CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 22 de abril de 2016

3 374 - Cavaleiros do Norte em troca de prisioneiros em Úcua

Úcua, em foto de Carlos Ferreira, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala - a 12 de
Dezembro de 2012. Aqui, os Cavaleiros do Norte participaram num patrulhamento
de que resultou uma troca de prisioneiros, a 22 de Abril de 1975. Há 41 anos!

O bem-bom tranquilo das férias
angolanas de há precisamente 41 anos. Em
Nova Lisboa, em cima...
Lobito e Benguela, pelo dia 22 de Abril de 1975, continuava a ser chão das nossas férias angolanas, mas já a fazer malas para a viagem aérea para Luanda, no dia seguindo - o 25 de Abril das primeiras eleições nacionais, para a Assembleia Constituinte. 
O fim da tarde dessa 3ª.-feira abrilina de há 41 anos foi tempo para um faro encontro gastronómico, a matar saudades de Águeda e com o meu particular amigo Zé Ferreira, o furriel miliciano de Operações Especiais (Rangers), meu antigo companheiro de escola de Águeda, depois contemporâneo de Lamego (eu já instrutor, ele ainda instruendo...), ainda hoje amigo e... de sempre. 
... e em Benguela (foto de baixo)
O jeito do adeus foi regado numa esplanada da Restinga benguelense, com umas boas pratadas de camarão. Só podia! E com bife com batatas fritas e ovo a cavalo, com vinho tinto, coisa rara por aqueles tempos! Uns verdadeiros luxos!
Ao tempo não sabíamos mas, pelo norte de Angola - no nosso querido e saudoso Uíge!!!... - e nesse mesmo dia, os Cavaleiros do Norte também estavam em fase de adeus. Adeus a Vista Alegre e a Ponte do Dange, terras da jornada africana dos Cavaleiros do Norte de Zalala (toda 1ª. CCAV. 8423, do capitão miliciano Davide Castro Dias.
Desactivados estes aquartelamentos, rodou a 1ª. CCAV. 8423 para o Songo, «com um Destacamento temporário em Cachalonde». O 2º. comandante do BCAV. 8423, o capitão José Diogo Themudo, fez questão de, neste dia 24, se deslocar a Vista Alegre.
Realizando-se as primeiras eleições no dia 25, essa véspera foi tempo de mais uma palestra orientadora, segundo o Livro da Unidade «orientada por oficiais do Comando Territorial de Carmona (CTC) e do BCAV. 8423, ambos delegados do MFA».
Ao tempo não
Patrulha mista na cidade de Carmona (imagem
da primeira semana de Junho de 1975). A
foto é de Alfredo Coelho (Buraquinho)
sabíamos mas, pelo norte de Angola - no nosso querido e saudoso Uíge!!!... - e nesse mesmo dia, os Cavaleiros do Norte estiveram envolvidos num patrulhamento a Úcua «com vista a fazer-se uma troca de prisioneiros, que, sem êxito, já tinha sido tentada em 21 de Abril», na véspera.
Vivia-se «a procura de obter para o Uíge uma calma aparente e o entendimento entre todos os movimentos», tarefa que não se ofereceu fácil. Os problemas que pela altura se viviam, na, recordemos, «ressaca dos incidentes de Luanda e Salazar», justificaram a «procura de encontrar soluções», nomeadamente, como refere o Livro da Unidade, «através de reuniões semanais, primórdio de Estado Maior unificado».
A esse dia 22 do mês de Abril de 1975, hoje se fazem 41 anos e «no resultado de uma delas, veio a realizar-se uma reunião a nível mais elevado com elementos do Gabinete Militar Misto» - da qual acabou por resultar a troca de prisioneiros em Úcua.
A tensão crescia, lá pelas andas do norte, onde jornadeavam os Cavaleiros do BCAV. 8423! Piores dias estavam para chegar!

Sem comentários:

Enviar um comentário