Coronel Craveiro Lopes, comandante do RC4 |
Campeão Gouveia comandante do RC4 |
O comandante do Regimento de Cavalaria 4 (RC4), coronel João Carlos Craveiro Lopes, foi substituído a 7 de Maio de 1974, sendo substituído pelo coronel Campeão Gouveia, ambos oficiais de Cavalaria.
O BCAV. 8423, a esse tempo, esta-
va em plena Instrução Altamente Operacional (IAO), pelo que ape-
nas o comandante Carlos Almei-
da e Brito, então tenente-coronel, participou na «cerimónia muito simples» que decorreu nessa terça-feira de há 45 anos e confirmou a troca de comandantes do RC4.
A IAO, recordemos, continuava na Mata do Soares, arredores do campo Militar de Santa Margarida, numa altura em que, em Angola, era anunciada da funda-
ção do Movimento Popular Unido de Angola (MOPUA), de inspiração social-democrata, enquadrando «numerosas personalidades europeias e africanas, de diversos sectores e actividades» e, acrescentava o Diário de Lisboa, que citamos, «já com núcleos em muitos distritos angolanos».
Um partido criado a partir de iniciativa da Associação de Antigos Estudantes de Sá da Bandeira e que, no Lobito, já tinha organizado um comício com «par-
ticipação de mais de 2000 pessoas», no qual foi apontado o propósito de «criar uma sociedade multi-racial».
Outra notícia que chegava de Angola era a da alteração da hierarquia do sector de segurança. Assim, quer a PSP e a OPVDCA passaram à dependência do Comando-Chefe das Forças Armadas. OPVDCA era a Organização Provincial de Voluntários da Defesa Civil de Angola.
António Rocha 1º. cabo de AV |
Rocha, 1º. cabo da 2ª. CCAV.,
faleceu há 3 anos !
O 1º. cabo Rocha, da 2ª. CCAV. 8423 do BCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, faleceu há 3 anos, a 9 de Maio de 2016.
António Gomes da Rocha, enfermeiro de especialidade, regres-
sou a Portugal no dia 19 de Setembro de 1975, fixando-se no lu-
gar de Ribeiro, da freguesia de Milhundos, município de Penafiel. Por lá fez toda a sua vida pessoal e profissional e foi participante activo dos encontros anuais dos Cavaleiros do Norte comandados pelo capitão miliciano José Manuel Cruz. Faleceu há 3 anos, vítima de doença, estava a caminho dos 65, nascido que foi a 5 de Agosto de 1951.
Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário