CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 20 de maio de 2022

5 808 - Encontro de 3ª. CCAV . 8423 adiada para Setembro! A estreia do PELREC na matas do Uíge!

 

O PELREC da CCS do BCAV. 8423 que há 48 anos se integrou na «Operação Castiço DIH» nas
terras e matas uíjanas do norte de Angola. De pé, o alferes Garcia, Caixarias, 1º. cabo Pinto, Marcos,
furriel  Viegas, 1º. cabo Silvestre (?), Florêncio, Messejana, Neves e 1º. cabo Almeida. Em baixo, furriel
Neto, Madaleno, Barbeiro, 1ºs. cabos Hipólito e Oliveira, Leal, Francisco e 1ºs. cabos Soares e Vicente.
Garcia, Messejana, Almeida, Leal, Soares e Vicente já faleceram. RIP!!!

Cavaleiros da 3ª. CCAV. 8423: Batalha (tapado pelo Novo),
 capitão Paulo Fernandes, 1º. cabo Floro, Abílio e Mário. À
 frente, Novo (de azul), furriel Lino, Carvalho e Friezas


O encontro dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Santa Isabel, marcado para o próximo dia 4 de Junho de 2022 e em Santa Maria da Feira, foi adiado para Setembro
A razão é a ... covid!
O encontro destes antigos combatentes portugueses por terras de Angola - que também passaram elo Quitexe e cidade de Carmona - está a ser organizado pelo soldado rádio-telegrafista José de Oliveira Novo e retomaria a tradição anual interrompida em 2020 e 2021, depois da jornada social de 1 de Junho de 2019, no Fundão - onde foi «mestre de cerimónias» o furriel José Lino.
Inscritas estavam já mais de 70 pessoas, mas o reativado surto Covid 19 começou a preocupar e isso levou os Cavaleiros do Norte anunciarem a sua desistência. 
Mais vale a pena prevenir que remediar, como é bem verdade.
Não há, para já, nova data marcada, mas será em Setembro próximo - se tal for possível. 
A concentração será certamente o mesmo local, junto ao emblemático histórico Castelo da Feira, e o almoço de confraternização será no restaurante Xiriri, em S. Miguel do Souto (também em Santa Maria da Feira).
Os interessados em mais pormenores sobre o encontro podem contactar o José Novo, através do telemóvel 965492081.
A tempo útil, daremos notícias.
Alferes António Garcia


A estreia do PELREC
na matas do Uíge!

A 20 de Maio de 1974, há 48 anos, o Batalhão de Cavalaria 8423 iniciou a sua primeira operação militar em terras do Uíge - a Castiço DIH, na qual participaram todas as subunidades. 
«Não se viu grande compensação do esforço desenvolvido pelas NT, pois que, salvo uma emboscada sem consequências, no Tabi, só teve por reacção IN a materialização de tiros de aviso», relata o livro da «História da Unidade».
Menos sorte teve a 41ª. Companhia de Comandos, também envolvida na operação, já que um seu soldado accionou uma mina anti-pessoal e viria a
Neves, 1º. cabo
Soares e furriel Viegas
 perder um pé. Tal facto, de resto, levou-a a retirar «após escassas horas de operação», quando, para ela, «envolveria 8 dias de actividade operacional».
A operação foi sentida de forma intensa e cautelosa, da nossa parte. Era a primeira vez que, em situação real, íamos exercer o que aprenderamos na instrução normal e, mais tarde, no IAO. 
Recordo, da parte do alferes Garcia, palavras ponderadas e incentivadoras: «Não há melhores soldados que nós e chegou a hora de mostrarmos, na prática, as virtudes que nos pediram e que saberemos cultivar, aqui no quartel ou nos trilhos e picadas das matas que vamos conhecer»
Palavras parecidas com estas, que o Garcia terminou com o grito dos «Ranger´s": Yáááááááá!!!!
O 1º. cabo Fernando Soares, infelizmente falecido em Março de 2020 e que era de nós todos provavelmente, o mais «refilão» e incontido, deixou escapar um surdo «filhos da p...., fod...-se, pretos dum car..., fod... os todos!!!», que eu mesmo lhe desvalorizei com um ríspido «esteja calado, », que o deixou fulo comigo.
«Ó furriel, pá.... o que é que nos vai acontecer?», perguntou-me, com alguma angústia. 
«Vamos embora», disse-lhe eu. E fomos. E voltámos! Sem problemas! Há 48 anos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário