CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 28 de maio de 2022

5 816 - Os dias de intervalo na (não) partida para Angola: ansiedade, alguma nostalgia e muita expectativa!

O furriel Viegas e o condutor Nogueira, do Liberato (de costas), à entrada da vila do Quitexe
e no dia 24 de Setembro de 2019, quando lá voltaram em jornada de saudade!
A entrada do Campo Militar de Santa Margarida,
 junto à estação do caminho de ferro




A 27 de Maio de 1974, a partida da CCS do BCAV. 8423 para Angola foi adiada por dois dias - como por aqui temos lembrado nos últimos dias. 
Era uma segunda-feira e alguns de nós voltaram a casa. Eu fiquei por lá (por Santa Margarida) e por lá andei a dar umas voltas, nestes dois dias do intervalo.
E, quanto a voltas, por muito lado as podia dar - mesmo sem sair do campo militar - que ainda é uma das maiores instalações militares da Europa e, seguramente, a maior instalação de Portugal, em termos de guarnição e a segunda maior em termos de área ocupada. A primeira é o Campo de Tiro de Alcochete.
Os seus 6 400 hectares correspondem a uma área total superior ao Estado de San Marino.
- 6 400 hectares de área total ocupada
- 3 500 hectares de área de aquartelamento
- 1 avenida principal com 2,7 kms. de comprimento
- 330 edifícios
- 5 000 militares de guarnição. Ao tempo, dizia-se que poderia aquartelar 30 000
- 1 pista de aviação
- 2 heliportos
- 1 estação ferroviária
- 4 carreiras de tiro de armas ligeiras
- 1 carreira de tiro de carros de combate
- 1 carreira de lançamento de granada
- 1 pista de combate.
Recordo, no entanto, que num jipe ao serviço do BCAV. 8423 (a maioria do pessoal por lá ficou, pelo que a unidade ficou a «funcionar»), me «desenfiei» com o Rocha e o Pires (??), indo almoçar a S. Miguel de Rio Torto - onde o oficial de dia nos deixou e mandou buscar a meio da tarde de faz hoje 48 anos.
A noite foi passada com jogo de cartas e muita conversa, no bar de sargentos do RC4 - a nossa unidade mobilizadora. Foi mais um dia/noite de vésperas de partida, sentidas com repetida ansiedade, alguma nostalgia e seguramente muita expectativa. Onde estaríamos menos de 48 horas depois? 
Como seria Luanda? 

Fazenda de Zalala
Gonçalves, 1º. cabo atirador
de Zalala, faleceu há 9 anos !

O 1º. cabo Gonçalves, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a da fazenda de Zalala, faria hoje 70 anos. Faleceu em 2013.
Natural da Brandoa, na Amadora, Manuel da Costa Gonçalves, lá voltou a 9 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar em terras do Uíge angolano - que também o levaram por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona. A vida deu-lhe muitas voltas e, não conhecendo nós o motivo, sabemos, todavia e infelizmente, que faleceu a 2 de Julho de 2013, aos 61 anos e quando morava no Laranjeiro, em Almada.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!

Domingues de Zalala, 
70 anos em Alvaiázere !

O soldado Ramiro Ferreira Domingues, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423,  também combatente da mítica Fazenda de Zalala, festeja 70 anos a 28 de Maio de 2022.
Natural do lugar das Meirinhas de Baixo, da freguesia de Vermoim, no concelho de Pombal, este Cavaleiro do Norte «zalaliano» lá voltou a 9 de Setembro de 1975, depois de concluída a sua comissão militar em Angola, por terras uíjanas do norte.
Sabemos que mora agora em Alvaiázere, onde hoje festeja 70 anos e para onde, e para ele, vão os nossos parabéns!
Mário Almeida

Almeida de Aldeia Viçosa,
70 anos em Oleiros !

O soldado Mário Mendes de Almeida, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 70 anos a 28 de Maio de 2022.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar,  regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, à sua natal terra de Vale do Orvalho, freguesia de Estreito, no município de Oleiros. Por lá fe(a)z a sua vida pessoal, familiar e profissional, é participante regular dos encontros da subunidade. Foi mesmo o organizador do encontro de 2017 - já lá vão 5 anos.
Ainda por lá vive e para ele vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário