CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

7 320 - A apresentação formal, há 50 anos, dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423!

 

O capitão António Martins de Oliveira e os alferes milicianos António Albano
 Cruz, Jaime Ribeiro e António Manuel Garcia, todos da CCS do BCAV. 8423
 e na Aldeia, sanzala junto ao Quitexe, na estrada para Camabatela. Ao fundo,

vê-se a Igreja de Santa Maria de Deus

Os primeiros contactos formais da maioria do pessoal do Batalhão de Cavalaria 8423 aconteceram a 8 de Janeiro de 1974, há rigorosamente 50 anos e depois de sucessivas apresentações de quadros no RC4, a unidade mobilizadora.
A véspera (dia 7), e como ontem recordámos, proporcionara «o encontro da maioria do pessoal» no Destacamento que iria ser (e foi) o espaço de trabalho operacional, mas no dia de há exactamente 50 anos e de acordo com o livro «História da Unidade», «estiveram presentes os quadros do BCAV.», tendo a apresentação «sido precedida de uma palestra a todo o pessoal, na qual foram expressos os princípios e hábitos de vida que teriam de nortear o BCAV. durante o tempo em que, como Unidade constituída, vivesse no RC4 e na Região Militar de Angola».
Os capitães José Paulo Fernandes
 (da 3ª. CCAV.) e José Manuel 
Cruz  (da 2ª. CCAV.)  com o co-
mandante Bundula, da FNLA
O capitão Davide
O. Castro Dias

As 4 Subunidades
do BCAV. 8423 !


A tempo, já estavam apresentados quase todos os quadros operacionais milicianos, nomeadamente os aspirantes e 1ºs. cabos milicianos, futuros alferes e furriéis. Podemos recordar os seus nomes, companhia a companhia:
- CCS, a do Quitexe, comandada pelo capitão António Martins de Oliveira: alferes António Manuel Garcia (Operações Especiais) e Jaime Ribeiro (Sapadores), furriéis Monteiro, Viegas e Neto (Operações Espe-
ciais). O 1º. sargento e responsável pela secretaria era José Claudino Fernan-
des Luzia, já falecido. Também já faleceram, o capitão António Martins de Oliveira e o alferes António Manuel Garcia.
- 1ª. CCAV. 8323, a de Zalala, comandada pelo capitão Castro Dias: alferes Mário Jorge Sousa (Operações Especiais e futuro 2º. comandante da subunidade),  Pedro Rosa, Carlos Sampaio e Lains dos Santos (atiradores de Cavalaria) e furriéis Manuel Pinto (Operações Especiais) e, atiradores de Cavalaria, Jorge Barata, Mota Viana, Plácido Queirós, Américo Rodrigues, Victor Costa, Eusébio Martins, José Louro e João Aldeagas).
O 1º. sargento era Alexandre Joaquim Fialho Panasco, já falecido. Também já faleceram os furriéis milicianos Jorge Barata, Américo Rodrigues, Eusébio Martins e, mais tarde apresentado, Manuel Dinis Dias (mecânico-auto). 
O 1º. sargento Ferrnando Norte
e os alferes milicianos Carvalho
de Sousa e João Machado,
da 2ª. CCAV. 8423
- 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, do capitão José Ma-nuel Cruz: alferes João Machado (Operações Especiais e futuro 2º. comandante da subunidade), João Periquito, Domingos Carvalho de Sousa e Jorge Capela (atiradores de Cavalaria) e furriéis milicianos Carlos Letras (Operações Especiais) e, atiradores de Cavalaria, António Cruz, Freitas Ferreira, Mário Matos, João Brejo, José Fernando Melo, Rafael Ramalho, José Manuel Costa, José Gomes e
O capitão José P. Fernandes
e o 1º. sargento J. Marchã,
da 3ª. CCAV. 8423
António Artur Guedes. O 1º. sargento era Fernando Mendes Pereira Norte, já falecido.
-  3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, do capitão José Paulo Fernandes: alferes Augusto Rodrigues (Operações Especiais e futuro 2º. comandante da subunidade), Pedrosa de Oliveira, Carlos Silva e Mário Simões (atiradores de Cavalaria) e furriéis Armindo Reino (Operações Especiais) e, atiradores de Cavalaria, Delmiro Ribeiro, António Flora, António Fer-Ricardo, José Fernando Carvalho, Graciano Silva, António Luís Gordo, Grenha Lopes, Luís Capitão e José Querido. Já faleceram,  Luís Ribeiro Capitão e Victor Guedes, de armamento pesado e que se apresentou mais tarde. Francisco António Gouveia Marchã era o 1º. sargento da secretaria da 3ª. CCAV. 8423.

O Barbas em Zalala (1974)
O Barbas de
Zalala (2020)
A morte de Alberto 
Pimenta, o Barbas de 
Zalala!

O soldado Alberto Pimenta, o Barbas de Zalala, faleceu a noite de 7 de Janeiro de 2020, há 4 anos e vítima de doença, no Hospital de Vila do Conde. 
Alberto Abel Alves Pimenta foi atirador de Cavalaria e trabalhou na oficina-auto de Zalala, de Vista Alegre e Ponte do Dange, do Songo e Carmona, regressando a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do uíjano norte de Angola. 
Ao Mindelo, lugar da freguesia de Árvore, em Vila do Conde.
Trabalhou na área da restauração automóvel, com oficina própria - a Auto-Reparadora, da Rua do Alto das Póvoas, no Terroso, Póvoa do Varzim - e era conviva indispensável dos encontros da 1ª. CCAV. 8423. De resto, incontornável, com a sua longa barba, que por Zalala começou a crescer e o acompanhou por toda a vida
- Ver AQUI
M. Idalmiro Vargas

Idalmiro, condutor de 
Zalala, festeja 72 anos 
no Pico dos Açores !

O soldado Manuel Idalmiro Vargas foi condutor-auto da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e festeja 72 anos a 8 de Janeiro de 2024.
Condutor de especialidade militar e originário da Ilha do Pico, nos Açores, lá regressou a 9 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge angolano, onde, por negócios, já voltou várias vezes - ainda há poucos dias. Faz vida familiar e profissional na povoação de Piedade, em Lajes do Pico, ilhas dos Açores, onde é proprietário de um posto de combustíveis e armazéns, que vendem de tudo um pouco, e trabalha na área da restauração e do turismo. É conviva indispensável dos encontros anuais dos Cavaleiros do Norte de Zalala - para tal se deslocando expressamente dos Açores. Para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!

Raúl Ferreira

Raúl de Santa Isabel,
72 anos em Queluz!

O soldado Francisco Ferreira foi Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, e festeja 72 anos 8 de Janeiro de 2024. Hoje mesmo, a segunda segunda-feira do ano!
Francisco Raúl de Sousa Costa Ferreira, de seu nome completo, foi atirador de Cavalaria de especialidade militar e integrou o grupo de combate do alferes miliciano Mário José de Barros Simões. Também passou pela vila do Quitexe, onde chegou a 10 de Dezembro de 1974,  e cidade de Carmona (a 8 de Julho do mesmo ano), no decorrer da sua jornada africana do norte de Angola, por terras do Uíge.
Regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, instalando-se em A-das-Beja, freguesia de Belas, em Sintra. Sabemos - mora(rá) na Serra da Silveira -, mas daqui lhe enviamos os nossos parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário