CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 18 de maio de 2019

4 425 - Licença pré-embarque dos Cavaleiros do Norte para Angola!



Cavaleiros do Norte da Secretaria da CCS: os 1ºs. cabos
 Vieira (Vasquinho) e Miguel Soares Teixeira, que amanhã
festeja 67 anos, furriéis milicianos Francisco Dias e José
 Monteiro e, em baixo, o 1º. cabo João Pires
BCAV. 8423
O dia 18 de Maio de 1974, um sábado, foi tempo de se saber que o cessar fogo estava «iminente na Guiné», embora só depois do encontro entre Mário Soares e Aristides Pereira, respectivamente ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal e secretário geral do Partido Africano para  Indepen-
dência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
«Iniciámos uma diplomacia activa e estão criadas as condições para dialogarmos com os movimentos de libertação e com os países africanos», disse Mário Soares, falando no final do Conselho de Ministros realizado em Lisboa, na véspera, e mostrando-se optimista quanto ao encontro de 25 de Maio, com Aristides Pereira
Os Cavaleiros do  Norte do BCAV. 8423 continuavam a sua licença de adeus e já com datas de partida marcadas para Angola. O livro «História da Unidade» precisa que este tempo «era um período de transição entre o soldado na prestação do serviço militar normal e aquele em que esse mesmo soldado última a sua preparação para o combate».
«Aproveita esta licença para tudo o que entendas, mas nomeadamente para tudo o que não possa ser feito nos períodos normais de licença», sugeria o HdU, acrescentando que «a partir dela, estás em condições de poder embarcar, por isso cultiva as virtudes que te solicitaram, para te impores como verdadeiro soldado».
Miguel Teixeira
1º. cabo da CCS

Miguel, 1º. cabo escriturário,
67 anos em Senhora da Hora!

O 1º. cabo Miguel Soares Teixeira, da CCS do BCAV. 8423, a Companhia do Quitexe, festeja 67 anos a 19 de Maio de 2019.
Escriturário de especialidade, também prestou serviço na messe de oficiais e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) jornada africana do Uíge angolano. Fixou-se em Ramalde, freguesia do Porto, e fez vida profissional ligado às artes gráficas, na Ambar. Já aposentado, mora em Senhora da Hora, no município de Matosinhos, para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Maia de Zalala
da 1ª. CCAV. 8423

Maia de Zalala, 67 anos
em Castelo da Maia

Manuel Maia da Costa foi atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e festeja 67 anos a 19 de Maio de 2019.
Integrou o 2º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes mili- 
ciano Carlos Sampaio - com os furriéis milicianos Eusébio Mar-
tins (falecido a 16 de Abril de 2014, em Belmonte), Mota Viana (depois, João Rito) e Plácido Queirós - e regressou a Portugal no dia 9 de Se-
tembro de 1975, fixando-se em Mandim, da freguesia de Barca, na Maia. Mora em Gondim, da freguesia de Castelo da Maia, também do município maiato, onde é lacador de profissão e para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Fazenda Santa Isabel

Rocha de Santa Isabel, 67
anos na Figueira da Foz!

Manuel Reis da Rocha foi soldado condutor auto-rodas da 3ª. CCAV. 8423 e festeja 67 anos a 19 de Maio de 2019.
Natural do lugar de Arneiros de Fora, da freguesia da Maiorca, no município da Figueira da Foz, este Cavaleiro do Norte da Fazenda de Santa Isabel (e depois do Quitexe e de Carmona) lá regressou a 11 de Setembro de 1975. Supomos que por lá viverá e para ele vai o nosso abraço e parabéns.

Sem comentários:

Enviar um comentário