CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

2 963 - Os 88 anos da mãe do saudoso alferes Garcia

Maria do Calvário, mãe dom (saudoso alferes) Garcia, no dia dos seus 88 anos, com 
a sobrinha Noémia. Em baixo, o alferes António Garcia, no Quitexe e em 1974, há 40 anos!



O distante Trás-os-Montes vem hoje ao blogue, para fazer memória dos 88 anos de Maria do Calvário, mãe do (nosso saudoso alferes) Garcia. Comemorou-os a 6 de Dezembro, o dia de anteontem, deste ano de Cristo de 2014 e na sua terra de Pombal de Ansiães.
Eram difíceis e amargos os tempos de 1926, quando veio ao mundo, nas arribas de Portugal, por lá conhecendo as imagens e paisagens, os cheiros e os aromas, as catequeses, os abc´s da vida que a fizeram mulher e namorada de João Garcia. Juraram no altar e noivos continuaram pela vida fora, abençoados, depois, com o nascimento de António e Henrique, filhos que lhes cumpriram sonhos e felicidade.
Conheci Maria do Calvário e João Garcia em data indeterminada de 1979 e revisitei-os em 82/83, já tinham pedido o seu filho António, vítima de acidente de viação, a 2 de Novembro desse ano. Não chorámos a sua morte, mas, religiosamente, mostraram-me o seu quarto e as suas coisas - algumas, trazidas da nossa jornada angolana. Impressionou-me a serenidade de ambos.
Agosto de 2011, foi data da minha última passagem pela terra de Garcia. Já o pai João tinha falecido, em 2003 - enviuvando Maria do Calvário, que tive o gosto de abraçar no lar do Centro Social. Falámos de seu filho António, ambos grávidos de emoção.
«Isto não seria assim, se ele cá estivesse!...», segredou-me, sem deixar de mostrar serenidade, sem qualquer amargura, com olhar doce e passando-me a mão no rosto. 
Assim, como? Não disse ela, nem eu perguntei. Ficámos ambos abraçados, por momentos, cerrando os olhos e amarrados à saudade de um filho e de um amigo.
Agora, que comemorou 88 anos, a minha palavra é única e a de todos os Cavaleiros do Norte: Parabéns!
Parabéns, senhora dona Maria do Calvário, mãe amada do (nosso alferes) Garcia!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário