CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

3 012 - Novo Alto-Comissário e a Facção de Daniel Chipenda

Grafanil. interior do campo militar em Dezembro de 2014, foto de Carlos Ferreira (Zalala). 
Rosa Coutinho e Silva Cardoso (em baixo), os dois primeiros Alto-Comissários de Angola




A 26 de Janeiro de 1975,. o almirante Rosa Coutinho voou de Lisboa para Luanda, Ia deixar o cargo de Alto-Comissário e seria substituído (a 28) pelo brigadeiro Silva Cardoso, que fazia parte do Governo de Transição e participara na Cimeira do Alvor. A posse foi em Lisboa e no mesmo dia partiu para Angola.
Aqui, na véspera, forças da Revolta do Leste - a Facção de Daniel Chipenda, dissidente do MPLA - tentou entrar na cidade do Luso, mas foi impedida por forças portugueses e do  MOLA. o major Soares (um dos comandantes portugueses, conferenciou com os comandantes Kilimanjaro e Rosa, da Revolta do Leste, propondo-lhe que entrassem desarmados na cidade. Não aceitaram. Só se os elementos do MPLA também fossem desarmados, Kilimanjaro para «evitar qualquer incidente», mandou retirar seis (cerca de) 100 homens para uma posição a 3 quilómetros da capital do Moxico.
O jornal A Província de Angola dava conta que Daniel Chipenda pretendia dar uma conferência de imprensa no Luso, para a anunciar os resultados do congresso da Revolta do Leste, em Ninda.
O jornal O Comércio (de Luanda) dava voz a Chipenda e da sua preocupação em não criar qualquer conflito armado. A preocupação era outra: queria integrar as suas forças no futuro exército de Angola.
Daniel Cipenda, nessa altura, teria tropas aquarteladas em Ninda, Bon e Ivungo.

Sem comentários:

Enviar um comentário