CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

4 379 - Os dissidentes do MPLA «vistos» pelos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423!

Cavaleiros do Norte do Parque-Auto, no Quitexe. Em destaque, o 1º. sargento Joaquim Aires, o alferes 
miliciano António Albano Cruz (de camisola branca), o 1º. cabo Frangãos, o Cuba (que hoje festeja 67
anos, em... Cuba e o furriel miliciano Norberto Morais 
Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423 no encontro de 2018:
 Carlos Costa, o Mouraria (que hoje festeja 67 anos na Ama-
 dora), Joaquim Rodrigues e o capitão José Manuel Cruz

Quarta-feira de Cinzas de 1975, dia 12 de Fevereiro. Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 continuam a sua missão por terras africanas do Uíge e atentos a que se passa no imenso território angolano.
E as novidades chegaram da Ninda, no sudoeste, onde a Revolta do Leste de Daniel Chipenda, dissidente do MPLA, negociava um possível acordo com a UNITA, para a sua integração no processo de descolonização de Angola.
Chipenda, pormenorizando a realidade do tempo, contestava a autoridade de Agostinho Neto, como presidente do MPLA e, por isso, tinha sido expulso do movimento. As agências noticiosas ANI (portuguesa) e France Press (francesa) informavam que «as actuais dili-
gências são feitas com o conhecimento do dr. Agostinho Neto»
Ao mesmo tempo, em Luanda e já desde o dia 4, estavam Mário Pinto de An-
drade e Gentil Viana, dirigentes da Revolta Activa (a outra facção dissidente do MPLA, que também discordava da orientação de Agostinho Neto).
«A conciliação nas fileiras do MPLA, tida como possível nos próximos dias, é saudada nos círculos políticos locais como um factor positivo na etapa final que levará Angola à independência no próximo dia 11 de Novembro», repor-
tava o Diário de Lisboa desse dia de há 44 anos.
José Frangãos,
o 1º. cabo Cuba

Frangãos, o 1º. cabo Cuba,
67 anos na alentejana Cuba!

O 1º. cabo José das Dores Caeiro dos Frangãos, mecânico-auto da CCS, está em festa a 12 de Fevereiro de 2019: comemora 67 anos!
Cavaleiro do Norte do Quitexe e por lá  popularizado como Cuba, a terra alentejana da sua naturalidade, regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 e por lá fez toda a sua vida. Ligado ao des-
porto, foi futebolista e treinador do clube local (na área da formação) e sempre ligado às cantigas e actividades culturais e recreativas, outra parte da sua vida social e associativa. Agora, também vocacionada para a realização de eventos.
O Cuba já futebolista foi na jornada angolana do nosso saudoso Quitexe (titu-
lar dos «ferrugens» do Parque-Auto e da CCS) e para ele e para lá (para Cuba) vai o nosso abraço de parabéns!
Carlos Costa, de
AV, o Mouraria

Costa de Aldeia Viçosa, 67
anos na Amadora !

O Costa das transmissões da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 67 anos a 12 de Fevereiro de 2019.
Carlos Alberto de Abreu Costa, é este o seu nome completo mas por lá conhecido como Mouraria, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, no final da sua jornada angolana do Uíge, e fixou-se na cidade de Lisboa - onde então morava, na Rua do Bem Formoso, da freguesia do Socorro. Actualmente, vive na Estrada da Circunvalação, na Amadora, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário