a  18/06/2009), 1ºs. cabos
Oliveira (TRMS) e Hipólito, Aurélio Barbeiro) e Madaleno
Furriel Viegas no Quitexe, há 43 anos. Não
tinha, nesse tempo, problemas de anca para
ter de pôr uma prótese. Teve agora!



O dia de hoje, 27 de Novembro de 2017, é o do meu regresso a casa, com alta hospitalar e depois de uma intervenção cirúrgica: a primeira de toda a minha vida e precisamente no dia (21) em que fiz 65 anos.
Correu tudo muito bem, fui «enriquecido» com zircónio, titânio e polietileno (em prótese, numa que, metaforicamente, verdadeiramente pode-
ríamos chamar «Operação Trimetal»), a anca direita irá deixar de me fazer «mancar» e, assim acredito, dentro de pouco tempo terei bem melhor qualidade de vida. Graças à perícia e competência do meu amigo dr. José Brenha, que é sábio nacional da ortopedia.
Muitos Cavaleiros do Norte me contactaram pessoal e telefonicamente ao longo destes 6 dias de «hospedagem» no excelente Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro - não sei como souberam o meu internamento e intervenção cirúr-
gica - depositando-me abraços de fortíssima amizade e viva e cara solidarie-
dade. Deixem-me sublinhar os especiais afectos que o telefone me trouxe em-
balados em ternurentas chamadas do capitão Acácio Luz (de 89 anos) e do furriel Cândido Pires (sapadores, de 65), também eles recentemente interven-
cionados e encorajando-me para esta minha debutância cirúrgica.
A todos agradeço, sem excepção!
Capitão José Paulo Falcão


Cavaleiros do Norte
no Comando do Sector


Há 43 anos e sem quaisquer ancas a incomodar a saúde física de nenhum dos bravos Cavaleiros do Norte que jornadeavam pelo Uíge angolano, o capitão José Paulo Falcão deslocou-se a Carmona para mais uma reunião do Comando de Sector do Uíge.
Os trabalhos decorreram no Batalhão de Caçadores 12 (o BC 12, que a partir de 2 de Março de 1975  viria a ser o quartel do BCAV. 8423) e envolveram os comandantes das várias unidades militares do Sector uíjano. 
José Paulo Montenegro Mendonça Falcão era o oficial de operações dos Cavaleiros do Norte e exercia, ao tempo, as funções de comandante interino do BCAV. 8423 - por o tenente-coronel Carlos Almeida e Brito estar de férias em Portugal.
João Messejana

Messejana, atirador,
faria 65 anos!

O atirador de Cavalaria Messejana faria hoje 65 anos. Faleceu a 27 de Novembro de 2009.
João Manuel Pires Messejana era do litoral alentejano, rapaz de poucas falas, sempre muito introspecto, mas cumpridor e disciplinado. Dele não houve, alguma vez, alguma queixa, algum dedo apontado. Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, teve uma pequena empresa comercial (que perdeu, com a mulher, para um sócio), ingressou numa força policial e faleceu de doença, em Lisboa.
Hoje o recordamos com saudade.






Sem comentários:

Enviar um comentário