CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

7 317 - Comandante do BCAV. 8423 em Vista Alegre! Plataforma para a cimeira angolana!

A entrada da vila de Vista Alegre, na Estrada do Café e do lado de Luanda para Carmona. Imagem de 24
de Setembro de 2019, quando por lá passou o furriel Viegas, do PELREC da CCS

Cavaleiros do Norte de Zalala, aqui em Vista Alegre e em 1975: os  furriéis
milicianos Plácido Queirós e Américo Rodrigues e o 1º. sargento Fialho
Panasco, com um  elemento da administração civil e um filho


O então tenente-coronel Carlos Almeida e Brito, comandante dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, deslocou-se ao aquartelamento de Vista Alegre na manhã de 5 de Janeiro de 1975, há 49 anos e para «estabelecimento de contactos operacionais»
A subunidade dos Cavaleiros do Norte era comandada pelo capitão miliciano Davide de Oliveira Castro Dias e para lá tinha rodado da Fazenda Maria João, a da mític  Zalala, a 21 de Novembro de 1974.
O dia, um sábado, foi tempo de se saber que MPLA, FNLA e UNITA tinham 
Notícia do Diário de Lisboa sobre a
actualidade angolana de há 49 anos
chegado a acordo, em Mombaça, ao fim de 3 dias e no sentido de «travarem as necessárias negociações com Portugal», o que, se acordo com o Diário de Lisboa (que reportou o acontecimento), «representa um passo decisivo para o processo de descolonização de Angola».
O acordo incluía o Enclave de Cabinda, considerado como «inequivocamente, parte inalienável do território de Angola». Por outro lado, assumiram a formação de um Governo de Transição - embora FNLA, MPLA e UNITA tenham decidido também «conservar as suas identidades», decidindo, por outro lado, «cooperar, entre si, em todos os domínios e muito especialmente na descolonização, na integridade do território e na reconstrução nacional».
O Governo Português congratulou-se com «os resultados obtidos nas conversações de Mombaça», na cimeira dos movimentos angolana, como destacava o comunicado conjunto da Presidência da República e da Comissão Nacional de Descolonização.

O 1º. cabo Floro Teixeira
Floro, 1º. cabo de Santa
Isabel, esteja 72 anos na
Quinta do Conde !


O 1º. cabo Floro foi enfermeiro de especialidade militar e combatente da 3ª. CCAV. 8423, a da uíjana Fazenda Santa Isabel. Comemora 72 anos a 6 de Janeiro de 2024. Dia de Reis, o dia de amanhã, sábado.
Floro Gomes Teixeira, de seu nome completo, foi Cavaleiro do Norte natural de Coimbra, regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, concluída a sua comissão militar por terras do norte de Angola. Fixou-se na Vivenda de S. José, na Quinta das Laranjeiras, no Laranjeiro, em Almada. Fez carreira profissional no Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e, já aposentado, mora na Quinta do Conde, em Sesimbra. 
Para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns! E mais e bons, e felizes, anos venham!


Sem comentários:

Enviar um comentário