CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 21 de janeiro de 2024

7 333 - Festa militar do Comando de Sector no pavilhão do Recreativo do Uíge!

 

O capitão José Paulo Fernandes, em primeiro
plano. Foi vedeta do espectáculo de 49 anos,
em Carmona. Tocou, cantou e encantou...
O pavilhão do CRU



O pavilhão desportivo do Clube Recreativo do Uíge (CRU) foi espaço para, há 49 anos e na noite de 21 de Janeiro de 1975, a realização de um espectáculo cultural e musical destinado aos militares de todas as unidades do Comando do Sector do Uíge - o CSU.
O evento, na cidade de Carmona, a capital da Província do Uíge (agora e desde a independência, com este nome), teve participação activa de alguns Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
A memória confunde-me de alguma maneira, afinal já lá vão 49 anos!!!..., mas é seguro que o capitão José Paulo Fernandes, comandante da 3ª. CCAV. 8423 - a da Fazenda de Santa Isabel mas ao tempo já na vila do Quitexe - foi uma das vedetas de noite, com grupo musical improvisado mas de elevado nível. Ele mesmo cantando, encantando e tocando viola.
O grupo musical militar, na verdade, entusiasmou toda a assistência e, muito em particular, a comunidade civil que tambem assistiu e literalmente encheu o pavilhão da capital da província.
Jorge Vicente, 1º.
cabo do PELREC
Vicente, 1º. cabo do
PELREC, faleceu há
já 27 anos !


O 1º. cabo Jorge Luís Domingues Vicente, Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423, faleceu há precisamente 27 anos - no dia 21 de Janeiro de 1997, uma terça-feira.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, integrou o PELREC, comandado pelo alferes António Garcia, com os furriéis Monteiro, Viegas e Neto, todos milicianos, e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 - no final da sua (e nossa) jornada africana do nortenho Uíge angolano.
Regressou e fixou-se em Vila Moreira, no município de Alcanena, de onde era natural e onde fez vida familiar e profissional.
Foi animador activo e muito entusiasta participante dos dois primeiros encontros anuais da CCS (em 1995 e 1996), mas doença de natureza cárdio-vascular levou a que, depois de doloroso sofrimento, falecesse muito novo. Aos 44 anos.
Hoje se passam 27 e aqui, dele fazendo memória, o recordamos com saudade! RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário