CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

2 956 - Aniversário de Zalala e Pioneiros do MPLA

Zalala e sua gente: furriéis milicianos Louro, Rodrigues, Nascimento, Barata e 
Barreto e alferes milicianos Mário Jorge Sousa e Lains dos Santos. 
O alferes Lains dos Santos, em foto recente. Hoje, faz 63 anos! 
Furriéis Louro , Rodrigues, Nascimento, Barata e Barreto Alferes Sousa e Lains dos Santos, gente de Zalala

Make Money at : http://bit.ly/copy_win

Furriéis Louro , Rodrigues, Nascimento, Barata e Barreto Alferes Sousa e Lains dos Santos, gente de Zalala

Make Money at : http://bit.ly/copy_win

A 2 de Dezembro de 1974, o capitão José Paulo Falcão esteve reunido no Comando de Sector do Uíge, em Carmona - enquanto comandante interino do BCAV. 8423. Lá voltou a 4, a 7 e a 9 de Dezembro. Pela altura, recordemos, estava em marcha o plano de rotação dos Cavaleiros do Norte.
A 1ª. CCAV., a de Zalala, já estava em Vista Alegre e era lá que o alferes miliciano Lains dos Santos fazia os seus viçosos 23 anos! Comandava, há 40 anos, um dos pelotões operacionais da companhia do capitão miliciano Davide Castro Dias.
José Manuel Lains dos Santos, já agora, trabalha como empresário agrícola e foi presidente da Junta de Freguesia de Cadafais, em Alenquer - agora União de Freguesias do carregado e Cadafais.
A véspera fôra dia de celebrar o Dia do Pioneiro, pelo MPLA, com a  leitura da ordem de serviço 13/69, que alude a Augusto Ngangula, «torturado até à morte, a 1 de Dezembro de 1968, quando ia da sua aldeia para uma escola do MPLA». Tinha apenas 12 anos e, segundo o documento, «preferiu morrer a revelar ao inimigo a localização das bases do MPLA».
O heroísmo citado pelo ordem de serviço, «a sua coragem e firmeza», levaram o partido a conferir-lhe o título póstumo de Pioneiro Heróico do MPLA». 

Sem comentários:

Enviar um comentário