CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 24 de julho de 2012

1 358 - O Canhoto que emprestava botas de futebol

Serra Mendes e Teixeira, estofador (atrás), Gasolinas, Gaiteiro e Malheiro (no meio), Canhoto (à frente, com a arma) e Pereira (ao lado, separado), Cavaleiros do Norte no Quitexe



O que faz um grupo do parque-auto nesta foto da memória quitexana? Certamente, adivinho eu, faz pose para a morte das saudades que cresciam por lá, da gente de cá! Não sei, nem poderia saber, mas muitos olhares de prazer e de emoção se terão deixado cair nesta foto, quando chegou embrulhada em carta de avião, às berças natais de cada um destes garbosos Cavaleiros do Norte. Ela (a foto), era para a família, para as mulheres e para as namoradas, cada qual querendo, com a foto, certificar-lhes o estado de saúde e disposição, como se por lá não houvesse cheiro de guerra, nem o medo de ter de usar as armas, para defender a vida. 

O Canhoto é um deles e dele andava eu para me lembrar da cara, que deixei perder no tempo. Há 4 anos, lamentavelmente, «perdi-me» pela terra dele, mas dele nem me lembrei. E tão à mão estava ele, nas bombas de gasolina onde faz pela vida. 
O Canhoto está-me na alma, pelas botas do irmão que me emprestou para eu jogar a bola, no pelado campo de futebol do Quitexe - lá pelos idos Outubros a Dezembros de 1974. Foi um favoraço, pois não dispunha eu de tais chuteiras, para a futebolada que se preparava. E eu queria jogar.  
O Canhoto era (é) Alípio e «aliviou-me» o stress, quando mas pôs ao dispor, emprestadas pelo irmão José - que era atirador de cavalaria e jornadeava por Santa Isabel. Há dois anos, quando ao telefone lhe falei para o encontro de Águeda, não se dispensou ele de me lembrar a história das botas e cavaqueámos sobre ela. Há, nestas histórias de quem andou pela guerra colonial, estes pequenos pormaiores que encantam, que estimulam, que nos tornam mais saudosos daquele tempo em que fomos soldados de Portugal!

1 comentário:

  1. Grandes malucos... só queria ter menos 38 anos... Que bom que era. Só o Malheiro e o Domingos é que mostram a idade. Enfim... não há nada a fazer.

    ResponderEliminar