![]() |
Furriéis milicianos da 2ª. CCAV. 8423. De pé, Mário Matos, António Artur Guedes e José Fernando Melo. Em Baixo, Carlos Letras, José Gomes e António Cruz. Gente do alto! |
Os Cavaleiros do Norte, há 44 anos e pelas bandas do Quitexe, continuavam as suas acções de segurança de pessoas e bens, embora já muito menos bem entendidos pela comunidade civil branca, a europeia.
A véspera, dia 8 de Fevereiro de 1975, assinalou o fim das escoltas na Estrada do Café (as habituais, duas ou três vezes por dia..., controlando o tráfego de Luanda a Carmona), embora, quando solicitados, continuassem disponíveis para todas as solicitações da população. E, por elas, muitas vezes galgando as sempre perigosas picadas do interior uíjano.
Tal serviço era «assaz desgastante para o pessoal e viaturas», mas os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 nunca regatearam qualquer apoio, a quem quer que fosse e custasse isso os sacrifícios que custassem ao pessoal.
«A actividade operacional», de resto e segundo o livro «História da Unidade», o BCAV. 8423, «manteve as características anteriores, com visitas a fazendas e povos». Tal operacionalidade, ainda de acordo com o HdU, «levava a percorrer a rede estradal à nossa responsabilidade com elevada frequência».
Bem nos lembramos desse tempo de há 44 anos, que era de permanente actividade, constante nas 24 horas do dia, se necessário tal fosse.
![]() |
Capa do livro «História da Unidade» |
Comício do PAIGC
no Quitexe !
O dia 8 de Fevereiro de 1975, há 44 anos e na vila do Quitexe, foi tempo da realização de um comício do PAIGC, o movimento de libertação da Guiné.
Não temos grande memória de tal acontecimento (de resto surpreendente, um comício do PAIGC no Quitexe?), apenas o que nos recorda o livro «História da Unidade», o BCAV. 8423, que aqui citamos.
«Em colaboração com a FNLA», é sobre tal dia e acontecimento o que nos relata o HdU, explicando que tal comício «não teve significado para a história do BCAV.», mas que é recordado porque «indirectamente se encontrar na área de responsabilidade» dos Cavaleiros do Norte.
![]() |
José Fernando Melo, furriel de Aldeia Viçosa |
Melo, furriel da 2ª. CCAV.,
67 anos na cidade de Leiria!
O furriel miliciano Melo, atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8433, festeja 67 anos a 9 de Fevereiro de 2019.
José Fernando Noro Dias de Melo, Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa e depois da cidade de Carmona, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, fixando-se em Granja do Ulmeiro, município de Soure, de onde é natural e onde residia.
A carreira profissional foi feita nas Brigadas de Trânsito da GNR e agora, já aposentado, mora em Leiria, para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário