CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

5 333 - Domingo de Carnaval do Quitexe e as primeiras eleições pós-25 de Abril!

Trio musical improvisado na Casa dos Furriéis da CCS do BCAV. 8423, no Quitexe: Peixoto,
 Neto e Viegas. Não era grupo para festa de carnaval, mas era não mais que uma grande
«barracada» musical. Não acertavam uma nota...


Um furriel disfarçado
mas não era carnaval...
Carnaval por terras de Angola
(foto da net)

O dia 9 de Fevereiro de 1975, há precisamente 46 anos, foi domingo de Carnaval, que pelo Uíge angolano pouco vimos, a não ser, na zona do Quitexe, os alguns sons que tambores e gritos de dança que nos chegavam das sanzalas vizinhas: o Cazenza, a Aldeia, a Talambanza, as mais próximas.
A nossa curiosidade não era muita, de resto, até porque, embora já sem as cansativas escoltas na Estrada do Café, as guarnições ainda tinham tarefas que sobrassem: além dos serviços de ordem a tarefas internas distribuídas, os grupos operacionais tinham ainda escalas diárias para visitas a fazendas e povos da zona de acção. O que, é bom não esquecer, sempre implicava o perigo subjacente para quem transitava nas longas e poeirentas picadas uíjanas.
O domingo de Carnaval de há 46 anos era mesmo domingo, dia em que, para quem não estivesse de serviço, até dava para vestir a farda nº. 2 (a de saída) para o «turismo» interno _ que mão passava de alguma saltada a Carmona (que pudesse...), pi passeio dos tristes pelas ruas, restaurantes e bares do Quitexe. Em Aldeia Viçosa e Vista Alegre, não seria muito diferente o dia.
Os mais crentes iam à missa do Padre Albino Capela (na Igreja da Santa Mãe de Deus) e os mais abonados até dispensavam o rancho para irem almoçar ao Pacheco, ao Rocha ou ao Topete - restaurantes da vila quitexana.
Era dia de correio, que chegava de Carmona ao fim da tarde, normalmente pelas mãos do 1º. cabo Rodolfo Tomás, e nesse dia chegaram notícias das eleições que se iriam realizar em Portugal. As primeiras, depois do 25de Abril de 1974 - para a Assembleia Constituinte.

Partidos de há 42 anos, nas pri.
meiras eleições pós-25 de Abri
l


As primeiras eleições do
Portugal pós-25 de Abril

As eleições era um dos «pratos fortes» das vastas e fartas tertúlias da messe de sargentos (e noutros locais da guarnição, certamente), nalguns casos com posições muito extremadas, abundantemente discutidas e divididas entre as ideias que hoje se chamariam de direita e de esquerda, sem que na altura as identificássemos com a mínima clareza.
O que eram PS, PCP, PPD (agora PSD) ou CDS para os militares da guarnição quitexana? Ou os já desaparecidos PDC, FSP, PCPT/MRPP, MDP/CDE ou MES, FEC/ML, LCI, UDP e AOC? Ou o PPM?
Alguns deles nem chegariam ao acto eleitoral de 25 de Abril (só os da imagem) e, para a maioria de nós, pouco diziam e menos importavam. O que nos importava era a data de regresso a Portugal.
Fazendo memória desse tempo de há 46 anos, recordamos os partidos que por essa altura se apresentavam a eleições:
- PS: Partido Socialista.
- PCP: Partido Comunista Português.
- PPD: Partido Popular Democrático (actual PSD).
- CDS: Centro Democrático Social.
- PDC: Partido Democrata Cristão.
- FSP: Frente Socialista Popular.
- PCTP/MRPP: Partido Comunista dos Trabalhadores de Portugal/Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado.
- MDP/CDE: Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral.
- MES: Movimento da Esquerda Socialista.
- FEC/ML: Frente Eleitoral de Comunistas (Marxistas-Leninistas).
- LCI: Liga Comunista Internacionalista.
- UDP: União Democrática Popular.
- AOC. Aliança Operária Camponesa.
- PPM: Partido Popular Monárquico.
O que é que nos diziam estes partidos todos? Nada. Ou muito pouco. O nosso ponto de interesse estava centrado no regresso a Portugal, o que só viria a acontecer em Setembro desse ano de 1975.

O Verde em 2014

Verde de Aldeia Viçosa já
maduro aos 69 anos de vida!

O soldado Joaquim Henrique Ferreira Pereira Verde, atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, festeja 69 anos a 10 de Fevereiro de 2021.
Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa e depois de Carmona, é natural de Casal da Cortiça, povoação da freguesia de Barreira, em Leiria - aonde regressou a 10 de Setembro de 1975.Por lá fez a sua longa carreira profissional na área da serração de mármores e mora no Vale Gracioso, em Azóia, também em Leiria.
Para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário