CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

1 306 - Isto faz-nos voltar aos 20 e tal anos...

O engº. (alferes) António Albano Cruz vai ser 
o mordomo de 2013. À esquerda, o tenente (capitão) Luz e esposa


O engº. Cruz foi o oficial mecânico-auto dos Cavaleiros do Norte. Não havia viatura que escapasse ao seu olho clínico. E ao dos seus homens, os bravos rapazes do pelotão-auto.  
Sábado, aos dois dias de Junho de 2012, em Paredes, foi eleito mordomo do encontro de 2013. «Aqui, esteve tudo muito bem», disse ele, falando do «carimbo» organizador do Monteiro, para quem pediu uma salva de palmas.
Oficial do parque-auto, o alferes Cruz jornadeou por todas as companhias, onde conheceu de perto muitos companheiros das outras companhias. Tem, por isso, um secreto desejo: transformar o encontro em encontro de... batalhão. 
«Conheci os oficiais, sargentos e pessoal das mecânicas e transmissões, pelo lugar que ocupava e talvez fosse interessante juntar a malta», disse ele, em Paredes - onde, no sábado, se juntaram os «ccs´s».
A ideia foi bem acolhida, teve palmas, e mais palavras do alferes Cruz, estas para sublinhar a presença do tenente (agora capitão) Luz, um companheiro de primeira água, a quem fez votos de «nos acompanhe muitos mais anos». Tem 83 anos, o nosso «mais velho» Cavaleiro do Norte, fresquinhos como alface a sair da horta, sempre presente nestas horas de convívio, de braço dado com a senhora sua «mais que tudo».
Disse mais, o alferes Cruz, agora a falar deste blogue:  «Leva-nos aos nossos 20 e poucos anos, quando em Angola representávamos Portugal».
E sobre o seu pelotão, «um pelotão muito especial, o melhor de todos». Pudera, alferes Cruz!! Fica muito bem neste retrato do encontro de Paredes 2012.

3 comentários:

  1. Sinto-me velho pá com 200
    e tal anos.... CV !Abraço
    ManPinto

    ResponderEliminar
  2. Eu só soube neste encontro, que afinal moramos a pouco mais de 6 Km de distancia. a minha e a vida do Alferes (engenheiro) foi passada profissionalmente no sector têxtil e em empresas concorrentes nessa altura,mas agora os dois, um fora da Somelos e outro da TMG, reformados, temos mais tempo para poder organizar os encontros de Camaradas do qual ele vai ser o Mordomo para 2013, a ideia de juntar o Batalhão é um desafio complicado, todavia e enquanto puder, poderei colaborar na organização da 1ª Companhia. Vamos para a frente Alferes Cruz.Quem já venceu picadas, com "Mercedes" a rodar do lado direito e traseira dar cabo do capim,toda minada e carregada de sacos de areia á espera da próxima mina, também é capaz de encontrar os Nossos CAMARADAS.

    ResponderEliminar
  3. Sinto-me velho pá com 200 e
    tal anos....CV !
    Abraço
    ManPinto

    ResponderEliminar