CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 24 de junho de 2012

1 327 - As mentiras que se pregavam às mães e namoradas...

O Banco das Mentiras, na terra uíjana do Quitexe (1972

_________________________
ANTÓNIO CASAL DA FONSECA

A foto acima não foi tirada por caso ou, para ser apenas mais uma. O cadeirão, feito pelo carpinteiro da CCS, servia também para fotos de pose para enviar à família, dando a ideia de que tudo aquilo era maravilhoso. Alguns aproveitavam para enviar às  namoradas, em ponto grande e com dedicatórias que eu escrevia para lhes dar mais ênfase! Como nas cartas e aerogramas do Luis e do Mário José, quando achavam necessário levantar a moral e paixão das suas namoradas. Penso que numa missiva terá até seguido moral a mais! Talvez paixão a mais!
«Escreve-me umas coisa bonitas mas ditas assim mais à maneira da minha terra!», dizia-me o Mário, com o seu ar malicioso bem aguçado e também receoso de que a sua “jarra”  terra-bourense se virasse para o vizinho, que não iria perder a oportunidade de lhe arrastar a asa!
«Se o gajo lhe deita o caliço, bem me pode esperar!», ameaçava ele, já sem o seu habitual sorriso maroto! Bom, quem segurou o braço do capitão em momentos tensos aquando da revista às instalações, certamente não teria pejo em acertar contas com o D. Juan de Terras de Bouro!
Voltando ao cadeirão, vejo que a foto nele tirada tem uma legenda que não corresponde à verdade, apenas uma mentira bem intencionada que tinha como destinatários os meus progenitores!
Ontem mesmo (e desculpem o assunto pessoal), em conversa com a minha mãe, que já vai nos seus 96 anos, quis armar-me em esperto e contei-lhes algumas das aldrabices e omissões com que a brindei nas missivas, fazendo-a crer, devido a uma doença do foro cardíaco que a atormentava na época, que, em Angola, eu não estava na zona de guerra nem no mato, mas, sim, num paraíso como se estivesse em férias permanentes!
Ouviu-me, como sempre sem me interromper, e no fim disse-me com o seu ar calmo, de quem não tem pressa para coisa nenhuma:
«Então, 40 anos depois estás aqui com esse ar todo esperto e na altura não tiveste esperteza para perceberes nas minhas cartas que eu nunca acreditei numa palavra tua?! Tu até tiraste uma fotografia à porta de uma igreja com o teu amigo da Marinha Grande, só para dizeres que ias à missa! Foste lá uma vez ou duas, e vá lá…vá lá!..., não te conhecesse eu de gingeira! E não me venhas para aqui falar outras vez que aquilo é que eram bons tempos!..., já ficas de aviso
E avisado fiquei, e até meio desconcertado, quando vi o dedo indicador na direcção dos meus olhos!
Bons tempos não terão sido, dei eu comigo a pensar, com um filho recém-chegado de Zalala e outro recém-chegado ao Quitexe! E também com oito vizinhos, simultaneamente, divididos por Angola e Guiné e com noticias aterradoras que punham a pacatez daquele canto da aldeia em estado de sítio! Para entender, não será necessário puxar muito pela imaginação!
Ora bolas, fiquei eu a pensar diante do ar calmo e extremamente maduro da minha mãe, tantos cuidados com as cartas e fotos, algumas tiradas em Luanda e Carmona, e venho a saber que a minha esperteza, afinal, não terá passado de esperteza saloia! Digo eu!
Sim senhora, senhora minha mãe, depois do meu pedido de desculpas, aqui me penitencio! É a vida!!!
ACF

1 comentário:

  1. Muitos parabéns pela mãe que ainda tem e que ela conserve sempre essa lucidez que o amigo Celestino descreve.

    ResponderEliminar