CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Rogério Raposo foi TRMS de Zalala e festeja 73 anos em Sintra!

Cavaleiros de Zalala, da 1ª. CCAV. 8423: João
João (Cigano) e Neves (Bolinhas), em cima;
Raposo (que faz 73 anos) e furriel Louro

Rogério Raposo




O soldado Rogério Silvestre Raposo foi Cavaleiro do Norte da Fazenda Maria João, a de Zalala, e festeja 73 anos a 20 de Fevereiro de 2025.
Amanhã!
Especialista de transmissões de Infantaria da 1ª. CCAV. 8423, depois também de Vista Alegre/Ponte do Dange e das cidades do Songo e de Carmona, voltou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975 - no final da sua (e nossa) jornada africana do norte de Angola, por terras do Uíge.
A Angola voltou anos mais tarde e por lá trabalhou por mais de 20 anos, numa empresa portuguesa localizada em Viana, cidade vizinha de Luanda e logo depois do Campo Militar do Grafanil.
Aposentado, o Rogério Raposo mora em Sintra e agora, quando festeja 73 anos, aqui lhe deixamos o nosso abraço de parabéns!

- ANO 1975: O comandante em Carmona para reunir na ZM do Norte!

  o rebentar de minas e de armadilhas.

O comandante Almeida e Brito e
o capitão José Falcão, em 1975
e no encontro de Águeda



O comandante do BAV. 8423 foi o tenente-coronel Almeida e Brito e deslocou-se ao Comando da Zona Militar Norte (ZMN), em Carmona, no dia 19 de Fevereiro de 1975, há 50 anos e para «ultimar aspectos da rendição do BC12» - o futuro quartel do BCAV. 8423.
Ao tempo, e face a essa «rotação do BCAV e das suas subunidades» e também porque «estas estavam a braços com grandes problemas no respeitante às suas cargas», o comandante «não realizou as visitas que, do antecedente, se verificavam, deixando assim liberdade de actuação» as respectivos comandos.
Ao tempo, as escoltas ao comandante Almeida e Brito eram invariavelmente asseguradas pelo PELREC ou pelo Pelotão de Sapadores e os seus homens, nestas deslocações à cidade, aproveitavam para fruir dos lazeres e prazeres que por lá se ofereciam e que não existiam pelo Quitexe.
Deixavam as armas na arrecadação da ZMN e só voltavam para as levantar na hora do regresso à vila onde se aquartelava o comando e a CCS dos Cavaleiros do Norte. Por este tempo de 1975, também a 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel - que lá tinha chegado a 10 de Dezembro de 1974.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

- Há 51 anos: Os exercícios finais da Escola de Recrutas do BCAV. 8423!


Cavaleiros do Norte em Santa Margarida, há precisamente 51 anos, por altura de formação do BCAV. 8423, todos milicianos:
furriéis Mota Pinto e Eusébio Martins (falecido a 16/04/2014, de doença e em Belmonte), alferes João Sampaio e furriel Plácido Queirós. Viriam a fazer parte da 1ª. CCAV. 8423
O 1º. cabo Fernando Soares (já falecido), Dionísio e João
Marcos, do PELREC, no dia do adeus ao Uíge e já no
aeroporto de Carmona. A 3 de Agosto de 1975 

A 18 de Fevereiro de 1974, uma segunda-feira de há precisamente 51 anos!!!... , os então futuros Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 iniciaram «os exercícios finais da Escola de Recrutas».
A instrução decorreu na «tão conhecida Mata do Soares», nos arredores do Campo Militar de Santa Margarida - onde se aquartelava o Regimento de Cavalaria nº. 4 (RC4), a unidade mobilizadora do BCAV. 8423.
O (nosso) Batalhão de Cavalaria 8423 estava aquartelado no Destacamento do dito RC4, onde os primeiros contactos formais, enquanto unidade e para os quadros operacionais, tinham acontecido a 8 de Janeiro - seguindo-se, gradualmente, a apresentação dos especialistas.
«Completou-se, desse modo, a primeira parte da chamada instrução especial», refere o livro «História da Unidade».
A instrução dessa semana de há 51 anos deu lugar a «um ligeiro interregno», forma semântica de se chamarem os 10 dias de férias correspondentes ao «prémio» de mobilização para um teatro de guerra - para Angola, no nosso caso!

Oliveira foi cozinheiro de Aldeia Viçosa e festeja 73 anos em Penafiel !

Manuel Oliveira
  feridos!

O soldado Manuel Joaquim Martins de Oliveira foi combatente da 2ª. CCAV. 8423 e festeja hoje 73 anos.
Hoje, a terça-feira do dia 18 de Fevereiro de 2025.
Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa e depois da cidade de Carmona, foi cozinheiro de especialidade militar e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, ao lugar de Serra, na freguesia de Canelas, município de Penafiel, sua terra natal. Ali continua a viver, agora aposentado e depois de uma vida profissional como motorista de longo curso.
O AVC que sofreu em 2000 levou-o a antecipar a aposentação, já há 24 anos (em 2001) e continua a viver em Canelas, no município e Penafiel, sendo participante habitual dos encontros anuais da 2ª.  CCAV. 8423 - que foi comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz.
Os nossos parabéns pela sua feliz data de hoje. 
Grande abraço!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

O furriel Belo, Santa Isabel, festeja 73 anos no Retaxo de C. Branco!

 pois «mobilizados» das três companhias operacionais para a CCS.

Furriel A. Belo


O furriel miliciano Agostinho Pires Belo foi  combatente da 3ª. CCAV. 8423 e comemora 73 anos a 17 de Fevereiro de 2024. 
Hoje mesmo e na sua Beira Baixa natal!
Vagomestre de especialidade militar, foi Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel e depois da vila do Quitexe e da cidade de Carmona, no decorrer dos seus (e nossos) 15 meses de jornada africana pelos chão do norte africano de Angola.
Regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 e, profissionalmente, fez carreira como funcionário público (na área das Finanças, agora Autoridade Tributária) e, já aposentado há vários anos, mora no seu natal Retaxo, freguesia do município de Castelo Branco.
O nosso abraço de parabéns vai para lá e, como sempre, bem «agasalhado» no desejo de que esteja de muito boa e farta saúde física e melhor disposição.

domingo, 16 de fevereiro de 2025

José Leal foi 1º. cabo enfermeiro de Zalala e faz 73 anos em VN de Gaia !

José M. Leal, 1º.
cabo de Zalala


O 1º. cabo José Manuel do Carmo Leal foi  Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Maria João, em Zalala, e festeja 73 anos a 16 de Fevereiro de 2024. 
Hoje mesmo, domingo!
Enfermeiro de especialidade militar, é natural de S. Mamede de Infesta, em Matosinhos, e lá regressou a 9 de Setembro de 1975, quando terminou a sua comissão militar em Angola - que, além de Zalala,  também o levou aos chãos de Vista Alegre/Ponte do Dange e cidades do Songo e Carmona - actual Uíge. E, em Agosto de 1975, também ao Campo Militar de Santa Margarida!
Profissionalmente, trabalhou toda a vida como empregado de armazém e delicados problemas de saúde levaram a que, já por duas vezes, fosse operado no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto e, por isso mesmo, tivesse até de antecipar a reforma. 
Vive agora em Vila Nova de Gaia e para lá e para ele vai o nosso sentido e fraternal abraço de parabéns!

sábado, 15 de fevereiro de 2025

Lino de Santa Isabel faria 73 anos. Faleceu de acidente em 1983!

João Lino


O soldado João Oliveira da Silva foi Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da uíjana Fazenda Santa Isabel, e festejaria 73 anos a 16 de Fevereiro de 2025. Amanhã.
Faleceu, infelizmente, a 10 de Março de 1983, vítima de um acidente de viação.
Atirador de Cavalaria, também jornadeou pelo Quitexe e cidade de Carmona, tendo regressado a Portugal e a Torre do Bispo, em S. Vicente de Paul (Santarém), no dia 11 de Setembro de 1975. 
Profissionalmente, trabalhou na área de tubaria de PVC (na Ipetex, em Vila Chão de Ourique, no Cartaxo), para além de, em horas vagas, trabalhar na sua própria oficina de motorizadas. 
A 10 de Março de 1983 - apenas três meses após o seu casamento... -, seguia de motorizada, em S. Pedro (Portela das Padeiras), quando foi atropelado por um camião no cruzamento de Santarém para Rio Maior. Passou-lhe por cima e teve morte imediata.
Hoje, quando faria 73 anos, aqui lembramos este companheiro da jornada angolana do Uíge, dele fazendo memória. RIP!!!

Martinho, cozinheiro de Zalala, faz 73 anos em Andorra !

 

Fazenda de Zalala




O soldado Júlio Manuel Tavares Martinho foi combatente da 1ª. CCAV. 8423 e festeja 73 anos a 15 de Fevereiro de 2025. 
Exactamente hoje.
Cavaleiro do Norte e cozinheiro da mítica Fazenda Maria João, a de Zalala, e depois de Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, terras do norte de Angola, regressou a Portugal e a Felgueira Velha no dia 9 de Setemnro de 1975, à povoação da freguesia de Seixo de Beira, em Oliveira do Hospital.
Pouco mais sabemos dele, a não ser que, há muito anos, emigrou para o Principado de Andorra. É para lá, ou para Oliveira do Hospital, seguramente para ele, onde quer ue esteja,que vai o nosso abraço de parabéns!

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Os «segundos» 73 anos do Raúl Caixaria a CCS do BCAV. 8423!

Alzira e Raúl Caixaria
 em imagem recente

Raúl Caixaria
em 1974/1975




O Cavaleiro do Norte  Raúl Henriques Caixaria foi soldado atirador de Cavalaria da CCS do BCAV. 8423 e hoje festeja 73 anos pela... segunda vez. Acontece que 14 de Fevereiro é o dia do registo na Conservatória do Registo Civil, mas tinha nascido a 3 de Fevereiro de 1952!
O facto nada tinha de extraordinário, naquele tempo de há 73 anos, quando muitas famílias, por uma razão ou outra, atrasavam o registo e depois davam outra data de nascimento. Por isso mesmo, é hoje, que é Dia dos Namorados, que o Caixarias volta a fazer os 73 anos!
O Caixarias jornadeou pelo Quitexe e Carmona e regressou a Portugal a 8 deSetembro de 1975, a Sarge, povoação de Torres Vedras, lá vivendo até aos dias de hoje-. Lá constitui família e lá vive com a sua «mais-que-tudo» Alzira - casal que não falta a um encontro anual da CCS.
Os filhos Jorge e Nuno têm dois filhos, cada um - os quatro «caixarias» mais novos. Aposentado e avô, reformado e entretendo-se em tarefas domésticas, o Raúl lá continua a viver os prazeres e saberes da vida. Parabéns!


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

O furriel João Dias festeja 73 anos em Tomar!


Furriel João Dias

O furriel miliciano João Custódio Dias foi especialista de Transmissões da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e hoje está em festa: sopra as velas dos seus juvenis 73 anos.
O aniversário de 1975 (o 23º., o de há 50 anos) foi passado na cidade de Luanda, por lá estar em serviço dos Cavaleiros do Norte, ido de Vista Alegre - onde ao tempo jornadeavam os comandados do capitão Davide Castro Dias. Depois, também pelo Songo e por Carmona, ainda pelo Campo Militar do Grafanil.
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, a Penas Ruivas, lugar da freguesia de Seiça, no concelho de (Vila Nova de) Ourém, onde ao tempo residia. 
Profissionalmente, fez carreira na Polícia Judiciária (PJ), trabalhando em várias delegações - a última, nos Açores.
Agora e já aposentado, mora em Tomar, dividindo-se os seus dias com a sua casa da algarvia Quarteira e a agricultura de Ourém.
Habitual e precioso colaborador desta página de saudades do BCAV. 8423, para ele vai o nosso abraço de parabéns!
- NOTA: Hoje e Cavaleiros do Norte de Zalala, também festejam 73 anos o 1º. cabo Dorindo Santos (mecânico) e o soldado Orlando Martins, o Cabide (atirador).

 423. 

O 1º. cabo Dorindo e o furriel Dias

O 1º. cabo Dorindo dos Santos foi mecânico-auto da 1ª. CCAV. 8423 e hoje festeja 73 anos, em Ílhavo.
A equipa mecânica zalaliana era coordenada pelo furriel miliciano Manuel Dinis Dias (também mecânico-auto e falecido a 20 de Outubro de 2011, de doença e em Lisboa) e, concluída a jornada africana do Uíge angolano do norte, os «zalalas» voltaram a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975. Depois de também terem jornadeado por Vista Alegre / Ponte do Dange, Songo e Carmona.
O Dorindo dos Santos, no seu caso, voltou ao Soalhal, povoação da freguesia de S. Salvador, no município de Ílhavo, onde constituiu família e profissionalmente trabalhou nas famosas e prestigiadas Porcelanas da Vista Alegre.
Agora já reformado, por lá continua a viver e onde, há bem poucos anos, foi procurado e «achado» pelo furriel miliciano João Dias (TRMS) e com ele foi fotografado (imagem ao lado).
- NOTA: Hoje e Cavaleiros do Norte de Zalala, também festejam 73 anos o furriel João Dias (TRMS) e o soldado Orlando Martins, o Cabide (atirador).

O soldado Canelas, o Cabide de Zalala, festeja 73 anos em Loures!

O furriel João Dias e o soldado Canelas



O soldado Orlando Canelas Martins foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e por lá foi popularizado como o Cabide. A razão da sugestiva alcunha é que não se sabe.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, integrou o 4º. Grupo de Combate - o do alferes miliciano José Lains dos Santos e dos furriéis milicianos Américo Rodrigues (falecido a 30 de Agosto de 2018, de doença e em Vila Nova de Famalicão), Jorge Barata (falecido a 10 de Outubro de 1997, de doença e em Alcains) e José Louro.
Ao tempo de 1974/75, a 1ª. CCAV. também passou por Vista Alegre / Ponte do Dange, Songo e Carmona e a 9 de Setembro de 1975 e regressou a Portugal.
O Canelas (Cabide) fixou-se em Olivais Norte, em Lisboa (onde residia). Profissionalmente, trabalhou como operador de máquinas de terraplanagem.
Vive agora em Santa Maria de Azóia, no concelho de Loures, e para ele vão os nossos parabéns!
- NOTA: Hoje e Cavaleiros do Norte de Zalala, também festejam 73 anos o furriel João Dias (TRMS) e o 1º. cabo Dorindo Santos (mecânico).

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Frangãos, o 1º. cabo Cuba da CCS, festeja 73 anos em... Cuba!


José Caeiro dos
Frangãos, o Cuba
em foto recente



O 1º. cabo José das Dores Caeiro dos Frangãos, o Cuba, foi mecânico-auto de especialidade militar e festeja 73 anos a 12 de Fevereiro de 2025. Hoje mesmo!
Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423, a do Quitexe e depois de Carmona, actual Uíge (no BC12), é natural da alentejana vila de Cuba, por isso Cuba lhe chamavam..., e lá regressou a 8 de Setembro de 1975. E por lá, é o Caeiro dos futebóis e de outras artes e culturas.
«Agora já não dá para essas coisas...», disse-nos ele, há algum tempo e falando das coisas do futebol, ele que em 2015 andou a «chatear-se» com um tumor nos intestinos, combatendo-o e derrotando-o na medicina.
«Andei 6 meses em tratamento, fui operado e recebi quimioterapia, acho que tenho a situação controlada, é isso que os médicos me dizem», explicou o Cuba.
Aposentado, continua ligado à música e à organização de eventos turísticos e culturais, pelo Alentejo continuando a viver, feliz da vida. E é para lá que vai o nosso abraço de parabéns!

Costa de Aldeia Viçosa festeja 73 anos na Amadora!

Carlos Costa,
TRMS de AV

 


O soldado Carlos Alberto de Abreu Costa foi especialista de transmissões da 2ª. CCAV. 8423 e festeja 73 anos a 12 de Fevereiro de 2024.
Hoje mesmo.
Cavaleiro do Norte da vila de Aldeia Viçosa e por lá popularizado como Mouraria, também jornadeou pela cidade de Carmona e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, à sua casa residência da Rua do Bem Formoso, na cidade de Lisboa - antiga freguesia do Socorro (a Mouraria).
A vida, o trabalho a família levaram a que se fixasse na vizinha cidade da Amadora, na Estrada da Circunvalação, para onde «transmitimos» as nossas felicitações. E com o amigo e forte desejo de muitos mais e bons anos!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Fernandes foi soldado de Zalala e faz 73 anos em Odivelas !

Celestino Fernandes
 8 anos!


O soldado Celestino Marques Fernandes foi atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423 e  festeja 73 anos a 11 de Fevereiro de 2025.
Hoje mesmo e na cidade de Odivelas!
Cavaleiro do Norte da Fazenda Maria João, a da mítica Zalala (do Grupo RIMAGA) e depois de Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona (actual cidade do Uíge, capital da província do mesmo nome), integrou o 1º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes miliciano Mário Jorge de Sousa, dos Rangers (e falecido a 26/01/2021, de doença e no Porto) e é natural de Borda da Ribeira, freguesia do concelho de Vila de Rei.
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, à sua terra natal e no final da sua jornada africana pelos chãos do norte de Angola, mas actualmente (e há muitos anos) mora em Odivelas, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

- Há 51 anos: O emblema o BCAV. 8423! Cavaleiros com incertezas quanto ao seu futuro!


O alferes miliciano Barros Simões foi
o autor do emblema do BCAV. 8423

O emblema do BCAV.
8423 foi apresentado
há 51 anos!

O emblema do Batalhão de Cavalaria 8423, «servindo o lema «Perguntai ai Inimigo Quem Somos», pertença das Tradições do RC4», foi conhecido a 11 de Fevereiro de 1974.
Há precisamente 51 anos!
O desenho final é da autoria do então aspirante a oficial miliciano e futuro alferes miliciano Mário José Barros Simões, atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel.
«O comandante Almeida e Brito sabia que eu trabalhava na área das artes gráficas, deu-me as indicações e desenhei-o», disse Barros Simões, há já algum tempo, quando lhe perguntámos pela forma como foi criado o emblema dos futuros Cavaleiros do Norte.
«Com as dicas recebidas, fui-o aperfeiçoando até ao produto final», explicou este oficial miliciano da 3ª. CCAV. 8423, agora morador nas Caldas da Raínha.
O que se tornou símbolo dos Cavaleiros do Norte!

O emblema foi projetado para «plena identificação com a sua unidade mobilizadora» - o RC4 -, a fundo preto (assim como o guião), «enquanto que as Companhias adoptaram as cores vermelha (a 1ª. CCAV. 8423), a azul (a 2ª. CCAV. 8423) e a castanha (a 3ª. CCAV.)», respectivamente as da Fazenda Maria João (Zalala, do capitão Castro Dias), vila de Aldeia Viçosa (do capitão José Manuel Cruz) e Fazenda Santa Isabel (do capitão José Paulo Fernandes).
A CCS - Companhia de Comando e Serviços, a do capitão António Martins de Oliveira e aquartelada no Quitexe, assumiu, naturalmente, o símbolo/emblema do BCAV. 8423.
O objectivo inicial foi «instituir o espírito de corpo ao BCAV., de modo a que se constituísse num todo coeso, disciplinado e disciplinador», sublinha o livro «História da Unidade».

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Gaiteiro foi condutor da CCS e faz 73 anos em Perafita !

 

Cavaleiros do Norte da CCS: 1º. cabo
Agostinho Teixeira, alferes António A.
Cruz e condutor Gaiteiro, que hoje
festeja 73 anos em Perafita
O soldado Américo Manuel da Costa Nunes Gaiteiro foi combatente da CCS do BCAV. 8423 e comemora 73 anos a 10 de Fevereiro de 2025. 
Hoje mesmo!
Condutor-auto de especialidade militar, foi Cavaleiro do Norte na vila do Quitexe e na cidade de Carmona, tendo regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 - à sua Perafita de residência, em Leça de Palmeira, concelho de Matosinhos. 
Trabalhou anos a fio na Petrogal, em Matosinhos, e já há vários anos que está aposentado - por aí continuando a viver a vida, de baile em baie (como ele bem gosta).
Entretanto e corajosamente, tem enfrentado uma série de delicados problemas de saúde, prostáticos e da bexiga, mas sem deixar «falecer» a sua eterna boa disposição e irreverência. Sempre igual!
Mora em Perafita, em Matosinhos, e, para lá e para ele, vai o nosso grabde abraço de parabéns!

Verde de Aldeia Viçosa já bem «maduro» aos 73 anos de vida!

 

Joaquim Verde



O soldado Joaquim Henrique Ferreira Pereira Verde foi combatente da 2ª. CCAV. 8423 e festeja 73 anos a 10 de Fevereiro de 2025. Hoje mesmo.
Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa e depois de Carmona, foi atirador de Cavalaria de especialidade militar e é natural de Casal da Cortiça, povoação da freguesia de Barreira, em Leiria - aonde regressou no dia 10 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do norte de Angola.
Por lá fez toda a sua longa carreira profissional na área da serração de mármores e, agora já aposentado, mora no Vale Gracioso, em Azóia, também em Leiria.
Para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!

domingo, 9 de fevereiro de 2025

Melo, furriel de Aldeia Viçosa, «ressuscitado» e com 73 anos em Leiria!

Os furriéis milicianos José F. Melo, António Guedes
e Carlos Letras (a frente) e António Cruz (atrás),
nas piscinas de Carmona e em 1975




O furriel miliciano José Fernando Noro Dias de Melo foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa e hoje, dia 9 de Fevereiro de 2025, festeja 73 anos em Leiria.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) jornada africana do norte de Angola, por terras uíjanas - a cidade de Carmoma, depois de Aldeia Viçosa -, e à Granja do Ulmeiro, em Soure, de onde é natural.
Profissionalmemte, fez carreiranas Brigadas de Trânsito (BT) da GNR e, aposentado há vários anos, vive em Leiria, embora preocupado com a saúde da esposa e de uma filha. E dele mesmo (ver à frente), também revoltado com a bárbara morte de um filho - que, contou-nos ele, ainda era muito jovem e foi barbaramente agredido com objecto contundente, na estrada, há uns 20 anos, tendo sido, segundo a sua versão, simulado um acidente de viação para absolver o(s) agressor(es).
O JF Melo em 2011

O morto que, afinal
estava(á)... vivo!

A vida não tem sorrido ao Melo, que tem alguns problemas de saúde e aqui, em 2011, foi até aqui dado como morto, devido a doença. Mas, afinal e felizmente, estava vivo. E está.
A 22 de Junho desse ano, demos conta da «ressurreição» e em Agosto visitámo-lo na sua casa de Leiria - onde nos emocionámos pela dita «ressurreição» e pelas memórias que desfiámos a nossa jornada de África e por terras do norte de  Angola. 
Aos dias de hoje e assumindo as dores da morte do filho e da saúde da esposa e filha, continua impetuoso, como o conhecemos, e responsavelmente assumindo o cuidado e criação de netos. Revoltado com o mundo mas sempre resistente, o Melo afirma-se tranquilo a sua vida.
Hoje, assinalamos os seus 73 anos e renovamos nosso abraço amigo e solidário, embrulhado em fartos parabéns!

Joel Catarino foi 1º. cabo de Santa Isabel e faria 73 anos !


Fazenda Santa Isabel: o eirado de café
e a torre/fortaleza do Comando
O 1º. cabo Joel Carlos Gonçalves Catarino foi combatente da 3ª. CCAV. 8423 e faria 73 anos a 9 de Fevereiro de 2025.
Infelizmente, faleceu em Novembro de 1983, há um pouco mais de 41 anos.
Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel, foi atirador de Cavalaria de especialidade militar e também jornadeou pelo Quitexe e por Carmona, tendo regressado a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, a Paivas, freguesia de Amora, no concelho do Seixal - onde residia.
Desconhecemos a razão, mas sabemos que faleceu a 1 de Novembro de 1983 - já lá vai um pouco mais de 40 anos. Hoje dele fazemos memória. RIP!!!
Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!

sábado, 8 de fevereiro de 2025

- Há 50 anos: Um espectáculo de soldados para soldados!



O capitão José Paulo Fernandes

O Movimento das Forças Armadas (MFA) organizou «um espectáculo de soldados para soldados» na noite do sábado do dia 8 de Fevereiro de 1975, há 50 anos e no pavihão do Centro Recreativo do Uíge, na cidade de Carmona,.
Envolveu todas as sub-unidades da Zona Militar Norte (ZMN) e a iniciativa «causou impacto positivo no estado psicológico das tropas», como sublinha o livro «História da Unidade» - se bem que pouca ideia tenhamos dele, de resto, como alguns companheiros que hoje mesmo consultámos.
Os Cavaleiros do Norte, por essa altura, ainda estavam pelo Quitexe (a CCS do capitão António Oliveira, do SGE, e a 3ª. CCAV. 8423, do capitão miliciano José Paulo Fernandes), por Aldeia Viçosa (a 2ª. CCAV., do capitão miliciano José Manuel Cruz) e Vista Alegre/Ponte do Dange (a 1ª. CCAV, a do capitão miliciano Castro Dias).
Terá sido neste ou no de 21 de Janeiro de 1975, em que participou no capitão José Paulo Fernandes - que era o comandante de 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel. Nem mesmo ele agra se lembra.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

João Baldy Pereira, furriel de Zalala, faria 72 anos ! Faleceu em 2016!

Furriel João M.
 Baldy Pereira


O furriel miliciano João Manuel Baldy Belém Pereira foi atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Zalala, e faria 73 anos a 7 de Fevereiro de 2025. 
Hoje mesmo!
Infelizmente, faleceu a 26 de Novembro de 2016. A caminho de 9 anos!
A sua comissão como Cavaleiro do Norte foi algo meteórica, pois em Julho de 1974 foi punido com 10 dias de prisão disciplinar agravada (OS nº. 28), agravada para 20 dias, pelo Comando do Sector do Uíge (OS 46) e depois transferido para Salazar (N´Dalatando) - onde foi «achado» elo furriel João Dias em finais de Julho e a 4 de Agosto de 1975, quando por lá passaram os Cavaleiros do Norte na sua épica viagem de regresso a Luanda.
Regressou a Portugal em data desconhecida e desenvolveu actividade profissional como delegado de propaganda médica. Vivia em Santo António dos Cavaleiros quando, 5 meses dates da sua partida, lhe foi despistada uma galopante doença cancerosa.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!

Jorge Pires, foi 1º. cabo sapador da CCS e faz 73 anos na América!



João Pires (1º. cabo)

O 1º. cabo Albino Jorge de Oliveira Pires foi sapador da CCS do BCAV. 8423 e, a7 de Feereiro de 2025, festeja 73 anos nos Estados Unidos
Cavaleiro do Norte do pelotão comandado pelo alferes miliciano Jaime Ribeiro, por Angola foi também um dos responsáveis do bar dos praças - em plena avenida do Quitexe. 
Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, a Folgosinho, em Seia, e pouco depois, logo em Janeiro de 1976, «voou» para os Estados Unidos, onde os pais já se encontravam emigrados. 
Fixou-se em Danbury, a uns bons 90 quilómetros de Nova Iorque, e aposentou-se após durante 37 a trabalhar, disse-nos ele,  numa fábrica de produtos de alumínio «mais finos que um cabelo».
Casado e pai de dois filhos, tem feito regular vai-vém anual, a atravessar o Atlântico e entre Estados Unidos e Portugal - só interrompido pela COVID 19.
Para ele, daqui vai o nosso abraço de parabéns!!

João Peixoto foi furriel atirador e festeja 73 anos em Braga !

Furriel João D. Faria
Taveira de Peixoto
 elevada frequência», desse tempo faz memórias o «HdU».




O furriel miliciano Peixoto foi Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423 por «empréstimo» e hoje, dia 7 de Fevereiro de 2025, e em Braga festeja 73 anos!
João Domingos Faria Taveira de Peixoto foi atirador de infantaria de especialidade militar e mobilizado para Angola,  integrado na CCAÇ. 4741/74, formada nos Açores e destinada a Santa Cruz.
Aqui fez o seu «baptismo» de guerra. 
Só mais tarde rodou para a CCS do BCAV. 8423, ao tempo aquartelado na vila do Quitexe. Depois, ainda esteve connosco no BC12, em Carmona (onde chegámos a 2 de Março de 1975) e foi transferido para Cabinda - onde acabou a sua comissão militar por terras africanas de Angola.
«Apareci na vossa CCS, no Quitexe, quando fui transferido por motivos disciplinares», contou-nos ele há já alguns anos, também lembrado que em Sanza Pombo encontrou o conterrâneo (bracarense) Mota Viana - furriel miliciano que de Zalala saiu em Outubro de 1974, também por razões disciplinares.
Regressado a Portugal fez carreira no ensino - foi professor - e, agora já aposentado, continua a viver na sua Braga natal, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

O sapador Nunes, o Amarante, faria 73 anos. Faleceu em 2000!

M. Nunes, o Amarante



O soldado sapador Manuel Augusto Nunes foi combatente da CCS do BCAV. 8423 e hoje faria hoje 73 anos. Infelizmente, faleceu há quase 25 e de doença!
Cavaleiro do Norte popularmente conhecido por Amarante, por de Amarante ser natural, fez a sua comissão militar angolana pelos aquartelamentos do Quitexe e de Carmona (no BC12), tendo regressado a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 e fixado residência em Telões, sua terra natal do município amarantino, por onde trabalhou e onde casou, sem filhos.
Faleceu a 24 de Maio de 2000, ainda não tinha 48 anos,há quase 25  e vítima de doença. Hoje o recordamos com saudade, dele fazendo memória. RIP!!!

 

- Há 21 anos: A morte do 1º. cabo Quaresma de Santa Isabel!

O 1º. cabo Manuel
Quaresma Silva



O 1º. cabo Manuel Quaresma da Silva foi Cavaleiro do Norte da 3ª. Companhia do BCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, e faleceu a 6 de Fevereiro de 2004. 
Há exactamente 21 anos.
Apontador de morteiros de especialidade militar, era natural de Cacia, vila do município de Aveiro, onde nasceu a 13 de Dezembro de 1952. Na sua jornada africana do norte de Angola, também jornadeou pela vila do Quitexe - onde a subunidade do capitão miliciano José Paulo Fernandes chegou a 10 de Dezembro de 1974, rodando de Santa Isabel - e pela cidade de Carmona (a 8 de Julho do mesmo ano).
A 3ª. CCAV. 8423 regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e por lá fez vida familiar e profissional. 
Vítima de letal doença no estômago, faleceu com apenas 52 anos de idade, em Aveiro e deixando viúva e filhos.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

- Há 13 anos: A morte do furriel miliciano Luís Mosteias!|

Os furriéis milicianos Mosteias e Viegas,
 à porta da secretaria da CCS do BCAV.
8423, na Avenida do Quitexe (1974)
 


O furriel miliciano Luís João Ramalho Mosteias foi sapador de especialidade militar e combatente da CCS do BCAV. 8423. Na vla do Quitexe e na cidade de Carmona - actual Uíge. Faleceu a 5 de Fevereiro de 2013. Há 12 anos!
Não resistiu a doença que, em finais de Dezembro anterior, quando morava em Vila Nova de  Santo André e trabalhava em Sines, o «atirou» para uma cama do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago de Cacém. 
Alemtejano de Cabeção, em Moura, foi um dos grandes e maiores Cavaleiros do Norte, um companheiro de sempre, um amigo imortal!
Soubemos da sua doença a 2 de Janeiro desse ano de 2013, quando lhe ligámos para o abraço de parabéns pelos 61 anos que (ele) fazia nesse dia!
Já estava internado no Hospital do Litoral Alentejano e falou-nos da doença, diminuindo-lhe a gravidade e gracejando, até, com a forma como com ele lidavam os médicos.
Companheiros da jornada africana do Uíge Angolano testemunharam-lhe, nesse intervalo de tempo, toda a solidariedade que tanto merecia, encorajando-o para o combate que travava.
Faleceu há 12 anos, precisamente há 12 anos e «derrotado» pela grave doença que levou à hospitalização. Hoje, como nesse dia, deixamos aqui a palavra que define a imortalidade do Mosteias, entre os Cavaleiros do Norte: SAUDADE!!!
Eterna SAUDADE!!


terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

O 1º. cabo Victor Vicente, de Aldeia Viçosa, faleceu há 3 anos!

O Palongo e o 1º. cabo Victor
Vicente, a 03/07/2019

 



O 1º. cabo Vitor Manuel Nunes Vicente foi apontador de metralhadoras da 2ª. CCAV. 8423 e faleceu a 4 de Fevereiro de 2021. 
Há precisamente 4 anos!
Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa e depois de Carmona, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, fixando-se em Lisboa, onde já morava - agora na Rua Cesário Verde. Profissionalmente, foi empresário do sector da reparação automóvel, em Lisoa e até que lhe despistada a doença de Parkinson - e que se tratou o melhor que a medicina lhe permitiu.
Na altura da morte, já há vários meses que estava internado nos cuidados Paliativos de Clínica João de Deus, em Lisboa, onde, além da doença de Parkinson, recordou-nos o 1º. cabo José Maria Beato que «repentinamente, foi atacado por uma Paralisia Super Locrian Progressiva», doença que chegou à paralisação total de todos os músculos do corpo e o levou a perder 40 kgs. de peso e ficar dependente.

Os 1ºs. cabos Coelho (Buraquinho) e Florindo,
Eduardo Tomé e Victor Vicente (1974)
Morte de 2 irmãos
no mesmo dia !


O Victor Vicente faleceu a 4 de Fevereiro de 2021, por volta das 18 horas, não por causa das doenças de que há muito padecia, mas também vítima de COVID-19, vírus que, explicou José Maria Beato, o contagiou na altura em que estava internado na  clínica.
Nascido a 4 de Novembro de 1952, o dia da sua morte, ao fim da tarde de há 4 anos, coincidiu com a do irmão Aladim Alves Nunes, de 85 anos, da parte da manhã e vítima de um cancro na próstata.
O Victor Vicente deixou viúva a esposa Teresa. Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

O 1º. cabo Carlos Mendes, bate-chapas da CCS, faria 73 anos. Faleceu em 2010!

O 1º. cabo Carlos Mendes na parada do BC 12 (1975)



O 1º. cabo Carlos Alberto de Jesus Mendes foi combatente da CCS do BCAV. 8423 e faria 73 anos a 3 de Fevereiro de 2024. 
Hoje mesmo!
Infelizmente, faleceu de doença e a 21 de Abril de 2010. 
Há quase 15 anos!
O Mendes era bate-chapas de especialidade militar e ao tempo de há 51 anos, morava na Rua Maria Pia, aos Prazeres e na cidade de Lisboa. Lá regressou a 8 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) jornada angolana por chãos do Uíge.
O que sabemos dele é muito pouco: apenas que morava na Presidente Arriaga, na capital, e que terá sido sepultado no cemitério dos Prazeres.
Hoje o recordamos com saudade. RIP!!

Os 73 anos do 1º. cabo Silvério Cardoso, sapador da CCS!

Equipa de futebol dos Sapadores (1974)


O 1º. cabo Silvério Teixeira Cardoso foi Cavaleiro do Norte da CCS e está em festa no dia 3 de Fevereiro de 2025.
Hoje mesmo: festeja 73 anos!
Cavaleiro do Norte com a especialidade de sapador, integrou o pelotão comandado pelo alferes miliciano Jaime Ribeiro e jornadeou pelo Quitexe e por Carmona - localidades da província do Uíge, no norte de Angola. 
Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, ao lugar de Feira da Lomba, da freguesia de Carva, no concelho de Ribeira de Pena. Actualmente, sabemos que mora(rá) em Alfornelos, na Amadora.
Na foto ao lado, está uma equipa de futebol do Pelotão de Sapadores. De pé, Irineu Sousa, Afonso Henriques, NN, Jerónimo de Sousa e Américo Oliveira. Em baixo, António Amaral, António Calçada, 1º. cabo Fernando Grácio, NN e José Coelho (que faleceu a 13/05/2007, de doença e em Penafiel). Quem reconhece os NN´s? Algum eles será o Silvério Cardoso?

O 1º. cabo Lourenço, da 1ª. CCCAV. 8423, faz 73 anos em Odivelas!

Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, da mítica Fazenda de Zalala, mas aqui já em Vista Alegre e no Natal de
1974. Da esquerda para a direita, o 1º. cabo Hélio Cunha, Fernando Coelho (falecido a 7/10/2000), José Almeida
(de pé), José Aires, 1º. cabo Ângelo Lourenço (que hoje festeja 73 anos em Odivelas), Carlos Costa 
(f. a 24/04/2015), António Lago e furriel miliciano João Dias
Ângelo Lourenço
(1º. cabo cripto)




O 1ºs. cabo Ângelo Ferreira Lourenço foi combatente da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica companhia da Fazenda Maria João, a de Zalala, e hoje festeja 73 anos.
Operador-cripto de especialidade militar, também jornadeou por Vista Alegre/Ponte do Dange, pelo Songo e pela cidade de Carmona.
 Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, à Rua de Nampula, em Odivelas e depois da sua jornada africana do uíjano norte de Angola.
Ainda mora em Odivelas e, já aposentado, sabemos que fez vida como profissional do Sindicato dos Taxistas, em Lisboa.
Parabéns para ambos!