CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

2 244 - Pinto´s, Eusébio e Nogueira do Liberato

Pinto e Eusébio, furriéis de Zalala, em 2012. O Pinto, soldado do PELREC, 
em 1996 (em baixo). O Nogueira, condutor do Liberato, em 2014 (mais abaixo)



O dia 15 de Agosto de 1975 era sexta-feira, como hoje, e prolongou o fim de semana para quem não estava de serviço. Cada Cavaleiro do Norte «desenrascou-se» como pôde, pelos apetites que Luanda lhes abria - fosse noite, fosse dia! 
O Albano Resende (conterrâneo civil), no meu caso, providenciou um almoço na casa de família, então bem perto da praça de touros - onde se dizia que estariam centenas ou milhares de presos, sujeitos a torturas. Nunca vi, mas sempre de tal ouvi falar. Uma tragédia, nos dias luandinos de Agosto desse ano.
O dia foi também de anos (23!!! doces e jovens aninhos) de três Cavaleiros do Norte: um da CCS, meu companheiro do PELREC, o 1º. cabo atirador João Pinto; e dois de Zalala, os furriéis milicianos Eusébio Martins e Manuel Pinto.
O Manuel Pinto já fôra meu companheiro na dura instrução do CIOE, em Lamego. Tinha sido do meu grupo e da minha equipa. É empresário em Paredes, do Porto - embora natural de Penafiel.
O Eusébio, de Belmonte e atirador de cavalaria, foi funcionário público e faleceu já este ano,  a 1 de Abril, de paragem cárdio-respiratória. 
O Pinto (1º. cabo atirador de cavalaria Joºao Augusto Rei Pinto) mora além-Tejo, em Corroios, em situação de pré-reforma.
O Nogueira, da Companhia do Liberato, já na altura tinha passado à disponibilidade. Foi condutor e integrava a Companhia de Caçadores 209/RI 21, angolana, que se revoltou em Outubro de 1974. Natural de Tomar, foi para Angola aos 5 anos e de lá veio em 1975.
«Realistou-se» nos Cavaleiros do Norte em Outubro de 2012 e passou este ano a «alinhar» nos convívios da CCS. É deste, a 31 de Maio de 2014 e na Lomba de Gondomar, a foto aqui ao lado.
A morte de Eusébio,  ver AQUI
O Nogueira do Liberato, ver AQUI

1 comentário:

  1. Seriamos dois a festejar os 62 anos, infelizmente o Eusébio,aqui na picture já não está entre nós, de qualquer forma não o esqueci,um dia festejamos, seja lá onde for ,até lá ,fica a saudade, de um amigo que partiu cedo demais, privando-nos da sua alegre companhia!!Até lá brother..
    Manuel Pinto

    ResponderEliminar