CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 8 de janeiro de 2022

5 676 - Reunião de trabalho, há 47 anos, precedida de uma palestra a todo o pessoal do BCAV. 8423!

 

A avenida do Quitexe, ou Rua de Baixo, em imagem de 24 de Setembro de 2019. A segunda casa,
do lado direito, era a do Comando e secretaria da CCS do BCAV. 8423 e Casa dos Furriéis. A seguir,
 a Messe de Oficiais e, mais ao fundo, o bar e Messe de Sargentos 
Os Cavaleiros do Norte Raúl Ferreira (que hoje
festeja 70 anos), Carvalho, Tobias (tronco nu) e
Romão, todos da 3ª. CAV. 8423, a de Santa Isabel


A apresentação informal dos futuros Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 foi a 8 de Janeiro de 1974, há precisamente 47 anos e no Regimento de Cavalaria nº. 4, no Campo Militar de Santa Margarida.
Ao tempo, decorreu uma reunião de trabalho no Destacamento do dito RC4 «em que estiveram presentes os quadros do BCAV.», tendo sido, de acordo com o livro «História da Unidade», «precedida de uma palestra a todo o pessoal».
A chegada maciça dos futuros combatentes angolanos tinha sido na véspera e a palestra de há 47 anos, palestra do comandante Almeida e Brito, «expressou os princípios e hábitos de vida que teriam de nortear a vida do BCAV. durante o tempo em que, como unidade constituída, vivesse no RC4 e na Região Militar de Angola».
«Poderá dizer-se que foi uma apresentação informal»
, reporta o HdU, precisando que «o encontro da maioria do pessoal do futuro Batalhão - oficiais, sargentos e praças - só se deu no dia 7 de Janeiro» de 1974.
Não parece, mas já lá vão 47 anos! Todos éramos jovens e cheios de sonhos para o futuro, com uma guerra pelo meio. E era Angola o nosso destino!



O (ainda não) Barbas, 
Alberto Pimenta de Zalala


Alberto Pimenta
o Barbas de Zalala
Alberto Pimenta, o Barbas
de Zalala, faleceu há 2 anos!

O soldado Alberto Abel Alves Pimenta, o saudoso Barbas de Zalala, de Vista Alegre, Songo e Carmona, faleceu na noite de 7 de Janeiro de 2020, há 2 anos e vítima de doença, aos 67 e no Hospital de Vila do Conde. 
O corpo ficou em câmara ardente ao primcípio a tarde do dia 8 de Janeiro de 2019, hoje se fam 2 anos e na casa mortuária da Igreja da Paróquia de Amorim, na Póvoa do Varzim, realizando-se o funeral na quinta-feira (dia 9).
Nascido a 26 de Fevereiro de 1952, foi atirador de Cavalaria de especialidade e regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, fixando-se no Mindelo, lugar da freguesia de Árvore, em Vila do Conde.
Trabalhou na área da restauração automóvel, com oficina própria - a Auto-Reparadora, da Rua do Alto das Póvoas, no Terroso, Póvoa do Varzim - e era conviva habitual e, aliás, indispensável e carismático dos encontros da 1ª. CCAV. 8423. Sempre, um Cavaleiros do Norte incontornável, com a sua longa barba, que por Zalala começou a crescer e o acompanhou por toda a vida!
Hoje o recordamos com saudade! RIP!

Raúl de Santa Isabel
Raúl Ferreira e esposa
70 anos em Queluz !


O soldado Raúl Ferreira foi atirador de Cavalaria e especialidade militar e combatente da 3ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano José Paulo Fernandes. Festeja 70 anos a 8 de Janeiro de 2022. Hoje mesmo!
Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel e do grupo de combate do alferes miliciano Mário Simões, Francisco Raúl de Sousa Costa Ferreira (é este o seu nome completo) também passou pelo Quitexe e Carmona, regressando a Portugal no dia 11 e Setembro de 1975, ao lugar de A-da-Beja, freguesia de Belas, em Sintra.

Já aposentado, vive agora na Serra da Silveira, na mesma Belas sintrense, de l´vajando muitas vezes a gozar os prazeres da vida e da família Ao lado, na foto, o vemos, em Almodôvar,  com a esposa e no dia de Amo Novo de 2021. Para vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário