CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 18 de março de 2015

3 062 - Cavaleiros do Norte em licença e racismo em África


Carmona, a entrada na cidade, do lado do Quitexe (foto 
da net, recente). Marcelo Caetano (em baixo)





Aos 18 dias do mês de Março de 1974, há 41 anos, os então futuros Cavaleiros do Norte entraram na chamada  Licença de Normas, os 10 dias que os militares mobilizados gozavam antes da partida para o ultramar. Se bem que, ao tempo, sabendo que iríamos para Angola, não conhecíamos a data!
A licença seria de 18 a 28 de Março mas a verdade é que «acabou por ser aumentada, de tal modo que só em 22 de Abril. de voltou a reencontrar todo o pessoal do Batalhão». E, como recordo do Livro da Unidade, para «dar efectivação à Instrução Operacional» - o famoso IAO.
Os quadros do BCAV. 8423 (oficiais e sargentos milicianos) foram algumas vezes chamados a fazer serviços, mas logo regresssavam a casa e foi num dessas vezes que, estado eu, o Monteiro e o Neto por lá, se apresentaram os dois homens das transmissões, o Pires (de Bragança) e o Rocha - ao tempo, 1ºs. cabos milicianos, como nós.  
O 16 de Março tnha sido dois dias entes e Marcelo Caetano, o presidnete do Cosnelho, em declarações ao jornal francês «Le Point», afirmava «jamais concordar com o abandono das províncas ultramarinas». «Portugal - disse - está a lutar em África em defesa de uma sociedade multirracial e contra movimentos racistas que pretendem expulsar os brancos de África».
«Estamos a lutar pelo direito que têm todos os homens de viverem juntos na África e, acima de tudo, em defesa da sociedade multirracial que lá formámos.  Pelo contrário, os chamados movimentos de libertação são racistas. O seu objectivo é a expulsão dos brancos. Primeiro dos postos de comando, depois da África», disse Marcelo Caetano.
Angola era tema, nesse dia, nos jornais portugueses: uma operação de coração aberto, realizada num hospital de Nova Lisboa, coroada de êxito e realizada por uma equipa chefiada pelo médio Ivo Botelho. Os Bispos diocesanos anunciaram, para 30 de Junho, uma cerimónia colectiva e comemorativa do Ano Santo, com uma peregrinação a Massangano, a mais antiga paróquia do interior de Angola.
Assim ia o «nosso» mundo pré-angolano!
- IAO. Instrução de Aperfeiçoamento Operacional. Ou
Instrução de Adaptação Operacional. Ou ainda
Instrução Altamente Operacional.   

Sem comentários:

Enviar um comentário