CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 6 de abril de 2022

5 764 - O comandante Almeida e Brito em Vista Alegre! Centenas de mortos em Luanda!

A baía de Luanda, vista da ilha (restinga), perto da marina, no dia 9 de Outubro de 2019,
quando por lá passou o furriel Viegas (na foto) da CCS do BCAV. 8423 - mais de 44 anos 
depois das segundas féria angolanas de 1975

Os furriéis milicianos António A. Rebelo (que hoje
 festeja 69 anos, em Guimarães), Amorim Martins,
Abel Mourato (que faleceu a 2 de Junho de 2020,
 vítima de doença e em Vila Viçosa) e Mário Matos
 - todos da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa


O comandante Carlos Almeida e Brito, tenente-coronel de Cavalaria, deslocou-se a Vista Alegre, onde se aquartelava a 1ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano Davide Castro Dias.
O assunto era simples: tratar de assuntos de natureza operacional. E fez-se acompanhar pelos capitães José Diogo Themudo (2º. comandante) e José Paulo Falcão (oficial adjunto e de operações, que faleceu a 9 de Dezembro de 2019, de doença e em Coimbra). A 20 de Junho de 2003 e subitamente, em Espanha, falecera o comandante Almeida e Brito.
Luanda, no mesmo dia desse ano foi mais um dia de férias dos furriéis milicianos Cruz e Viegas, ambos os da CCS do BCAV. 8423, e no almoço com amigos civis falou-se dos incidentes de Luanda, de dias antes.
Quantos mortos?
Quantos feridos?
Calculava-se em mais de uma centena o número de vítimas mortais, e muitos mais feridos, muitos mais..., mas ninguém sabia com rigor, nem sequer as autoridades oficiais. Os números falados na imprensa podiam ser especulativos e, pela certa, pecando por defeito.
A comunidade branca, a que vivia na cidade do asfalto, a mais urbana e cosmopolita (principalmente europeia, ou dela originária...) começava a sentir-se inquietada. E engravidada de dúvidas!!! Para tal tinha boas/más razões!
António Rebelo
furriel TRMS

Rebelo, furriel de Aldeia Viçosa,
70 anos em Guimarães!


O furriel miliciano Rebelo, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa e do coado do capitão miliciano José Manuel Cruz, festeja 70 anos a 6 de Abril de 2021. Hoje mesmo!
António Augusto Farias Novais Rebelo, de seu nome completo e Cavaleiro do Norte especialista de transmissões, não era dos companheiros mais faladores e partilhantes (era relativamente reservado), e também jornadeou por Carmona (a actual cidade do Uíge e capital da província deste nome), tendo regressado a Portugal no final da sua jornada africana de Angola, no dia 10 de Setembro de 1975 - a S. Torcato, em Guimarães.
Funcionário público, como tesoureiro da Câmara Municipal de Guimarães, já aposentado,
 é nesta cidade que vive e para onde mandamos o nosso forte abraço de parabéns!
Virgílio Frade
da 2ª. CCAV.

Frade de Aldeia Viçosa,
70 anos em Oleiros !

O 1º. cabo Virgílio Frades Antunes, também da 2ª. CCAV. 8423, festeja 70 anos a 6 de Abril de 2020.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, este Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa (e depois de Carmona) regressou a Portugal a 10 de Setembro de 1975, fixando-se no Sítio das Canicas, da freguesia de Cambas, no município de Oleiros, de onde é natural e onde então residia.
Emigrou para França e por lá fez vida profissional durante muitos anos. Tantos que quase foi «esquecido». Mas não: em 2017, surpreendeu os seus antigos companheiros, participando no encontro de Oleiros. Abraço de parabéns para ele. E um grande abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário