CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

1 345 - O furriel das FAP com apelido (Neto) de líder do MPLA

Tenente Mora e furriéis Neto e Viegas 
na avenida (rua de baixo) do Quitexe, em 1974

Ontem, foi dia de eu e o Neto darmos ao dente e à palavra, e à saudade!!!...,  com o Quitexe na ementa e um mar de histórias na sobremesa. Veio à baila, o impagável tenente Mora, de quem podíamos contar mil e uma histórias, mas que deixaremos para outro tempo. Recordou o Neto uma ida dele à sanzala do Canzenza, a convite do Bernardo, que era chefe de GE´s e homem de fartas farras.
O Neto lá foi e, entre cerveja refrescada no frigorífico a petróleo, umas marufadas das boas e moambada de galinha, por lá se entreve, pela noite dentro mas sempre de olho desconfiado num grupo de homens, que por ali andavam no adro da sanzala e por nada, e nunca, se aproximavam da quitanga do Bernardo.
A noite foi crescendo, mais acalorada pelos vapores do marufo e as garfadas da moamba carregada de piri-piri, enquanto, por ali, se saracoteavam jovens meio desnudas, bombaleando o corpo em ritmos sensuais e  despreconceituados.
Chegou o tempo do «vou embora que são horas» e despediu-se o Neto, curioso, todavia, por saber quem eram aqueles homens negros e de olhar desconfiado. «Quem são aqueles?!...», perguntou ele ao Bernardo. 
«Eh, não sabes esfurrié...., são esturras, pá!...», disse-lhe o Bernardo, rasgando sorriso farto, nos lábios grossos que lhe desenhavam a boca.
O Neto fixou-os melhor e voltou a ouvir o Bernardo: «Tavam a ver se és gajo porêro, pá!!!...». E voltou a rir-se, como quem dizia para estar o Neto descansado.
Sabíamos nós que era vulgar os «turras» dormirem nas sanzalas, nas cubatas da família, e até de frequentarem cafés, bares e restaurantes do Quitexe. Saber, sabíamos..., ou meramente desconfiávamos, mas ali era estar em frente a eles. A diferença principal, porém, era o... apelido do furriel, que era (e é) Neto, como o líder (Agostinho) do MPLA. E nós estávamos em terra da FNLA, onde falar de Neto não era a coisa mais saudável e pacífica.
O Neto, furriel das FAP, lá veio embora, sem problemas, mas a pensar como um simples apelido pode atrapalhar quem o tem, em terra de guerra e onde rivalidades eram muitas vezes medidas a tiro.
- FAP. Forças Armadas Portuguesas.
- GE. Grupos Especiais. Força para-militar, formada por voluntários civis, ao serviço das FAP.
- BERNARDO. Chefe de um dos Grupos de GE do 
Quitexe, dependentes do BCAV. 8423. 
- TURRAS. Forma abreviada de terroristas, como 
eram apelidados os homens armados dos movimentos de libertação.

1 comentário:

  1. Amigo Viegas.
    Obrigado por contares esta realidade,e para mim foi uma noite de receio mas tambem de valentia.
    Tenho comigo cracha dos GE a prova viva como trabalhei com este chefe Bernardo e ao mesmo tempo informador do FNLA.Homem sabedor.
    Francisco Neto.

    ResponderEliminar