CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 10 de julho de 2018

4 182 - Os lutos do PELREC da CCS dos Cavaleiros do Norte!

Grupo de Cavaleiros do Norte numa das casernas do Quitexe. Atrás e à esquerda, um trio de sapadores. De-
pois, o 1º cabo Almeida (falecido a 28/02/2009, de doença e em Penamacor) e Alberto Ferreira (garrafa na
 mão). À frente e no sentido dos ponteiros do relógio e todos do PELREC, alferes Garcia (f. a 02/11/1979, de
acidente em Mangualde, morava no Porto), Gomes (f. a 03/09/1989, em Torres Vedras), 1ºs. cabos Cordeiro 
e Silvestre, Marcos e NN (de lado), Leal (de boina no ombro, f. a 18/06(2009, de doença e em Pombal), 1ºs.
 cabos Vicente (f. a 212/01/1997, de doença e em Alcanena) e Fernando Soares (que hoje faz 66 anos no Laran-
jeiro), Messejana (f. a 27/11/209, de doença e em Lisboa), Florêncio, Aurélio (Barbeiro) e Botelho. Mais à
direita, Madaleno e Francisco (de braços cruzados)
Octeto do PELREC. De pé, 1º. cabo Hipólito (em França),
furriel Monteiro e 1º.s cabos Almeida e Vicente. Em baixo,
alferes Garcia, Leal, furriel Neto e Aurélio (Barbeiro). 

Garcia, Almeida, Vicente e Leal já faleceram
A imagem que abre abre esta peça de blogue «ilustra» como os lutos vão carregando a alma  dos Cavaleiros do Norte do PELREC - o Pelotão de Reconhecimento, Serviços e Informação - da Companhia de Comando e Serviços (CCS) do BCAV. 8423. Do grupo,  já faleceram 6 bravos antigos combatentes do Uíge angolano: o alferes miliciano Garcia de Operações Especiais (Rangers) e, atiradores de Cavalaria, os 1ºs. cabos Almeida e Vicente e os 
soldados Gomes, Leal e Messejana.   
1 - O alferes miliciano António Manuel Garcia faleceu aos 27 anos, vítima de acidente de viação, entre Viseu e Mangualde, quando, enquanto inspector da PJ, investigava o Caso Ferreira Torres. Era natural de Pombal de Ansiães, em Carrazeda de Ansiães, e morava em Vila Nova de Gaia. Comandou o PELREC da CCS do BCAV. 8423 e, transitoriamente, assumiu funções de Oficial de Operações. Foi louvado pelo comando da CCS, por  ser«possuidor de boas qualidades morais, humanas e militares».
2 - Joaquim Figueiredo de Almeida foi 1º. cabo tirador de Cavalaria e exerceu funções de padeiro e encarregado do refeitório dos praças da CCS, no Quitexe e em Carmona. Natural de Pedrogão de S. Pedro, em Penamacor, lá regressou e por lá trabalhou na área da construção civil. Faleceu a 28 de Feve-
reiro de 2009, vítima de doença cancerosa, deixando viúva e dois filhos.
3 - Jorge Luís Domingues Vicente, 1º. cabo atirador de Cavalaria. Natural de Vila Moreira, em Alcanena, faleceu a 21 de Janeiro de 1997, aos 45  anos e vítima de doença cancerosa, deixando viúva e duas filhas. Bom companheiro e militar disciplinado, sempre leal e colaborante activo do dia-a-dia, sempre muito disponível, foi grande entusiasta dos primeiros encontros da CCS.
4 - Manuel Leal da Silva, soldado atirador de Cavalaria, natural e residente em Caxaria, na freguesia do Carriço, em Pombal. 
João Messejana
Era o único «pelrec» já casado e pai - no tempo da jornada angolana. De uma menina já nascida e outra que crescia no ventre da mãe (grávida). 

Faleceu de doença súbita, a 18 de Junho de 2007, aos 55 anos, e deixou viúva, três filhos e vários netos.

5 - João Manuel Pires Messejana, soldado 

atirador de Cavalaria, era natural do litoral alentejano e radicou-se em Lisboa - onde terá chegada a ser agente da polícia municipal. Faleceu de doença,

Armando Gomes

a 27 de Novembro de 2009, aos 57 anos e depois de uma vida enlutada de alguns dramas pessoais e de saúde.

6 - Armando Domingues Gomes foi soldado atirador de Cavalaria e era natural de Á-dos-Cunhados, freguesia do concelho de Torres Vedras. 
Integrou o PELREC, sempre colaborando com os seus comandos directos, sendo louvado «pela maneira eficiente e dedicada, como voluntário, como exerceu as funções de padeiro, sem que para tal tivesse conhecimentos profissionais, nunca olhando a esfor-

ços», por outro lado sendo «militar muito correcto no trato, disciplinado e bom camarada». Regressou a Á-dos-Cunhados a 8 de Setembro de 1975 e nada mais sabemos dele, para além de que faleceu a 3 de Setembro de 1989.

Todos recordamos com imensa saudade, fazendo memória de companheiros maiores da nossa jornada africana pelo chão do Uíge angolano!


Fernando Soares
Soares, 1º. cabo do PELREC,
66 anos no Laranjeiro !

O 1º. cabo Fernando Manuel Soares foi especialista de reconhe-
cimento e informação e jornadeou no Uíge angolano como ati-
rador de Cavalaria e festeja 66 anos a 10 de Julho de 2018.
Popularizou-se pela irreverência do seu dia-a-dia no PELREC da CCS, ainda que disciplinada, e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, fixando-se na Cova da Piedade, onde ao tempo já residia. Trabalhou nos estaleiros e, já reformado, enviuvou e reside no Laranjeiro, em Almada. Para lá vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário