CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 12 de agosto de 2014

2 241 - Combates sobre combates e «festas» em Viana




Monteiro, à esquerda,
 e Viegas, à direita, com os conterrâneos 
aguedenses 
Carlos Sucena e Gilberto Marques, 
na casa de 
Viana (Angola)




As notícias de 12 de Agosto de 1975 não foram as melhores, em Luanda: Forças da África do Sul, violando o espaço territorial angolano, teriam entrado pelo Cunene; próximo do Caxito, em Moçâmedes e Nova Lisboa, «os três movimentos de libertação travam combates sobre combates, procurando alargar a sua zona de influência».  
Mantinham-se as posições dos três exércitos, segundo o Diário de Lisboa: «a FNLA, assistida pelo Zaire, está bens instaladas no norte; o MPLA é maioritário no centro, leste e costa ocidental; a UNITA, que parece aliar-se cada vez mais à FNLA, predomina ao sul». Menos mal em Luanda: «Reina a calma na capital, de onde os últimos efectivos da FNLA, que se encontravam acoitados no Forte da Barra de S. Pedro, foram já retirados». E a UNITA também já tinha saído, lá mantendo apenas um funcionário, que, porém, «ia retirar para Nova Lisboa». Concluía o Diário de Lisboa: «O MPLA mantém firmemente as suas posições».
Outros problemas subsistiam e deles bem nos lembramos: «Começa a faltar o café, a gasolina e o tabaco (...), não se atingindo ainda o nível de alarme no capítulo do abastecimento alimentar». Atingir-se-ia e disso têm os Cavaleiros do Norte vivas recordações. E pouco agradáveis.
Eu, o Neto e o Monteiro dividíamos a casa de Viana que, fora dos tempos de serviço, era palco de confraternizações gastronómicas com conterrâneos aguedenses - de que é exemplo a imagem. Falta o Neto, que é o autor da foto. Nela estão o Carlos Sucena (também militar e que, actualmente, trabalha em Angola) e o Gilberto Marques, ambos de Águeda e companheiros de escola. Tempo de festa d´amigos, em tempo de outras guerras.

Sem comentários:

Enviar um comentário