CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 28 de maio de 2019

4 435 - O dia «zero» da CCS no RC4, as imagens de Baltazar e Nunes, o Valetas!


Cavaleiros do Norte das Transmissões. De pé, José Costa,. furriel José Pires, alferes José Leonel Hermida
 e 1ºs. cabos Luís Oliveira e José Mendes. À frente, Humberto Zambujo, Couto Soares e 1ºs. cabos
 Jorge Salgueiro e Jorge Silva (da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala) 
Baltazar Serafim Brites já foi dado como
 morto mas está (bem) vivo e vive em Sarzedinho,
Ervedosa do Douro, em S. João da Pesqueira
José G. Nunes
faleceu há 1 ano


O dia 28 de Maio de 1974 foi de descanso e leituras, para os «ccs´s» do BCAV. 8423 que ficaram no RC4, depois de adiada, na véspera, a partida para Angola.
Uns quantos, mais afoitos, mais emocionais, menos cerebrais, voltaram às suas casas, surpreendendo as famílias para mais umas horas de afecto e de mais despedidas. Pelas suas casas, continuavam os futuros Cavaleiros do Norte das três companhias operacionais que, avisados em tempo útil, por dois dias adiaram as suas despedidas. Chegou a supor-se, mais por se desejar que por ser possível,  que o BCAV. 8423 já não embarcaria. Embarcou.
- 2 ANIVERSÁRIOS: O dia, para dois futuros combatentes de Zalala, foi tempo para ainda festejarem, em casa e com os seus familiares e amigos, os seus então 22 anos: o 1º. cabo Gonçalves e o soldado Domingues, ambos atira-
dores de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423.
O 1º. cabo Manuel da Costa Gonçalves era da Brandoa, na Amadora, e lá voltou a 9 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar em terras do Uíge angolano. A vida deu-lhe muitas voltas e sabemos que faleceu a 2 de Julho de 2013, aos 61 anos e quando morava no Laranjeiro, em Almada.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!
Ramiro Ferreira Domingues é natural de Meirinhas de Baixo, da freguesia de Vermoim, no concelho de Pombal, aonde voltou também a 9 de Setembro de 1975. Mora agora em Alvaiázere, onde hoje festeja 67 anos. Parabéns!
José Gonçalves Nunes e família

Nunes, o Valetas de Zalala,
faleceu em Castelo Branco!

O soldado José Gonçalves Nunes, o Valetas, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, faleceu a 24 de Maio de 2018. Há um ano e como já aqui demos conta!
Cavaleiro do Norte do 4º. Grupo de Combate, da Companhia da Fazenda de Zalala e comandado pelo alferes miliciano Lains dos Santos, o Nunes regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e fixou-se em  Lendiscais, freguesia do concelho de Castelo Branco, onde nasceu a 10 de Junho de 1952. Lá faleceu a 23 de Maio de 2018, de doença e há pouco mais de um ano e em vésperas de chegar aos 66!

Hoje, com imagens (em cima e ao lado), o recordamos com saudade! RIP!!!
Baltazar Brites

Baltazar, sapador da CCS,
em S. João da Pesqueira !

O soldado Baltazar Serafim Brites, da CCS do BCAV. 8423, vive em Sarzedinho, lugar da freguesia de Ervedosa do Douro, no município de S. João da Pesqueira.
Cavaleiro do Norte do Pelotão de Sapadores comandado pelo alferes miliciano Jaime Ribeiro, chegou a ser dado como falecido - cruzes, cruzes, canhoto!... -, mas felizmente está vivo e bem vivo, já aposentado da construção civil, como aqui já demos conta a 15 de Maio de 2019, quando festejou 67 anos. Mourejou por França (ainda antes a jornada africana do norte de Angola) e depois na Suíça - países onde tem os filhos e pelos quais se «divide» a cada meio ano de cada ano.
Hoje, por gentil amabilidade dele mesmo, podemos aqui voltar para o «mos-
trar» são com o pêro e em imagem recentíssima, rigorosamente deste último fim de semana de Maio de 2019, recolhida junto à sede da Junta de Freguesia de Ervedosa do Douro. Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário