CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 4 de janeiro de 2015

2 990 - O último dia do Pelotão de Morteiros no Quitexe

O alferes João Leite (à direita) era o comandante do Pelotão de Morteiros 
4281. Em baixo, um grupo de «morteiros» a confraternizar no Quitexe


A 4 de Janeiro de 1974, o Pelotão de Morteiros 4281, comandado pelo alferes miliciano João Leite, disse adeus definitivo ao Quitexe, aquartelando em Carmona  - para onde começara a rodar em 20 de Dezembro de 1974.
Os «morteiros», como por lá lhes chamávamos, foram nossos companheiros desde a nossa chegada ao Quitexe, a 6 de Junmho de 1974, quiando lá aquarelámos (a CCS e o comando do Batalhão de Cavalaria 8423), substituindo o Batalhão de Caçadores 4211.
O comando era do alferes João Leite, açoreano, que agora é empresário do sector da informática e comunicações, no Estados Unidos. Tinha dois furriéis milicianos: o Pires e o Costa.
Luís Filipe dos Santos Costa vive no Estoril e é aposentado do Grupo Sonae, somando o prazer das delícias do pós-vida laboral com as da administração de condomínios em Tavira. Tem dois filhs, um deles a doutorar-se nos Estados Unidos. Fernando Freitas Romão Pires é aposnetado da GNR, como sargento mor e vive em S. Domingos de Rana, arredores de Cascais.

Sem comentários:

Enviar um comentário