CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 8 de julho de 2018

4 180 - O último dia dos Cavaleiros do Norte na vila do Quitexe!

Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, todos milicianos: furriéis
Louro, Rodrigues, Nascimento, Barata (infelizmente ja falecido, a 10 de
Outubro de 1997, de doença e em Alcains) e Barreto, alferes Mário Jorge de
 Sousa Correia de Sousa (que hoje festeja 67 anos em Andorra) e Lains dos Santos
Grenha Lopes, Agostinho Belo e, em baixo,  Graciano Silva,
três furriéis milicianos da 3ª. CAV. 8423, a da Fazenda Santa
Isabel e dos últimos aquartelados no Quitexe, há 43 anos!

A 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, completou a sua rotação do Quitexe para Carmona a 8 de Julho de 1975. Há precisamente 43 anos! Foi a última unidade militar portguesa aquartelada na vila uíjana.
A operação começara no dia 1, quando houve «saída prévia de um grupo de combate», e a rotação justificava-se na necessidade de «preparar uma maior presença militar na cidade».
Assim e de acordo com o livro «História
Capitão José
P. Fernandes
da Unidade», que citamos, «completando-se totalmente a re-
tracção do dispositivo do Uíge», uma solução que «não se es-
perava», mas que, ainda segundo o mesmo HdU, foi «solução para problemas existentes».
O dia 8 de Julho de 1975 foi, assim, o último da presença militar portuguesa no Quitexe, desde 2 de Março desse ano exclusiva-
mente assumida pela 3ª. CCAV. 8423, os Cavaleiros do Norte co-
mandados pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes.
O 1º. cabo Emanuel Santos, o 1º. sargento João Barata
e o alferes miliciano António Garcia no Quitexe e à porta
do edifício do Comando do BCAV. 8423, em 1974!

A responsabilidade
operacional do BCAV. 8423!


Um ano antes e com a responsabilidade operacional da ZA assumida a 14 de Junho de 1974, quando começou «a sua verdadeira vida operacional na Região Militar de Angola», a segunda reunião de comandos do BCAV. 8423 realizou-se no Quitexe
A operação Castiço DIH estava a concluir-se e o comandante Carlos Almeida e Brito, entretanto, continuava os seus «contactos operacionais», ora com as outras unidades do Comando do Sector do Uíge (CSU), quer com a do próprio BCAV. 8423. 
A 8 de Julho de 1974, há precisamente 44 anos, realizou-se a segunda reunião mensal dos comandantes das quatro (CCS+3) Companhias dos Cavaleiros do Norte, «novamente no Quitexe, mercê de ainda não existirem estruturas nas outras subunidades», estruturas que, de acordo com o livro «História da Unidade», «permitissem a realização da reunião nas suas sedes.
A primeira, recordemos, ocorrera a 15 de Junho imediatamente anterior e também no Quitexe, no dia imediatamente a seguir ao da assumpção de responsabilidade operacional, às 14 horas desse dia (o 14).
Os contactos do tenente-coronel Carlos Almeida e Brito, por esse tempo, não se limitavam à área militar, mas também à civil - nomeadamente com as autoridades tradicionais e religiosas e a administração civil - que, no caso do Dange, estaca localizada no Quitexe.
O alferes Mário Jorge
Sousa e esposa em Zalala

Alferes Sousa, 67
anos em Andorra !

O alferes miliciano Mário Jorge Sousa, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, festeja 67 anos a 8 de Julho de 2018.
Mário Jorge de Sousa Correia de Sousa foi especialista de Operações Especiais (Rangers) e, na jornada africana da Angola, fez-se acompanhar pela esposa. Regressou a Portugal a 9 de Setem-
bro de 1975, no final da sua comissão militar - que o levou a Aldeia Viçosa e Carmona -, e fixou-se na Calçada da Lavra, na cidade de Lisboa.
Tempo houve em que terá morado no Porto e também em Alfena, do concelho de Valongo. Actualmente, e segundo informação do furriel João Dias (TRMS), estará radicado em Andorra, para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Adelino Santos

Santos de Aldeia Viçosa,
66 anos em Leiria !

O soldado tirador Adelino Vieira dos Santos, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 66 anos a 8 de Julho de 2018.

Atirador de Cavalaria, regressou a Portugal no dia 10 de Setem-
bro de 1975 e fixou-se no lugar de Fontes, freguesia de Cortes, em Leiria, de onde era natural e onde então residia. Não reside agora muito longe, é em Souto de Cima, freguesia de Caranguejeira, também em Leiria, para onde seguem os nossos parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário