CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 25 de janeiro de 2015

3 011 - Os primeiros dias dos futuros Cavaleiros do Norte

Neto, Viegas, Matos (2ª. CCAV. 8423) e Monteiro no RC4. em Santa Margarida, Janeiro 
de 1974, há 41 anos! Em baixo, o interior do RC4, logo após a porta d´armas




A Janeiro de 1974, há 41 anos, o BCAV. 8423 dava os primeiros «galopes» em Santa Margarida, no Regimento de Cavalaria nº. 4 - a nossa unidade mobilizadora. Pode dizer-se, segundo o Livro da Unidade, que «a apresentação informal» foi a 7 de Janeiro, com «o encontro da maioria do pessoal do futuro batalhão - oficiais, sargentos e praças», no Destacamento do RC4.
O Neto, o Monteiro e eu mesmo (Viegas) já «debutáramos» na véspera de Natal, quando, por praxe, o oficial de dia nos fez «nomear» à ordem, para entrar de serviço e nós - muito por insistência decisória do Neto, demos o fora do quartel, no seu SIMCA 1100 branco, e «voámos», literalmente para Águeda, ainda bem a tempo da noite de natal - enquanto o Monteiro foi de autocarro, de Águeda para o Porto, onde, depois de telefonema nosso, para a casa dos pais, em Vila Boa de Quires (Marco de Canaveses), o iria buscar um irmão.
Lá tínhamos chegado, nesse 24 de Dezembro, com guia de marcha do Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), de Lamego, já mobilizados para Angola.
Os três, muito provavelmente, fomos os primeiros futuros Cavaleiros do Norte a chegar ao Regimento de Cavalaria nº. 4. Há mais de 41 anos!!!
«Pior castigo que a mobilização, já não nos podem dar! Por isso, vamos embora!...», justificou o Neto. Viemos embora e, na verdade, nada nos aconteceu.

Sem comentários:

Enviar um comentário