CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 17 de abril de 2025

 

Joaquim G.  Mendes



O soldado Joaquim Gaspar Mendes foi atirador de Cavalaria e combatente da 2ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano José Manuel Cruz. 
Festeja 73 anos a 17 de Abril de 2025. 
Hoje mesmo!
Cavaleiro do Norte da guarnição do BCAV. 8423 da vila de Aldeia Viçosa, em plena Estrada do Café, aquartelou-se mais tarde na cidade de Carmona, para onde rodou com a sua Companhia - a 11 de Março de 1975. 
O Mendes regressou a Portugal no dia 10 de Setembro deste mesmo ano, quando a sua subunidade terminou a sua comissão militar em Angola.
Natural do lugar de Souto, da freguesia de Fundada, no concelho de Vila do Rei, do distrito de Castelo Branco (na Beira Baixa) - onde há 50 anos se radicou -, a vida levou-o mais tarde para um bocadinho ao lado, para Estevais - a terra de Vicente José Alves, que foi condutor da CCS. É para lá, e para ele, que vai o nosso abraço de parabéns!

quarta-feira, 16 de abril de 2025

O furriel Victor Guedes, da 3ª. CCAV. 8423, faleceu há 27 anos! n

 

Furriel Victor Guedes



O furriel miliciano Victor Mateus Ribeiro Guedes foi Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, e faleceu a 16 de Abril de 1998, de doença e em Lisboa.
Há exactamente 27 anos!
Especialista de armamento pesado, também jornadeou pela vila do Quitexe e pela cidade de Carmona -, servindo sempre com eficiência, disciplina e camaradagem.
Regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 e radicou-se na Travessa dos Remédios, freguesia de S. Sebastião da Pedreira, em Lisboa - de onde partira a 5 de Junho de 1974. Tinha apenas 46 anos na altura da sua morte, nascido que foi a 27 de Maio de 1952. Partiu muito novo e hoje, o recordamos com saudade! RIP!!!

O alferes-médico Honório Campos festeja 81 anos em Coimbra !

O alferes médico
Honório Campos

O alferes miliciano médico António Honório de Campos festeja hoje 81 anos, em Coimbra.
Ao tempo de Novembro de 1974, substituiu o capitão Manuel Leal na CCS e serviu também as 2ª. CCAV., de Aldeia Viçosa, e a 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, e com «elevada competência profissional», que justificou «merecido louvor», proposto pelo capitão José Paulo Fernandes, da 3ª. CCAV. 8423.
Acumulou funções militares com as de Delegado de Saúde do Quitexe, apoiando «toda a população civil, sem olhar a horas de trabalho», como se lê no louvor do comandante Almeida e Brito, acrescentando-lhe «dedicação integral a todos os casos vividos».
O grave conflito armado entre a FNLA e o MPLA, no Quitexe e em Junho de 1975, levou-o a ter de «actuar quase sozinho, perante elevado número de feridos muito graves, patenteando elevada isenção» e manifestando «a sua capacidade técnica e humana, em actividade digna de realce».
Regressado a Portugal, seguiu carreira de dermatologista, foi assistente graduado do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, e exerceu medicina privada. Está aposentado desde Outubro de 2006 e vive em Coimbra, dividindo o seu dia-a-dia com a Figueira da Foz. Parabéns!

terça-feira, 15 de abril de 2025

- Há 50 anos: Grupo de conbate da 3ª. CCAV. 8423 reforçou guarnição de Carmona!

Os capitães José Manuel Cruz e José Paulo 
Fernandes, comandantes da 2ª. e 3ª. CCAV´s
8423, e o alferes João Machado


Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 foram reforçados, na capital do Uíge, de 15 para 16 de Abril de 1975.
Há 50 anos e com um grupo de combate da 3ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano José Paulo Fernandes.
A subunidade dos Cavaleiros do Norte estava ao tempo aquartelada na vila do Quitexe, para lá rodada a 10 de Dezembro de 1973 - indo da Fazenda Santa Isabel.
A véspera, como ontem lembrámos, tinha sido tempo de ao BC12, quartel situado na saída de Carmona para o Songo, ter chegado outro grupo de combate - este, do BCAÇ. 5015.
A razão era óbvia: «A necessidade de intensificar patrulhamentos e a segurança da cidade de Carmona», como reporta o livro «História da Unidade».´

Santos foi atirador de Zalala e festeja 73 anos em Monte da Caparica !

 

José B. dos Santos,


O soldado José Baptista dos Santos foi combatente dos Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423 e festeja 73 anos a 15 de Abril de 2025.
Hoje mesmo, a terceira terça-feira deste mês.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, jornadeou pela mítica e saudosa Fazenda de Zalala e depois por Vista Alegre/Ponte do Dange, pelo Songo e pela cidade de Carmona .
É natural da Penasqueira, lugar da freguesia e concelho de Oleiros, e lá voltou no dia 9 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) comissão militar em Angola.
Actualmente e já reformado, mora no Monte da Caparica, no concelho de Almada, e é para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!

segunda-feira, 14 de abril de 2025

- Há 50 anos: Cavaleiros do Norte reforçados em Carmona com grupo da BCAÇ. 5015!

 

Os furriéis milicianos Cruz, rádio-montador, e Viegas, de Operações Especiais (Rangers), ambos da
CCS do BCAV. 8423 e nas férias angolanas da Nova Lisboa huambana de Abril de 1975. Há 50 anos! 


Grupo de militares do BCAÇ. 5015, aquartelado no Songo e do qual, a
a 14/04/1975, saiu um Grupo de Combate para reforçar os Cavaleiros
do Norte, ao tempo em Carmona e no BC12. Há 50 anos!


Há 50 anos e aos 14 dias de Abril de 1975, a guarnição dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, em Carmona, foi «temporariamente reforçada» com um Grupo de Combate do BCAÇ. 5015, cuja 1ª. Companhia estava instalada em Chimacongo, passando por Lucunga e Songo. 
O objectivo da rotação deste grupo do Songo era claro: «(..) cumprir a intensa actividade de patrulhamentos mistos», que vinham a assoberbar as NT.
«(...) Os incidentes de Luanda e Salazar vieram de ressaca até Carmona, dando origem a que houvesse que fazer intervenção a conflitos diversos, o mais grave deles em 13 de Abril, na própria cidade, aquando uma acção de fogo entre o MPLA e a FNLA, através de elementos das suas forças militares», relata o livro «História da Unidade». 
O incidente é o mesmo que aqui ontem historiado e que originou o louvor do alferes miliciano Meneses Alves.
Notícia do Diário de Lisboa, sobre
Angola, de 14 de Abril de 1975

Lutas entre o MPLA
e a FNLA !

Os furriéis Cruz e Viegas, ambos da CCS e nesse tempo de há 50 anos, continuavam por Nova Lisboa (no Huambo) e Luanda, a capital angolana, recebia uma delegação da OUA e da ONU, formada por 4 elementos e ali deslocada especialmente para, segundo o «Diário de Lisboa» desse dia, «estudar o panorama político de Angola, onde as lutas entre ao MPLA e a FNLA ameaça pôr em risco a passagem pacífica para a independência». 
A da ONU, após protesto do MPLA, assegurou que não teria interferência na actividade política. Iriam, durante 10 dias, «estudar as necessidades do país no campo social e económico».
O MPLA, ao tempo, também se opunha ao envio, para Angola, de uma missão da OUA e da ONU para investigar as confrontações armadas ocorridas na cidade. Lúcio Lara, alto dirigente do movimento/partido e chefe da Delegação em Luanda, afirmou mesmo, numa conferência de imprensa, que tal interferência «era contrária aos interesses nacionais».

O 1º. cabo Adão Morais, atirador de Zalala, faria hoje 73 anos !

Adão Luís C. Morais



O 1º. cabo Adão Luís Correia de Morais foi  combatente da 1ª. CCAV. 8423 e faria hoje 73 anos, dia 14 de Abril de 2025. Infelizmente, faleceu há já quase 16 anos.
Cavaleiro do Norte com a especialidade de atirador de Cavalaria, jornadeou pela Fazenda de Zalala (a Maria João) e depois também passou por Vista Alegre/Ponte do Dange, pelo Songo e pela cidade de Carmona.
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar em Angola, fixando-se na Bolsa de Cima, lugar da freguesia de Ordem, no município de Lousada - agora União de Freguesias de Cristelos, Boim e Ordem.
Adão Morais, de doença, faleceu a 7 de Agosto de 2009, aos 57 anos de idade, ainda muito novo, e hoje o recordamos com saudade. 
RIP!!

domingo, 13 de abril de 2025

Incidentes entre forças da FNLA e do MPLA! Louvor ao alferes Meneses!


Carmona, actual cidade do Uíge, praça da Zona Militar Norte (ZMN), o edifício da esquerda, vendo-se
também o do Governo Civil e Correios (enm frente) e da Câmara Municipal. Ao fundo, a então Avenida
Capitão Pereira, agora Avenida Presidente Agostinho Neto 
Alferes Meneses Alves
Combatentes do MPLA e da FNLA em
Carmona (data desconhecida, de 1975)



Domingo, Abril de 1975, dia 13.
A cidade de Carmona foi palco de «uma acção de fogo entre a FNLA e o MPLA, através de elementos das suas forças militares», que obrigou a pronta intervenção de uma força portuguesa, comandada pelo alferes miliciano Meneses Alves, para acabar com «o grave conflito, na própria cidade».
O alferes Meneses Alves viria a ser louvado, porque, como se pode ler na Ordem de Serviço nº. 90, «actuou de forma rápida, decidida e enérgica, não deixando dúvidas quanto à determinação do pequeno núcleo de tropas que comandava». Por tal, «conseguiu a detenção de dois dos elementos em confronto e ainda, de imediato, ter feito abortar a referida manifestação».
A manifestação «não autorizada superiormente» decorrera ao fim da tarde desse domingo, dia 13 de Abril de 1975. Uma «acção de fogo entre a FNLA e o MPLA, através de elementos das suas forças militares» que obrigou a uma intervenção de força de uma força portuguesa de Carmona. O nosso BCAV. 8423. Os Cavaleiros do Norte da terra uíjana de Angola!
- MENESES. Manuel Meneses Alves, alferes miliciano atirador de Cavalaria, da 2ª. CCAV. 8423. Empresário em Leiria, faleceu a 15 de Maio de 2013, vítima de doença. Ver AQUI

sábado, 12 de abril de 2025

- Há 50 anos: Os dias de Nova Lisboa e as preocupantes notícias de Carmona...

O furriel Viegas em Nova Lisboa, junto à
estátua de Norton de Matos, a 12/04/19.
Há 50 anos!
Há 15 anos

O blogue «Cavaleiros do Norte / Quitexe» de há 15 anos fez memória de há 50 e foi assim:


Há 35 anos, não havia telemóveis. 
Oi, telemóveis!!! 
E telefonar dos fixos que havia não era coisa de todos os dias. 
No Quitexe, por exemplo, nem sei se havia telefones.
Havia em Carmona e na messe de sargentos - que fôra de oficiais, no bairro Montanha Pinto.
Por esta altura de 1975, estava eu por Nova Lisboa a ser mimado no Hotel Bimbe, que era da prima Cecília e marido Rafael - filha de meu padrinho de baptismo, Arménio (que tinha falecido na Gabela). Com eles,vivia a viúva Isolina, assim minha madrinha por afinidade. E os quatro filhos do casal. 
Telefonei de lá para Carmona e falei com o Neto. 
«Como é que vão as coisas ?!!!...».
Não iam muito bem, com algumas escaramuças na cidade e muita turbulência nas relações entre os militares dos movimentos. Havia nervosismo e expectativa, algumas ansiedades, alguns perigos, nervos à flor da pele. E as notícias que chegavam de outras cidades eram preocupantes. 
«Lembras-te do que nos disse o Garcia?!...», perguntou-me o Neto.
O tenente João Mora, os furriéis Neto, Viegas
e Monteiro e o 1º. cabo Miguel Teixeira
Eu lembrava-me bem e, por isso mesmo, conversei com o Cruz (que me acompanhava) sobre o que deveríamos dizer aos meus familiares. Acabei por os alertar para os perigos iminentes, para as escaramuças que se viviam no norte e às quais a população do sul não dava crédito. 
Por lá, andava tudo pacífico, era tudo rosas e cravos num mar de tranquilidade. Quais guerras, quais quês?!
«Acho que devem preparar-se para ir embora...», disse eu a Cecília e a Rafael, numa viagem turística à Caala, em momento que achei oportuno. E insisti.
Não concordaram e até se admiraram com a sugestão! Nem quando, na noite da minha saída de Nova Lisboa, os voltei a tentar sensibilizar - dando-lhes o exemplo da greve do pessoal do hotel, de uns dias antes! Greve que foi em toda a cidade e gerou alguns conflitos - embora resolvidos pela polícia.
A saída deles para Portugal viria a ser bem difícil - numa «fuga» de avião que os trouxe pelo Gabão, já os filhos e a mãe (sogra) tinha, sido «evacuados». 
Foi em Agosto de 1975 e, sem disso saber - já não havia ligações telefónicas!!!... - andei eu alguns dias pelo aeroporto de Luanda, tentando localizá-los, entre os milhares de «retornados» que esperavam viagem para Lisboa - por não ter notícias deles. Cheguei a ir à Emissora Oficial de Angola, que para o efeito tinha um programa - no sentido de os localizar. Sem conseguir.
- CECÍLIA: Cecília Tavares das Neves, minha familiar e filha de meu padrinho de baptismo. Casada com Rafael Polido, tinham uma fazenda na Gabela e adquiriram o Hotel Bimbe, em Nova Lisboa. Rafael já faleceu e a família vive em Ois da Ribeira, 
- CAALA: Cidade também conhecida por Roberto Williams.

- GREVE: Trabalhadores negros da região de Nova Lisboa fizeram greve geral. Eu e o Cruz, sem grande habilidade minha, substituímos os do hotel, servindo os almoços e os jantares no restaurante. Ninguém ficou com fome!

A CCS dos Cavaleiros do Norte vai reunir em Ferreira do Zêzere!

Os Cavaleiros do Norte em Ferreira do Zêzere, no
encontro de 29 de Maio de 2010. Há 15 anos!
 


Os Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423 vão reunir-se a 31 de Maio de 2025, em Dornes, Ferreira do Zêzere.

O organizador é Aurélio Godinho Júnior, que foi atirador de Cavalaria do PELREC e que na nossa jornada africana do norte de Angola, por terras do Uíge, se imortalizou com Barbeiro - arte que por lá praticou com destreza, proficiência e mestria.
Já em 2010, há 15 anos e no dia 29 de Maio, foi coorganizador do encontro, então com o alferes miliciano Jaime Ribeiro e o condutor Vicente José Alves. 
«É com o maior gosto que venho convidar-vos para a comemoração dos 50 anos do nossa chegada de Angola a Portugal», sublinha o Barbeiro, na «ordem de serviço» que está a fazer chegar às mãos do Batalhão de Cavalaria 8423.
Chegada que, já agora fazendo história da jornada africana da CCS do BCAV. 8423, aconteceu a 8 de Setembro de 1975. Depois de ter passado pelo Quitexe (onde chegou a 6 de Junho de 1974) e pela cidade de Carmona (entre 2 de Março e 3 de Agosto de 1975), depois passando pelo Campo Militar do Grafanil, nos arredores de Luanda - onde tinha chegado a 30 de Maiode 1974,  voando de Lisboa, nos Transportes Aéreos Militares (TAM).
A «ordem» que divulga é para marcharmos para «o norte do Ribatejo, para Dornes - uma península que é rodeada pelas águas do Rio Zêzere, envolvida por uma paisagem deslumbrante».
O encontro de 2010
no jornal de FdZ


Os bons ares de
Ferreira do Zêzere!

A concentração do dia 31 de Maio de 1975 será a partir das 10,30 horas e no adro da Igreja Paroquial de Pias, a terra de naturalidade e residência do Aurélio (Barbeiro).
Localidade de onde ele partiu a 29 de Maio de 1974, para Santa Margarida, Lisboa e Luanda, e onde voltou a 8 de Setembro de 1975.
Nada mais nada menos que 15 meses depois, o tempo da missão cumprida em Angola!
O templo será onde o padre João Pedro, da Paróquia de S. Luís, celebrará missa (às 11,30 horas) de sufrágio pelos companheiros dos Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423 que já partiram.
Seguir-se-á para a vila de Ferreira de Zêzere, com paragem no Monumento dos Combatentes, e continuar-se-á para Dornes, onde o almoço/convívio decorrerá no salão da associação local, junto ao Santuário de Nossa Senhora do Pranto.
Os Cavaleiros do Norte da CCS deverão inscrever-se até ao próximo dia 8 de Maio de 2025, pelos telefones 917299792 e 249391337. Os do Aurélio (Barbeiro).
Inté lá!

sexta-feira, 11 de abril de 2025

A morte, há um ano, do 1º. cabo Antunes e esposa, em acidente de viação!

Virgílio Antunes

O Cavaleiro do Norte Virgílio Frade Antunes e a esposa, Maria Nazaré Martins, foram vítimas mortais de um acidente rodoviário que ocorreu na EN112 a 11 de Abril de 2024.
Há precisamente um ano!
Natural de Caniças, da freguesia de Cambas (Oleiros), seguia no seu automóvel quando aconteceu uma trágica e frontal colisão, na saída de Salgueiro do Campo, no concelho de Castelo Branco. Houve ainda um ferido ligeiro de 74 anos, passageiro da outra viatura, que foi transportado para o Hospital Amato Lusitano.
Virgílio Frades Antunes foi 1º. cabo atirador de Cavalaria e jornadeou por Aldeia Viçosa e Carmona. Tinha festejado 72 anos no dia 6 de Abril anterior e era participante habitual dos encontros anuais da 2ª. CCAV. 8423. A esposa tinha 70 anos.
RIP!

quinta-feira, 10 de abril de 2025

O capitão miliciano Manuel Leal faleceu em 2020! Há 5 anos!


Os alferes António Garcia e Jaime Ribeiro,
o Capitão Manuel Leal e o tenente Acácio Luz
em 1974 e na messe do Quitexe


O capitão miliciano Manuel Soares Cipriano Leal foi médico do BCAV. 8423 e faleceu há precisamente 5 anos, a 10 de Abril de 2020, na Póvoa do Varzim e aos 91 anos. 
Faria 92 a 3 de Outubro seguinte.
Ribatejano de Santarém, serviu no BCAÇ. 4211 (antes do BCAV. 8423) e regressou a Fafe em Novembro de 1974, onde residia e onde exerceu medicina até aos seus quase 90 anos, antes de fixar residência na Póvoa do Varzim.
O prestígio e a popularidade de que gozava na guarnição quitexana, para além as suas qualificações profissionais, multiplicaram empatias com os jovens Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423. Também pelo cavalheirismo que sempre assumia e abundamentemente partilhou, para além da competência dos seus diagnósticos, o virtuosismo e eficácia do receituário e trato afável e a permanente jovialidade, a boa piada que sempre soltava, brincalhando o seu e nossso dia-a-dia puseram o dr. Leal no altar da nossa admiração.
Hoje o recordamos com saudade, dele fazendo memória.
- Ver AQUI

O1º. cabo Medeiros, da CCS do BCAV. 8423, faleceu há 20 anos!


O 1º. cabo Medeiros



O 1º. cabo António Carlos Fernandes de Medeiros foi Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423 e faleceu, de doença, a 10 de Abril de 2003.
Há precisamente 22 anos e no Porto.
Operador-cripto de especialidade militar, apresentou-se no RC4 (a unidade mobilizadora) a 13 de Março de 1974, rodando do Batalhão de Reconhecimento de Transmissões (BRT), na Trafaria.
Durante a nossa jornada africana de Angola, trabalhou sempre na área do Comando - quer na vila do Quitexe, quer na cidade de Carmona (no BC12), localidades do Uíge angolano do norte.
Natural da freguesia de Bonfim, da Rua Santos Pousada, na cidade e município do Porto, onde residia e trabalhava e aonde regressou a 8 de Setembro de 1975, no final de sua (e nossa) comissão de serviço em Angola.
Hoje aqui dele fazemos memória, lembrando, com saudade, um bom companheiro que tão cedo partiu, aos 52 anos. RIP!!!

Sequeira de Aldeia Viçosa faz 73 anos em Vialonga !

  RIP!!! 

João Sequeira
da Silva


O soldado João Sequeira da Silva foi combatente da 2ª. CCAV. 8423  do BCAV. 8423 e festeja 73 anos a 10 de Abril de 2025. 
Hoje mesmo!
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, este Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa e da sub-unidade comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz, o Sequeira foi pela jornada africana do Uíge angolano - e vá lá saber-se porquê!... -, conhecido como o... Ligeira.
Também passou pelo BC12, em Carmona, e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, fixando-se em Pegões Velhos, freguesia de Pegões, no concelho do Montijo.
Vive agora na Vialonga, mais ao lado e no concelho de Vila Franca de Xira, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Cavaleiros do Norte de Santa Isabel encontram-se a 7 de Junho na Amora!


O encontro de 1 de Junho de 2024, no RC4, a unidade mobilizadora do BCAV. 8423

O capitão José Paulo Fernandes 
no encontro de 01/06/2024
Floro Teixeira



Os Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV 8423, a da Fazenda Santa Isabel, vão reunir a 7 de Junho de 1975. Na Amora, do Seixal.
O organizador é o 1º. cabo Floro Teixeira que, por terras uíjanas do norte de Angola, foi enfermeiro e a 11 de Setembro de 1975 regressou a Portugal
«Saímos de manhã de Luanda e chegámos a Lisboa por volta das 5 ou 6 horas da tarde», recordou-nos ele, em Setemnro de 2017 e também lembrando que, com o escriturário Rosado, «fomos de táxi, do aeroporto até ao Cais do Sodré».
Atravessaram o Tejo, até Cacilhas e, daqui, «de camioneta para Setúbal». «Eu saí no Laranjeiro, continuou o Rosado para Setúbal, onde morava», contou o Floro Teixeira, bem lembrado da surpresa nessa noite feita à mulher - que, saudosa e grávida de emoção, de olhos e coração pasmados da surpresa, se deixou cair nos seus braços, feliz! E nesse dia fez anos!
«Recordações destas nunca mais esquecem», sublinhou ele, recuado na memória do momento feliz de há quase 50 anos, a abraçar a mulher que o esperava há 15 meses, enlutada do seu amor maior, que tinha partido para a guerra.
Agora, a 7 de Junho de 2025, será data de «comemorar os 50 anos do regresso a casa».
O 1º. cabo Floro Teixeira na enfermaria de Santa Isabel

Convívio e muitas
recordações !


O almoço decorrerá no Espaço Ratatui, situado no número 36 da Rua do Rossio de Amora, na cidade de Amora, concelho do Seixal.
Os interessados em participar (e serão certamente muitos) devem «mobilizar-se» até 15 de Maio de 2025 e através do telemóvel 925748184, ou pelo email floro.teixeira@gmail.com.
«Conto convosco para mais um salutar convívio e recordação», comentou o (1º. cabo) Floro Gomes Teixeira, convidando todos os comandados do capitão miliciano José Paulo Fernandes.
Está, pois, na hora de pedirem o «passaporte» para esta jornada e confraternização dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, que, nos chãos do Uíge e além da Fazenda Santa Isabel (onde chegaram a 11 de Junho de 1974), também jornadearam pela vila do Quitexe (a 10 de Dezembro do mesmo ano) e pela cidade de Carmona (a 8 de Julho de 1975).

quarta-feira, 9 de abril de 2025

O blogue Cavaleiros do Norte nasceu há 16 anos!...

O encontro da CCS de 2009, a 12 de Setembro, motivou a criação deste blogue dos Cavaleiros do Norte.
Há 16 anos, dia 9 de Abril desse ano!!! Não imaginaríamos que se editasse tanto tempo e todos os dias!
O blogue tem 16 anos, de um dia a dia que 
 contou milhares de histórias!
Cavaleiros
do Norte


O primeiro post do blogue dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 foi editado a 9 de Abril de 2009, Quinta-Feira Santa, intitulado «O furriel miliciano em Angola».
Há 16 anos!
Hoje, o recordamos:
«A minha adolescência e juventude foram fermentadas pelo estigma da guerra. Era certo, fossemos nós minimamente saudáveis, que não escaparíamos à guerra do ultramar. Na Guiné, em Angola, em Moçambique. E havia, ainda, Cabo Verde, S. Poné e Príncipe e o longínquo Timor!
Isso aconteceu com milhares e milhares de portugueses que, sem perguntar porquê, vestiram camuflados e, de arma na mão e vencendo medos, galgaram fronteiras continentais para, de Lisboa a Timor, assumirem o chão que a Pátria definia. A mim. calhou-me Angola. No Quitexe e em Carmona (Uíge), depois ainda Luanda, integrando a CCS do Batalhão de Cavalaria 8423!
Sou o jovem furriel miliciano da foto! Os 21 anos! De Operações Especiais, os Rangers! Não nos faltaram motivações!».

Ontem, hoje e sempre...,
sempre que pudermos!



Hoje e 16 anos depois, agradecendo a todos quantos por aqui passaram e nos ajudaram a fazer memória da nossa jornada africana do norte de Angola, por terras do Uíge, aqui vemos dizer que a edição poderá deixar de ser diária.
Editámos mais de 8000 mensagens e milhares de histórias, multiplicadas por milhares de imagens - que se fizeram memórias vivas de um tempo muito especial das nossas vidas.
Reachámos, neste imensa jornada de memórias, muitos companheiros que, por isto e aquilo, se foram «perdendo» pelas suas vidas.
Muitos já não são deste chão que nos dá vida e partiram para as suas eternidades.
Todos lembramos com carinho e emoção.
Aqui voltaremos quando e se tal se justificar.
Nenhum de nós esquecerá a irrepetível missão que a África nos levou para sermos personagens da independência de Angola - onde voltei em 2019, reencontrando o Quitexe, também Ponte do Dange e Vista Alegre, Aldeia Viçosa e Carmona e outras terras e gentes do nosso tempo de 1974 e 1975.
Éramos jovens e combatentes sem medos!
Hoje, aos nossos já mais de 70 anos, somos ainda gente de memória e esta - com as missões que possa ter; e tem... - está registada nos milhares de mensagens que, em 16 anos, se fizeram memórias da nossa epopeia angolana.
Portem-se bem!
Não nos esqueçamos uns dos outros e lembremos, sempre, os nossos companheiros que já partiram!
VIEGAS
(ex-furriel miliciano da CCS)

terça-feira, 8 de abril de 2025

Furriel Jorge Barata de Zalala faria hoje 73 anos. Faleceu em 1997!

Furriéis milicianos: Jorge Barata (que hoje faria 73
anos e faleceu a 11/10/1997, em Alcains), Queirós
Nascimento. Em baixo, Américo Rodrigues (f. a
30/08/2018, de doença e em VN de Famalicão) e
Eusébio Martins (f. a 16/4/2014, de doença
e em Belmonte)


Furriel J. Barata




O furriel miliciano Jorge António Eanes Barata foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423 e faria 73 anos a 8 de Abril de 2024.
Hoje mesmo!
Infelizmente, faleceu a 11 de Outubro de 1997, há quase 28 anos, aos 45 e vítima de doença súbita.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, integrou a guarnição da mítica Fazenda Maria João (a de Zalala) e depois as de Vista Alegre e Ponte do Dange, Songo e Carmona.
Regressou a Portugal e a Alcains a 9 de Setembro desse ano, no final da sua (e nossa) jornada africana das terras uíjanas do norte de Angola.
Contabilista de profissão, foi também futebolista do Desportivo de Castelo Branco (um excelente defesa-central) e do Clube Desportivo de Alcains, o clube da sua terra natal.
A 10 de Outubro de 1997, já pela noite fora dessa sexta-feira de há quase 18 anos e depois de mais um treino de futebol, jantou, sentiu-se indisposto e de imediato seguiu de ambulância para o hospital. 
Infelizmente, faleceu no dia seguinte, às 7 horas da manhã. Deixou viúva Graciosa Dias e dois filhos, o Vitor (então com 17 anos) e a Eduarda (com 12).
Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!

segunda-feira, 7 de abril de 2025

António Lucas de Zalala faz 73 anos em Castanheira do Ribatejo !


António Lucas e esposa no encontro de 2016

O soldado António Filipe Louro Lucas foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, e amanhã festeja 73 anos em Castanheira do Ribatejo.
Dia 8 de Abril de 2025!
Mecânico-auto de especialidade militar, também passou por Vista Alegre / Ponte do Dange e cidades de Songo e Carmona (actual Uíge). 
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, ao lugar de Cardosas, freguesia do município de Arruda dos Vinhos, de onde é natural e onde então residia. 
Mora agora e já aposentado em Castanheira do Ribatejo, freguesia do concelho de Vila Franca de Xira, para onde e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!

Santos de Santa Isabel festeja 73 anos no Laranjeiro de Almada!

 

A 3ª. CCAV. 8423


O soldado Carlos Alberto de Jesus Fernandes dos Santos foi Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423 e festeja 73 anos a 7 de Abril. Nesta primeira segunda-feira deste mês de 2025.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, jornadeou pela Fazenda Santa Isabel e depois pela vila do Quitexe(onde chegou a 10 de Dezembro de 1974) e pela cidade de Carmona (a 8 e Julho de 1975) - a cidade do Uíge, desde a independência. 
Regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 e fixou-se em Fernão Ferro, da freguesia e município do Seixal, do outro lado lisboeta do Tejo. Onde ao tempo residia.
Sabemos que, actualmente, mora(rá) na Rua do Eucalipto, no Laranjeiro, município de Almada, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

domingo, 6 de abril de 2025

Rebelo foi furriel TRMS de Aldeia Viçosa e festeja 73 anos em Guimarães!

Furriel António Rebelo



O furriel miliciano António Augusto Farias Novais Rebelo foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e festeja 73 anos a 6 de Abril de 2024.
Hoje e na cidade de Guimarães.
Especialista de transmissões, também jornadeou por Carmona (a actual cidade do Uíge e capital da província angolana deste nome), tendo regressado a Portugal no final da sua jornada africana, no dia 10 de Setembro de 1975 - a S. Torcato, em Guimarães.
Funcionário público já aposentado, trabalhou como tesoureiro da Câmara Municipal vimaranense e é nesta cidade que vive e para onde mandamos o nosso abraço de parabéns!

Jaime Rego foi 1º. cabo de Zalala e faleceu há 25 anos !

O 1º. cabo Jaime Rego



O 1º. cabo Jaime de Jesus Rego foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423 e faleceu há 25 anos, no dia 6 de Abril de 2000.
Condutor auto-rodas de especialidade militar e combatente da mítica Fazenda de Zalala, jornadeou depois por Vista Alegre/Ponte do Dange, pelo Songo e pela cidade de Carmona, tendo regressado a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, fixando-se no Casal de Laranjeira, no município do Cartaxo.
Terá sido nesta localidade que faleceu, por razões que desconhecemos, naquela data e quando tinha apenas 48 anos. Nascido a 20 de Março de 1952.
Hoje o recordamos com muita saudade. RIP!!!

Coelho de Santa Isabel faz 72 anos no Bombarral !



A Fazenda Santa Isabel


O soldado Manuel da Silva Coelho foi auxiliar de cozinha da 3ª. CCAV. 8423 e festeja 73 anos a 6 de Abril de 2025.
Hoje mesmo e no Bombarral!
Serviu os Cavaleiros do Norte no aquartelamento da Fazenda Santa Isabel, comandados pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes - e depois na vila do Quitexe e na cidade de Carmona. Pelos chãos uíjanos de Angola.
Voltou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, à freguesia de Vermelha, no município do Cadaval, onde morava. 
A vida deu as suas «voltas» e o Coelho vive agora no Bairro do Calvo, no vizinho município do Bombarral, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Coelho de Santa Isabel faz 72 anos no Bombarral !

 le!

A Fazenda Santa Isabel


O soldado Manuel da Silva Coelho foi auxiliar de cozinha da 3ª. CCAV. 8423 e festeja 73 anos a 6 de Abril de 2025.
Hoje mesmo e no Bombarral!
Serviu os Cavaleiros do Norte da Fazenda Santa Isabel, comandados pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes - e depois na vila do Quitexe e na cidade de Carmona. 
Voltou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, à freguesia de Vermelha, no município do Cadaval, onde morava. 
A vida deu as suas «voltas» e o Coelho vive agora no Bairro do Calvo, no vizinho município do Bombarral, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Frade de Aldeia Viçosa faz 73 anos em Oleiros! Faleceu em 2024!


Virgílio Antunes



O 1º. cabo Virgílio Frade Antunes foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423 e festejaria 73 anos a 6 de Abril de 2025.
Hoje mesmo. 
Infelizmente, ele e a esposa Fátima faleceram num brutal acidente de viação, a 11 de Abril de 2024 e  num choque frontal, na saída de Salgueiro do Campo, em Castelo Branco, na EN 112.
Natural de Caniças, da freguesia de Cambas (em Oleiros), foi atirador de Cavalaria de Aldeia Viçosa (e depois de Carmona), tendo regressado a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975. Fixou-se no Sítio das Canicas, da freguesia de Cambas, no município de Oleiros, de onde é natural e onde então residia.
Sabemos que esteve muitos anos emigrado em França e por lá fez vida profissional durante muitos anos. Em 2017, há 8 anos, surpreendeu os seus antigos companheiros da jornada africana de Angola, participando no encontro de Oleiros.
Infelizmente, faleceu há um ano e 5 dias depois de ter comemorado 72 anos. RIP!!!

sábado, 5 de abril de 2025

Capelão José Sanches Pires faz 88 anos em Lisboa!

 la de «toda a orientação financeira do país, nomeadamente a actividade bancária».



O capelão José Sanches Pires, no Quitexe. À
direita, José Oliveira (César), do BCAV.1967

O padre José Sanches Pires foi capelão militar no Quitexe, com a patente de alferes miliciano, e festeja 88 anos a 5 de Abril de 2025.
Natural de Fóios, no Sabugal, lá nasceu a 5 de Abril de 1937, e integrava o BCAV. 1917, que pelo Uíge jornadeou entre 1967 e 1969.
Frequentou o Seminário Menor Redentorista de Cristo Rei, em Vila Nova de Gaia, durante 6 anos, e, em 1955, partiu para a Espanha, onde fez o noviciado e concluiu o Seminário Maior. Foi ordenado sacerdote em Valladolid, no dia 9 de Setembro de 1962. Um ano depois, regressou a Portugal e integrou-se nas Comunidades Redentoristas de Guimarães e Porto. Fez a comissão de capelania militar em Angola e, depois, a sua vida sacerdotal foi dedicada (como Missionário Redentorista), à evangelização itinerante em diversas Dioceses de Portugal.
Residiu em Castelo Branco durante 51 anos e ali fundou, em 1979, o Centro Social dos Padres Redentoristas.
Retirado do magistério sacerdotal e da vida associativa, vive em Lisboa, em casa de um irmão. Para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!ns!

Azevedo de Zalala festeja 73 anos em Vila do Conde!


Justino Azevedo
O soldado Justino da Silva Azevedo foi  Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423 e festeja 73 anos a 5 de Abril de 2025. 
Hoje mesmo!
Mecânico-auto de especialidade militar, integrou o grupo do furriel miiciano Manuel Dinis Dias (já falecido), do parque-auto, e passou a sua comissão militar angolana pela Fazenda de Zalala (o pouso inicial) e depois por Vista Alegre/Ponte do Dange e cidades do Songo e Carmona. 
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e fixou-se na sua casa de Farilhe,  da freguesia de Canidelo, no município de Vila do Conde.
Ainda lá vive e lá que é proprietário e gerente de uma oficina de reparação de automóveis. É para lá e para ele que vai o nosso abraço de parabéns!