CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

5 348 - Apontadores de morteiros para o BCAV. 8423! Memória de Henriques e Delgado !

Quitexe, a 24 de Setembro de 2019, quando por lá passou o furriel Viegas da CCS: a
 igreja de Santa Maria de Deus, ao fundo, e, do lado direito, o espaço onde era o
  quartel. Os pavilhões são de uma escola e estão onde era o balneário militar. 

O espaço do quartel, à esquerda, visto do lado do
adro da Igreja do Quitexe. Junto à vedação, de paus,
ficavam as casernas do PELREC e sapadores

A 23 de Fevereiro de 1974, um sábado para domingo de há 47 anos e pouco depois das 11 horas de noite, apresentaram-se no RC4 vários militares, todos apontadores de morteiros e para as várias companhias operacionais dos futuros Cavaleiros do Norte. 
Os atiradores de Cavalaria já tinham acabado a recruta e começavam a chegar
As casernas, em 1974 e vistas do lado do adro
da igreja. Comparar com a imagem de cima.
O separador da avenida ainda é o mesmo. Ao
fundo, em cima, a Administração Civil
vários especialistas, todos eles oriundos do Regimento de Infantaria nº. 11 (RI 11), de Setúbal, por «terem sido nomeados para servir o ultramar, com destino ao BCAV. 8423».
Os seguintes e para as seguintes companhias operacionais:
- 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, comandada pelo capitão miliciano Davide Castro Dias: Manuel de Almeida Novo (1º. cabo, natural de Calde, em Viseu), José António Tavares de Sousa (de Pedras Novas, Leça da Palmeira, em Matosinhos) e Manuel Joaquim Vilaça da Silva (da Barroca, em Ouriz, Vila Nova de Famalicão).
- 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz: Adelino Augusto Ferreira do Couto (de Lousada, em Vila Nova de Famalicão) e António Manuel Magalhães Macedo (de Cimo de Vila, em Penafiel).
- 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, comandada pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes: José Agostinho da Silva Ferreira (1º. cabo, de Vila Chã, freguesia de Santo Estevão de Briteiros, concelho de Guimarães), Fernando da Silva Oliveira (de Sub-Estrada, em Nespereira, também em Guimarães) e António Moreira de Carvalho (do lugar de Teixogueira, freguesia de Milagres, em Leiria).
Monumento que, em Odivelas, evoca os seus
mortos 
na guerra colonial. Entre eles, Joaquim
Manuel Duarte Henriques, soldado da 1ª. CCAV.
8423, a da fazenda de Zalala. RIP!!!



Morte de Joaquim Henriques,
Cavaleiro de Zalala !

O mesmo dia e hora foi tempo de apresentação do 1º. cabo Aurélio P. Oliveira, chegado do 2º. GCAM. Não se sabe a que companhia se destinava e o seu nome não aparece nas listagens de nenhuma. Provavelmente, não seguiu para Angola.
A véspera registara a apresentação, às 19 horas, do soldado Joaquim Manuel Duarte Henriques «por ter terminado a pena que lhe foi imposta». Era atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e viria a falecer em Angola, vítima de doença, a 21 de Setembro de 1974.
Doente em Zalala, foi então evacuado para a enfermaria do Quitexe e, tanto quanto se supõe, passou pelo Negage, antes de ser levado para o Hospital Militar de Luanda - onde faleceu.
O corpo foi trasladado para o cemitério de Odivelas, a sua terra natal, e o seu nome está em memória no monumento que editamos. Era filho de João Pedro Henriques e Delfina da Conceição Duarte. RIP!!!

Abílio Delgado
Delgado, 1º. cabo de Aldeia
Viçosa faleceu há 11 anos !

O 1º. cabo Abílio da Fonseca Delgado foi atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423 e faleceu há 11 anos.
Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975 e fixou-se no Casal da Charneca, da freguesia de Évora, no município de Alcobaça, de onde era natural. E lá fez vida familiar, casou e foi pai de 3 filhas (a mais nova agora 36 anos). 
Profissionalmente, criou e geriu uma exploração de coelhos. Há 11 anos, foi vítima de uma embolia cerebral e faleceu a 22 de Fevereiro de 2009. Hoje, o recordamos com saudade. RIP!

Sem comentários:

Enviar um comentário