Combatentes do Pelotão de Morteiros 4281, contemporâneos dos Cavaleiros do Norte no Quitexe: Valdemar e 1º. cabo Pagaimo, que agora está de luto pela morte da esposa, a professora Maria Dulce |
O Governo Provisório de Palma Carlos, o primeiro depois da revolução de 25 de Abril, tomou posse a 17 de Maio de 1974. «Completa-se, assim, a entrada em funções das instituições que regerão o país durante um ano, até à eleição da Assembleia Nacional Constituinte», reportava a imprensa do dia.
Os Cavaleiros do Norte, a esse tempo, continuavam de licença e a fazer dias para o embarque, planeado, no caso da CCS, para o dia 27; as companhias operacionais nos dias seguintes.
«Soldado, vais para Angola, onde irás encontrar populações negras e mestiças, que são portuguesas como tu. Tem usos diferentes, religião que pode não ser a tua, ou não, falam ou não a tua língua e tem os seus dialectos próprios (...) Vai ajudá-los nos seus problemas, como tal respeita-os e aos seus costumes, lembra-te que são seres como tu, a sua família é como a tu», reporta(va) o livro «História da Unidade», acrescentando que «então, poderás contar que estás a cumprir uma parte importante da tua missão de combatente».
«De contrário, serás um mau militar e estás a atraiçoar os ideais que a Pátria te impõe e que juraste solenemente defender e fazer cumprir», enfatizava a mensagem do comandante Almeida e Brito.
Joaquim Rodrigues |
Rodrigues de Aldeia Viçosa,
67 anos em Loures !
O soldado Rodrigues, Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 67 anos a 16 de Maio de 2019.
Joaquim António de Almeida Rodrigues foi especialista de transmissões e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, depois de concluída a sua comissão militar do norte de Angola, que ainda o «levou» ao BC12 e a Carmona, actual cidade do Uíge.
Fixou-se no Beco dos Barbantes, em Camarate, no município de Loures, e ainda lá vive, agora a Rua Eduardo Augusto Pinto. Para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!
Maria Dulce Pagaimo |
Pagaimo, 1º. cabo dos Morteiros,
de luto pela morte da esposa !
O 1º. cabo Celestino de Jesus Pagaimo, especialista de trans-missões do Pelotão de Morteiros 4281, está de luto pelo fale-cimento da esposa: Maria Dulce Pagaimo, seu amor de vida. A 4 de Maio de 2019 e aos 62 anos!
Contemporâneo dos Cavaleiros do Norte no Quitexe, o 1º. cabo Pagaimo regressou a Portugal no Verão de 1975, quando terminou a sua jor-
nada africana de Angola e do Uíge, e fez carreira profissional nas Brigadas de Trânsito da GNR. Vive, já aposentado, em Moinho da Mata, Montemor-o-Velho!
A esposa, professora primária, já em 2011 teve extraído um rim, devido a pro-
blemas cancerosos, que em 2016 «passaram» para os pulmões. A situação de saúde agravou-se nos últimos meses, passados entre o Instituto Português de Oncologia (IPO), de Coimbra, e, nos últimos dois, nos cuidados paliativos.
O colectivo «Cavaleiros do Norte» associa-se a este luto do Pagaimo - e seu filho Rúben, 1º. sargento da GNR, na Figueira da Foz -, a quem envia forte e afectuoso abraço de solidariedade. RIP!!!
Os meus sentidos pêsames a família!
ResponderEliminar