CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 19 de março de 2014

1 972 - Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa

Letras, Costa, Guedes e Gomes (em cima), Rebelo, Martins, Morato e
 Matos (em baixo), furriéis milicianos da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa



A 2ª. CCAV. 8423 concluiu a rotação, de Aldeia Viçosa para Carmona, a 11 de Abril de 1975 - há precisamente 39 anos e uma semana! - e o (ex-furriel) Guedes, que por lá jornadeou desde 10 de Junho de 1974, vem lembrar os «últimos dias»

«A esta distância no tempo, a idade não perdoa e as memórias vão-se esfumando. No entanto, sempre direi que as últimas semanas foram passados com alguma ansiedade, relativamente à data do regresso à metrópole, já que rotação para Carmona era relativizada.
Suspensos os patrulhamentos e os acompanhamentos às colunas civis, até ao Piri, pela Estrada do Café (Carmona/Luanda), pouco mais havia a fazer que umas partidas de futebol, no recinto junto à messe de oficiais, umas idas ao café do Ivo e algumas saídas à sanzala próxima do aquartelamento.
Sabendo da próxima rotação do efectivo para Carmona, lá íamos preparando as trouxas.
Da minha parte, a maior preocupação era como transportar, sem riscos, umas quantas garrafas de Wiskye e outras, a que os oficiais e furriéis tinham direito todos os meses, pagando, claro.
Nem todas foram consumidas em terras de África, tendo as sobrantes viajado até, no meu caso, Moura Morta, no Peso da Régua..
Ainda há dois anos, quando comemorei os 60 de vida, abri uma dessas (Monks), brindando à vida, com os amigos que me acompanharam no almoço.
Mas para além das ocupações supracitadas, também houve tempo para o turismo
».

- GUEDES. António Artur César Monteiro Guedes, furriel 
miliciano atirador de cavalaria, da 2ª. CCAV. 8423, a de 
Aldeia Viçosa. Sargento-mor aposentado da GNR, natural de 
Moura Mora. Peso da Régua, em Foros de Salvaterra,
Salvaterra de Magos. 

1 comentário:

  1. São tantas as saudades de Angola, mas principalmente de
    Aldeia Viçosa, Carmona (Uige) e de Luanda,
    meus ricos 22 anos, que já não voltam.
    Carlos Letras

    ResponderEliminar