sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

3 016 - Vésperas de Governo e 2 novos Cavaleiros

Grupo de Transmissões, e outros Cavaleiros do Norte, do Quitexe. 
Algum deles será o Pexim? A avenida do Quitexe (em baixo)


O mês de Janeiro de 1975 aproximava-se do fim, sem grandes alterações quitexanas, expectando-se, embora e continuadamente, a (nova) rotação dos Cavaleiros do Norte, a  que seria para Carmona. E, naturalmente, a posse do Governo de Transição de Angola - ,arcada para o dia 31, em Luanda.
Ao Quitexe, e à CCS, chegou um 1º. cabo de transmissões, de quem, infelizmente, não  guardo memória: Joaquim F. N. Pexim. Todas as diligências já efectuadas, em nada resultaram. Quem dele saberá?
Chegou ao Quitexe em Janeiro de 1975, há precisamente 40 anos!
Outro Cavaleiro do Norte que este mês chegou, mas a Aldeia Viçosa (2ª. CCAV. 8423), foi o soldado atirador Fernando M. D. Sousa. Dele igualmente não temos notícias.
Luanda, expectava a tomada de posse do Governo de Transição, teve uma noite de algum sobressalto, já que, num cadeia civil, houve um motim que implicou a intervenção das Forças Armadas Portuguesas, com tiros para o ar. Patrulhas da FNLA e do MPLA acorreram ao local e dois reclusos ficaram feridos e alguns outros conseguiram evadir-se, durante a insurrecção. O motim reclamava uma amnistia, pela tomada de posse do Governo de Transição. A cidade, todavia e fora neste incidente, «estava calma», segundo relatava o Diário de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário