CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 7 de maio de 2016

3 389 - Comandantes do RC4 e ração de combate para Zalala´s

Zalalas em Zalala: furriéis milicianos José Louro, Américo Rodrigues, 
José Nascimento, Jorge Barata (falecido a 11/10/1997) e Jorge Barreto e 
alferes Mário Jorge Sousa e Lains dos Santos

Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, já
em Zalala. Quem  os identifica(s), ó Vargas?

A 7 de Maio de 1974, há 42 anos e «em cerimónia muito simples», o coronel Luís Maria de Sousa Campeão Gouveia assumiu o comando do Regimento de Cavalaria 4 (RC4), substituindo o também coronel João Carlos Craveiro Lopes. Do BCAV. 8423, «somente tomou parte», na cerimónia, o comandante Almeida e Brito, ao tempo tenente-coronel.
Coronel Craveiro Lopes
Os Cavaleiros do Norte continuavam o seu IAO na Mata do Soares, preparando-se para a jornada Africana de Angola - ainda sem saber para que zona e muito menos para que localidade. Sabia-se era que a PSPA e a OPVDCA passariam, desde esse dia, a estar sob «dependência do Comando Chefe das Forças Armadas» no território. E que tinham sido nomeadas comissões ah hoc temporárias para controlar a Emissora Oficial de Angola e Voz de Angola (formada pelo major José Lopes Rijo, tenente-coronel Garrido Borges e capitão piloto aviador Gandela Vasques) e Diário de Luanda (major Sousa Guedes, 1º. tenente Nunes da Cruz e capitão piloto aviador Beça Azevedo). 
Ainda de Angola chegava a notícia da formação de um partido político de tendência social-democrata - o Movimento Popular Unido da Angola (MOPUA), por iniciativa de antigos estudantes de Sá da Bandeira e enquadrando personalidades europeias e africanas de diversos sectores de actividade, já com núcleos em  muitos distritos angolanos.
Um ano depois, uma 4ª.-feira, o presidente Kenneth Kaunda, da Zâmbia estava em Lisboa e foi recebido pelo general Costa Gomes, na Ajuda - onde o Presidente Português acentuou o seu «papel no processo de descolonização portuguesa na África Austral». Disse o Presidente da República Portuguesa que «nos meses que se  seguiram ao 25 de Abril de 1974, os dirigentes portugueses recebe(ra)m o melhor apoio , compreensão e auxílio, na extremamente complexa tarefa de liquidar uma situação velha de séculos e agravada os últimos anos por uma guerra injusta».
A ordem de Serviço de 10 de Maio de 1974,
com a relação dos abonados da 1ª. CCAV. 8423 com
ração de combate e pão, para o IAO da Mata do
Soares. Clicar na imagem, para a ampliar
Hoje, a fazer memória dos nossos dias de há 42 anos, editamos o fac-simile da Ordem de Serviço nº. 110, do RC4 com a relação dos militares da 1ª. CCAV. 8423 «abonados de ração de combate com pão para os dias 5 e 6 de Maio de 1974» - dois dias do IAO. Lá estão o então tenente e futuro capitão miliciano Davide Castro Dias, os aspirantes e futuro alferes milicianos Mário Jorge Sousa, Pedro Rosa, Carlos João Sampaio e José Lains dos Santos e os cabos milicianos e futuros furriéis  Américo Rodrigues, Fernando M ota Viana, Jorge António Barata (falecido a 11/10/1997), Plácido Jorge Queirós, Manuel Pinto, Victor Costa, José Baldy Pereira, João Matias Aldeagas e José Louro, além dos praças.
Tudo boa gente, como mostrou então e provou o futuro!
- PSPA. Polícia de Segurança Pública de Angola.
- OPVDCA. Organização Provincial de 
Voluntários de Defesa Civil de Angola.

Sem comentários:

Enviar um comentário