CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 26 de abril de 2017

3 743 - O último dia dos Cavaleiros do Norte em Aldeia Viçosa



Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa: alferes Domingos Carvalho (cortado) 
e João Machado, capitão José Manuel Cruz, alferes Jorge Capela e furriel 
José Fernando Melo. Atrás do alferes Capela, está o Rito. E os outros dois? 


Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa: Gomes (à esquer-
da), Martins (a rir) e furriéis  António Carlos Letras e Je-
suíno Pinto (de bigode). E os dois da frente, quem são?

O dia 26 de Abril de 1975 foi o último da presença militar portuguesa em Aldeia Viçosa, onde desde 7 de Junho de 1974 estava aquartelada a 2ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz. «Fez-se a desactivação de Aldeia Viçosa, podendo afirmar-se que só a partir dessa data se completou a remodelação do dispositivo, que se julga ser a última até ao termo da comissão», nota o Livro da Unidade.
Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa:
há 42 anos rodaram para Carmona

A rotação foi para a cidade de Carmona, onde se juntou a outros «aldeia viçosas» e à CCS, já então aquartelados no BC12 - na saída para o Songo.
A 24 do mesmo mês de há 42 anos, precisamente dois dias antes, «desactivou-se Vista Alegre e Ponte do Dange», como também refere o Livro da Uni-
dade, «conduzindo tal facto à transferência da 1ª. CCAV. 8423 para o Songo, com um Destacamento temporário em Cachalonde»
Foi a penúltima mudança da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Zalala, que ainda rodaria para Carmona - a 6 de Junho de 1975, já no final dos trágicos inci-
dentes de Carmona. E por lá esteve até 4 de Agosto de Setembro, quando rodou (com o Batalhão) para o Grafanil - nos arredores de Luanda.
Comandante Almeida e Brito e capitão Fal-
cão no encontro de Águeda em 1996

Comandante e adjunto 
de visita à 3ª. CCAV. 8423

O comandante do BCAV. 8423, há precisamente 42 anos, voltou ao Quitexe, onde continuava aquartelada a 3ª. CCAV. 8423.
O então tenente-coronel Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito fez-se acompanhar do oficial-adjunto, o capitão José Paulo Montenegro Mendonça Falcão, e a deslocação foi de rotina e «em continuação das visitas às subunidades»
Os Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423 estavam no Quitexe desde 10 de Dezembro de 1974, então rodados da Fazenda Santa Isabel - onde tinham chegado, idos do Grafanil, a 11 de Junho do mesmo ano.
Lisboa contara votos toda a noite de sexta-feira (dia 25 de Abril de 1975) para sábado (dia 26) e a imprensa dava conta de que o PS era o mais votado e a maioria seria de esquerda. Às 9,45 horas da manhã de 26 de Abril e com 3 378 freguesias apuradas (faltavam 651), o PS tinha eleito 75 deputados. Seguiam-se o PPD/PSD (45), o PCP (21), o CDS (7) e o MDP (2).    Frente Socialista Popular, MES, UDP,. PPM, FECm PUP e LCI não tinham deputados eleitos.
O furriel mecânico Norberto Morais (de óculos na cabeça
 e mãos nos bolsos), ladeado pelos condutores Delfim Ser-
ra, Joaquim Celestino Gonçalves da Silva (que hoje faz
65 anos) e José António Gomes. Em Mortágua, 2015!

Condutor Celestino,
65 anos em Leça

O condutor Joaquim Celestino, Cavaleiro do Norte da CCS, faz hoje 65 anos em Leça do Balio.
Joaquim Celestino Gonçalves da Silva era residente no lugar do Freixieiro, freguesia de Perafita, em Matosinhos. E lá regressou a 8 de Setembro de 1975. Mora agora em Leça do Balio e chega aos 65 anos com a (quase) frescura dos 20 e poucos - quando jornadeou pelas terras uíjanas de Angola. Está de boa saúde e feliz da vida (com ele falámos há poucos momentos) e para ele vai o nosso abraço de parabéns! E o desejo de muitos mais e muito bons anos de vida. Até 3 de Junho, no RC4!



Sem comentários:

Enviar um comentário