o rebentar de minas e de armadilhas.
O comandante do BAV. 8423 foi o tenente-coronel Almeida e Brito e deslocou-se ao Comando da Zona Militar Norte (ZMN), em Carmona, no dia 19 de Fevereiro de 1975, há 50 anos e para «ultimar aspectos da rendição do BC12» - o futuro quartel do BCAV. 8423.
Ao tempo, e face a essa «rotação do BCAV e das suas subunidades» e também porque «estas estavam a braços com grandes problemas no respeitante às suas cargas», o comandante «não realizou as visitas que, do antecedente, se verificavam, deixando assim liberdade de actuação» as respectivos comandos.
Ao tempo, as escoltas ao comandante Almeida e Brito eram invariavelmente asseguradas pelo PELREC ou pelo Pelotão de Sapadores e os seus homens, nestas deslocações à cidade, aproveitavam para fruir dos lazeres e prazeres que por lá se ofereciam e que não existiam pelo Quitexe.
Deixavam as armas na arrecadação da ZMN e só voltavam para as levantar na hora do regresso à vila onde se aquartelava o comando e a CCS dos Cavaleiros do Norte. Por este tempo de 1975, também a 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel - que lá tinha chegado a 10 de Dezembro de 1974.
Sem comentários:
Enviar um comentário