CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 6 de maio de 2019

4 463 - A baixa hospitalar do Lages, no IAO dos Cavaleiros do Norte!

Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 no bar dos Sargentos do Quitexe, em 1975, todos furriéis milicianos:
João Cardoso, António José Cruz, José Fernando Carvalho e José Grenha Lopes. Atrás, o soldado Car-
los Lages, que há 45 anos foi internado na cardiologia do Hospital Militar de Tomar 
Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa. De pé, furriéis
Melo, Matos e Évora Soares e alferes Carvalho. Em
 baixo, furriéis Mourato e Ramalho e alferes Machado



Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 continuava, há 45 anos, a instrução altamente operacional (IAO) na Mata do Soares, em Santa Margarida. preparando-se intensamente para os desafios mais próximos. Que eram, em nos recordamos, os da guerra colonial que (ainda) se travava em Angola - que era o nosso destino de mobilização.
«Julga poder afirmar-se que a instrução decorreu em bom ritmo, porquanto de foram envidados todos os esforços no sentido de melhor tornear as dificuldades existentes», lê-se no livro «História da Unidade.
O dia 6 de Maio de 1974 foi tempo para nova consulta de cardiologia do sol-
dado Carlos Alberto Aguiar Lages, que era atirador de Cavalaria do futuro PELREC da CCS. Partiu para o Hospital Militar Regional nº. 3, em Tomar, às 6,50 e voltou às 15 horas. Ainda lá voltaria no dia 7, data em que teve baixa hospitalar. Ainda teve alta, todavia, em tempo de embarcar com a CCS para Luanda e daqui para o Campo Militar do Grafanil, a 29 de Maio, e deste para o Quitexe, a 6 de Junho de 1974.
O Lages, devido às suas limitações de saúde, viria a ser o impedido do bar e messe de sargentos, missão que desempenhou até ao final da nossa jornada africana que andou por terras do Uíge - nomeadamente, Quitexe e Carmona. Vive em Lisboa.
Alves, João Inácio e Venâncio,
Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa
João Inácio

Inácio de Aldeia Viçosa, 
67 anos na Covilhã !

O 1º. cabo Inácio, Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, festeja  67 anos a 7 de Maio de 2019.
Atirador de Cavalaria de especialidade e natural das Cortes do Meio, freguesia do serrano muni-
cípio da Covilhã, João Francisco da Silva Inácio (é este o seu nome completo) lá regressou a 10 de Setembro de 1975, no final da sua comissão de serviço em Angola. Por lá faz vida e é participante habitual dos encontros anuais da companhia liderada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz. Para lá vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário