CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 13 de março de 2022

5 740 - Criptos, sapadores, mecânicos, bate-chapas e estofador no RC4 e paao BCAV. 8423!

Cavaleiros do Norte do Parque-Auto da CCS do BCAV. 8423, no Quitexe: os 1ºs. cabos
Orlando Teixeira (pintor) e Domingos Teixeira (estofador e de tronco nu), furriel Norberto Morais
e 1ºs. cabos Rafael Farinha  (mecânico-auto) e Carlos Alberto Mendes (bate-chapas)  

Os 1º.s cabos António Medeiros (falecido
 a 10 de Abril de 2003, no Porto (de doença) 
e João Estrela, morador na Amadora e
ambos «criptos» da CCS
José A. Louro,
falecido 23/07/2008

O Medeiros e o Estrela, o Guerreiro, o Mendes e o Teixeira, o Pedreira, o Gabriel, o Louro e o Pires, futuros Cavaleiros do Norte, chegaram ao RC4 há precisamente 48 anos, dia 13 de Março de 1974.
A quarta-feira que esse dia era levou-os até Santa Margarida «por terem sido nomeados para servir no ultramar e com destino à CCS do BCAV. 8423».
Todos especialistas, eram já dos últimos militares da futura guarnição do Quitexe:
Albino Pires

- MEDEIROS: António Carlos Fernandes de Medeiros, 1º. cabo operador-cripto, rodado do Batalhão de Reconhecimento de Transmissões (BRT), na Trafaria. Natural do Porto, lá faleceu a 10 de Abril de 2003, vítima de doença.
- ESTRELA. João Francisco Lavadinho Estrela,  1º. cabo operador-cripto, ido do BRT. Natural de Campo Maior e então residente em Lisboa, mora agora na Amadora.
- TEIXEIRA. Domingos Augusto Teixeira, 1º. cabo estofador, rodado do BE3. É do Bairro do Cerco do Porto, no Porto, onde ainda mora.
- MENDES. Carlos Alberto Serra Mendes, 1º. cabo bate-chapas, transferido do Batalhão de Engenharia 3 (BE3), mesmo ao lado do RC4, em Santa Margarida. É de Abrantes e lá supomos que viverá.
- GUERREIRO. José Domingos da Encarnação Guerreiro, soldado mecânico-auto, oriundo do BE3. Mora na zona de Portimão.
- GABRIEL. Gabriel Alves Mendes, 1º. cabo sapador, transferido do Regimento de Artilharia Ligeira nº. 1 (RAL1), em Lisboa. É  de Cortes do Meio, na Covilhã.
- LOURO. José Adriano Nunes Louro, 1º. cabo sapador, transferido do RAL1, em Lisboa. É de Tomar e faleceu a 23 de Julho de 2008, por suicídio.
- PIRES. Albino Jorge de Oliveira Pires, 1º. cabo sapador, transferido do RAL1, em Lisboa. É de  Folgosinho, em Gouveia, e está emigrado nos Estados Unidos.
- PEDREIRA. Joaquim M. S. Pedreira, rodado do BC5. Não integrou o BCAV. 8423 na jornada angolana, por razões que desconhecemos.

Bolo da 3ª. CCAV. 8423



Rodrigues de Santa Isabel
faz 70 anos em  Braga !

O 1º. cabo José Barbosa Rodrigues foi cozinheiro da 3ª. CCAV. 8423 e festeja 70 anos a 14 de Março de 2022, amanhã e em Braga.
Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel - e depois do Quitexe e e da cidade  de Carmona -, é natural das Quintas de Vila Verde, na freguesia de Travassós, do município de Vila Verde. Foi lá que voltou a 11 de Setembro de 1975, quando terminou a sua jornada africana do Uíge angolano. 
Tanto quanto julgamos saber, mora agora em Braga, na Costa Gomes, para onde «cozinhamos» o nosso abraço de parabéns!
Bolo da 1ª. CCAV. 8423


Amaro de Zalala, 70
anos no Fundão !

O soldado Mário Manuel  das Neves Amaro, Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, festeja 70 anos a 14 de Março de 2022.
Atirador de Cavalaria da Fazenda Maria João, a da mítica Zalala,  também jornadeou por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, voltando a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, fixando-se no seu natal Monte do Bispo, lugar da vila e freguesia de Caria, no município de Belmonte. 
A vida familiar e profissional «levou-o» um bocadinho mais para sul do país, uns 30 quilómetros abaixo, morando agora no Fundão - para onde «atiramos» o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário