CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 11 de maio de 2022

5 799 - O dia de anos de Cavaleiros do Norte e dos 80 do padre Albino Capela do Quitexe !

A última Bandeira de Portugal arriada na Fazenda Maria João, a de Zalala: os furriéis milicianos
Ribeiro e Branco, da BCAÇ. 4211, e os Cavaleiros do Norte Castro Dias, capitão e comandante
da 1ª. CCAV. 8423 (quem a arriou) e o furriel Viegas, da CCS


O capitão Castro Dias em 1974/75
O dia 11 de Maio, em 1974, foi um sábado e fim de semana  do BCAV. 8423, depois da exigente Instrução Altamente Operacional (IAO).
É dia, também, de festa de anos de vários Cavaleiros do Norte do BCAV 8423. Por exemplo, do capitão Davide Castro Dias, ao furriel Freitas Ferreira, do clarim José Caetano e do condutor Jaime Galvão. E do padre Albmo Capela.
Também foi dia, nesse ano, de se saber da morte, em Angola, de soldados e do recrutamento local: Julião Ambrósio Moçâmedes, natural de Novo Redondo; e Salomão Joaquim, de Porto Amboim. O mesmo comunicado dava conta de mais 5 mortos em combate: 4 na Guiné (Vicente Rodrigues, Policarpo Augusto Gomes, Nulasso Augusto Gomes e Samper Mendes, todos do recrutamento local) e 1 em Moçambique (José Henriques Jesus Pessoa, natural de Alto do Estanqueiro, no Montijo).

Capitão Castro Dias
festeja hoje 80 anos!


O capitão miliciano Davide de Oliveira Castro Dias foi comandante de 2ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e festeja 80 anos e jovem como um pero e permanente conviva dos regulares encontros dos «zalalas», continua activo, há 47/48 anos.
Ao tempo residente em Rio Tinto (Gondomar) e assistente da Universidade do Porto. Mobilizado para Angola, jornadeou por Zalala, Aldeia Viçosa e Ponte do Dange, Songo e Carmona. Regressou a Portugal a 9 de Setembro de 1975 e continuou a carreira de professor, mais tarde também como dirigente sindical. Aposentado, continua a ser presença inevitável e imprescindível nos vários encontros que, anos atrás de anos, os «zalalas» organizam para refrescar memórias e alimentar as saudades que não querem deixar morrer. Parabéns!!! Ver AQUI
Dr. Albino Capela

Albino Capela festeja
80 anos em Barcelos!

O padre Capela está hoje em festa: a dos seus magníficos 80 anos. Em 1974 e no Quitexe assoprou as velas dos 32 anos, em vésperas da chegada da CCS dos os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423. A terceira unidade militar que conheceu por terras do Uíge.
«Os dias do Quitexe foram muito felizes, principalmente com os militares», disse-nos há momentos, em conversa telefónico de há momentos. 
António Albino Vieira Martins Capela, de seu nome completo, pertencia à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e, na altura, missionava na Igreja de Santa Maria de Deus do Quitexe - de onde partia em missão para comunidades da região uíjana. Regressado a Portugal, deixou o sacerdócio e enveredou pelo ensino, constituiu família e vive em Arcozelo, no concelho de Barcelos.
Hoje, completa 80 anos - são os anos de bodas de nogueira (ou carvalho) de um vida de serviço!... - e, marido apaixonado e pai e avô felicíssimo, é companheiro activo dos encontros da CCS. Para ele vai um grande abraço de parabéns, embrulhado no afecto partilhado de todos os Cavaleiros do Norte! * Ver AQUI
Furriel F. Ferreira

Furriel Freitas Ferreira,
70 anos em Guimarães!

O furriel miliciano José Maria Freitas Ferreira está hoje em festa, a dos seus 70  anos. Dia 11 de Maio de 2022!
O Ferreira foi furriel miliciano atirador de Cavalaria de especialidade militar e da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa. Na sequência do acidente que sofreu a 1 de Julho de 1974, numa curva do Quibaxe e no decorrer de um patrulhamento militar, foi reclassificado como amanuense e transferido para Luanda - onde concluiu a sua jornada angolana.
Profissional da área da auditoria, da consultadoria fiscal e da contabilidade, mora em Costa, freguesia do concelho de Guimarães. Foi aqui que organizou no encontro de 2016.
Parabéns, neste dia bonito e feliz da sua vida. Ver AQUI

Clarim Caetano
Clarim José Caetano
70 anos em VN de Gaia!

O clarim Gomes, da CCS do BCAV. 8423, nasceu a 11 de Maio de 1952, mas só foi registado duas semanas depois (a 25). É um privilegiado: faz anos das vezes por ano! Já vai nos 140: 70 mais 70!!!
José António Cardoso Caetano, de seu nome completo, é natural da freguesia de S. Nicolau, na cidade do Porto, e lá voltou a 8 de Setembro de 1975 - quando terminou a sua (e nossa) jornada africana de Angola. Actualmente, e, agora já aposentado, mora em Mafamude, concelho de Vila Nova de Gaia, para onde vai o nosso abraço de parabéns pelos 70 anos que amanhã festeja! Com repetição no dia 25, sem falta e com alegria. 
Parabéns!
Fazenda de Zalala, da 1ª. CCAV. 8423


Jaime Galvão, de Zalala,
70 anos em Odivelas!

O soldado condutor Jaime Galvão Fernandes foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Maria João, a de Zalala, e festeja(rá) 70 anos a 11 de Maio de 2022.
O seu nome não consta da relação do pessoal da Companhia de Zalala que a 9 de Setembro de 1975 desembarcou no aeroporto de Lisboa, depois da jornada africana do norte de Angola. Não sabemos a razão. 
O furriel João Dias, especialista de transmissões desta subunidade do BCAV. 8423, informou o blogue, há já algum tempo, que mora(rá) em Odivelas, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Marques de Zalala
faleceu há 13 anos ! 

O soldado João Nunes Marques, da 1ª. CCAV. 8423, faria 70 anos a 11 de Maio de 2022, mas faleceu há quase 13 anos! 
Clarim dos Cavaleiros do Norte da mítica fazenda Maria João, a de Zalala, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e fixou-se em Vale do Coelheiro, freguesia de Santo André dos Toseiros, em Castelo Branco - a sua terra natal.
Hoje, faria 70 anos, mas, por razões que não conhecemos, faleceu a 20 de Dezembro de 2009 e aqui o recordamos com saudade! RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário