CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 28 de dezembro de 2014

2 983 - Desporto no Quitexe militar e gasolina a 12$50 o litro

Porta d´Armas do Quartel do Quitexe, com entrada a avenida. Vêem-se as bombas 
de gasolina, o refeitório (à direita) e as oficina-aiuto (cobertura ao centro). Em baixo, 
notícia do DL de 28 de Dezembro de 1974. Há 40 anos!!!


Os dias de 1974 caminhavam para o fim e estava semeada grande expectativa sobre a corrida de S. Silvestre, para que se preparavam alguns Cavaleiros do Norte, os mais afoitos a dar à perna. 
A iniciativa do gabinete de acção psicológica teve boa aceitação e, por lá, segredavam-se duelos atléticos entre os os mais capazes da CCS e da 3ª. CCAV. 8423 - que desde o dia 10 de Dezembro estava aquartelada no Quitexe, tendo abandonado Santa Isabel.
Tudo, porém, numa boa. E desportiva!
Mais complexas iam as relações do MPLA com a Façção Chipenda. Esta, faz hoje 40 anos e em Paris, fazia questão de denunciar o acordo de Agostinho Neto (MPLA) com Jonas Savimbi (UNITA), dias antes, no Luso. Luís Azevedo, seu encarregado de negócios, falava na capital francesa e lembrava que Neto tinha sido expulso do MPLA. É uma história complicada, para aqui ser contada em pormenor.
Luís Azevedo, em Paris e citado pela France Press, «censurava o papel desempenhado por Rosa Coutinho para a conclusão desse acordo».
Rosa Coutinho que, por essa altura, era alvo de mensagens de regozijo, pela sua nomeação como Alto Comissário de Angola - mensagens que chegavam ao Governo Geral, em Luanda. Mensagens que, e cito o Diário de Lisboa de 28 de Dezembro de 1974, também «repudi(av)m a abertura do escritório da Facção de Daniel Chipenda».
Nota curiosa do dia tem a ver com o facto de Angola, ao tempo, estar a fornecer 1/3 do petróleo que Portugal precisava. O Boletim da Direcção Geral dos Combustíveis de Novembro dava conta disso e punha Portugal na lista dos preços mais altos dos preço da gasolina super: 12$50 o litro. A segunda mais cara da Europa. Mais cara, só na Grécia; 13$61.  O mais baixo custo, era na Irlanda (6$56). Na vizinha  Espanha, um litro de gasolina custava 10$50. 

Sem comentários:

Enviar um comentário