CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

4 373 - A chegada de Agostinho Neto a Luanda; os lutos do BCAV. 8423!

A chegada de Agostinho Neto, presidente do MPLA, a Luanda, há 44 anos, no dia 4 de Fevereiro
de 1975. Foi recebido por «uma multidão de mais de 300 000 pessoas», segundo a imprensa da época
O 1º. cabo Manuel Quaresma da Silva, da 1ª. CCAV. 8423,
a de Santa Isabel. Faleceu a 6 de Fevereiro de 2004,
de doença e em Cacia (Aveiro). aos 51 anos
Agostinho Neto,
presidente do MPLA


O presidente do MPLA, Agostinho Neto, chegou a Luanda no dia 5 de Fevereiro de 1975, há precisamente 44 anos, e asseverou ao povo que o recebeu no aeroporto, que «desejamos, do fundo do coração, construir em Angola uma Nação unida, uma Nação Democrática, onde não haja mais fissuras, por onde o colonialismo que nos persegue possa penetrar, dividir-nos outra vez e fazer com que caiamos no neocolonialismo».
Agostinho Neto voltara a Luanda na antevéspera (dia 4) e, no aeroporto, «foi recebido por uma multidão da mais de 300 000 pessoas, que o vitoriou», precisamente no dia em que, 13 anos antes, o MPLA iniciara, com armas, o seu combate ao colonialismo português - atacando as prisões de Luanda, acção em que morreram 7 polícias e 30 elementos do movimento.
«Hoje, dia 4 de Fevereiro, estamos a celebrar o início da luta armada para a libertação do nosso País. Esta luta foi precedida por outras lutas, tanto no plano legal como no plano clandestino, por aquele que culminou com a acção do nosso povo vitorioso pela independência», disse Agostinho Neto.
M. Quaresma

Quaresma, 1º. cabo de Santa
Isabel, morreu há 15 anos  !

O 1º. cabo Manuel Quaresma da Silva, apontador de morteiros da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Santa Isabel,  faleceu há 15 anos, a 6 de Fevereiro de 2004, vítima de doença.
Natural da vila de Cacia, vizinha da cidade e pertencente ao con-
celho de Aveiro, lá voltou a 9 de Setembro de 1975, no final da sua vida militar por Angola, e por lá vez vida pessoal e profissional, até que a saúde o traiu e dela faleceu. Vítima de problemas no estômago.
O 1º. cabo Manuel Deus recorda-o como «uma pessoa discreta, amiga do seu amigo e cumpridora das tarefas de que foi incumbido». 
Manuel Deus foi operador-cripto dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423 e, de Quarsma, deixou o desejo de que «repouse em paz, pois a doença de que padeceu, certamente lhe terá causado grande sofrimento».
Hoje aqui fazemos memória de Manuel Quaresma da Silva, que nasceu a 15 de Dezembro de 1952, lá por Cacia de Aveiro, e nosso companheiro foi da jornada africana do Uíge angolano. RIP!!!
Manuel Nunes,
o Amarante

Nunes, o sapador Amarante,
faria hoje 67 anos!

O sapador Manuel Augusto Nunes foi soldado da CCS do BCAV. 8423, a Compan hia do Quitexe, e hoje faria 67 anos, dia 6 de Fevereiro de 2019. Faleceu há 19 anos.
Cavaleiro do norte popularizado como Amarante, o nome da sua terra natal cncelhia, regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 e fixou-se em Gandarinho, lugar da freguesia de Gândara, de onde era natural, na mesma Amarante. O casamento «levou-o» para a Estrada de Telões, no mesmo município, onde faleceu, vítima de doença, a 24 de Maio de 2000. Tinha 48 apenas anos. Hoje dele fazemos memória. RIP!!!  

Sem comentários:

Enviar um comentário