CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 5 de maio de 2019

4 462 - Cavaleiros do Norte em Santa Margarida, demissões em Luanda!

Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, aqui em modo civil: os furriéis
José António Nascimento, NN e João Correia Marques Rito, que hoje faria 67 anos mas faleceu a 18
 de Maio de 2008, em Ourém. RIP!!!
Furriéis milicianos a 1ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel
mas aqui no Quitexe: Alcides Ricardo, António Fernandes,
Agostinho Belo e António Flora

A Ordem de Serviço nº. 110, do RC4 e datada de 10 de Maio de 1974, publicou «a relação dos militares do BCAV. 8423» que «foram abonados de ração de combate» para a Instrução Altamente Operacional (IAO) e para os dias 5 e 6, no caso.
Os futuros Cavaleiros do Norte andavam, desde o dia 3 anterior, pela Mata do Soares, em exercícios finais de instrução, antecipando a partida para Angola e já «com vista a viver à semelhança, embora ténue, daquilo que pode ser a sua vida no ultramar».
O dia, um domingo, foi tempo de o general Costa Gomes, chegar a Luanda numa «visita de surpresa» e destituir todos os Chefes das Forças Armadas. O general Franco Pinheiro, que até aí comandava a Região Norte, substitui o general Rafael Alves, foi nomeada comandante-Chefe das Forças Armadas.
Os comandantes da Armada, da Força Aérea e do Exército também foram substituídos.
Furriel J. Rito 
João Rito civil

Rito, furriel de Zalala,
faria hoje 67 anos !

O furriel miliciano Rito, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, faria hoje 67 anos Faleceu em Maio de 2008.
João Correia Marques Rito apresentou-se na subunidade comandada pelo capitão miliciano 
Davide Castro Dias no mês de Dezembro de 1974, em rendição individual - substituindo o furriel Mota Viana, que deixou Zalala em Outubro de 1974.
Rodava do Casage e da 1ª. CCAÇ. 4617, formada em Évora. Era natural de Frei-
xianda, em (Vila Nova de) Ourém, aonde voltou, e, solteiro, trabalhava na área da extracção de resinas, tendo aparecido morto por razões desconhecidas, e nunca esclarecidas, a 17 de Maio de 2008. Hoje, dele fazemos memória e o recordamos com saudade! RIP!!!
O 1º. cabo Marques em 1974
Alberto Marques

Marques de Aldeia Viçosa,
67 anos em VN de Gaia !

O 1º. cabo Alberto Joaquim de Oliveira Marques, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 67 anos a 5 de Maio de 2019.
Operador-cripto de especialidade dos Cava-leiros do Norte de Aldeia Viçosa (e depois de Carmona), apresentou-se no no RC4 e  no BCAV. 8423, no Campo Militar de Santa Margarida, em Março de 1974, rodando do RI 10, em Aveiro, depois de especializado na Trafaria. 
Regressou a Portugal o dia 10 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar em Angola (em Carmona, depois de Aldeia Viçosa) e fixou-se em Mafamude, do município de Vila Nova de Gaia, cidade onde agora reside e para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Carla Gaspar, rodeada pelas
irmãs São, à esquerda, e Lur-
des, jovens do Quitexe de
1974, ontem em Viseu

Carla Gaspar, do Quitexe,
em festa de anos !

A uma senhora não se pergunta a idade, nem dela a idade se diz..., mas deixem lembrar que hoje, dia 5 de Maio de 2019, faz anos uma contemporânea dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 no Quitexe, pelos idos anos de 1974 e 1975 da nossa jornada africana de Angola: a jovem e lin-
díssima Carla Gaspar. Que tantos marciais corações por lá fez... palpitar! 
Estudante do Liceu Nacional de Carmona, era filha do Casal Gaspar, o pai Car-
los dono de uma fazenda dos arredores da vila quitexana. Infelizmente, já fale-
cido. A família regressou a Portugal por altura da independência de Angola e, tanto quanto julgamos saber, Carla Gaspar faz carreira profissional no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), morando no litoral alentejano. Parabéns, conterrânea do Quitexe!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário